terça-feira, 24 de setembro de 2013

On 08:26 by papa in , ,    No comments
O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, fez um apelo nesta terça-feira para que um acordo político ponha fim ao confronto na Síria, em vez de uma ação militar internacional.

Diante da 68a Assembleia Geral da ONU, Ban pediu que as partes voltem à mesa de negociações. "A vitória militar é uma ilusão. A única resposta é um acordo político."

O comandante da organização pediu ainda que seja realizada o quanto antes a segunda rodada de um diálogo de paz, chamada Genebra 2.

Ele pediu a todos os países do mundo que colaborem para interromper o fluxo de armas convencionais à Síria. Ele observou que foram essas armas que provocaram a maioria das estimadas 120 mil mortes ocorridas em mais de dois anos de confronto.

O regime sírio conta com aliados como o Líbano e o Irã para obter armas, enquanto os EUA e seus aliados as têm provido aos rebeldes.

Ban também falou do ataque químico ocorrido em 21 de agosto passado nos arredores de Damasco, conforme atestado por inspetores da ONU, e pediu que os responsáveis sejam levados à Justiça.

Para ele, é urgente que o Conselho de Segurança da ONU aprove uma resolução sobre o assunto, "seguida de ação humanitária".

Dos membros permanentes do Conselho de Segurança, EUA, França e Reino Unido já se disseram favoráveis a uma ação militar na Síria, caso o país não cumpra com o acordo para entrega de seu arsenal químico que está sendo costurado por outro membro permanente do órgão, a Rússia.

0 comentários:

Postar um comentário