quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

On 05:27 by papa   No comments

Participantes do programa da Dell têm direito a atendimento especializado

Dell Experts, lançado em outubro de 2011, já apareceu aqui no Tecnoblog algumas vezes. Para quem não conhece, trata-se de um programa criado pela Dell para oferecer um atendimento exclusivo e dedicado, com especialistas que ajudam na elaboração de projetos de TI. Dessa forma, o consultor ganha agilidade no tempo de resposta a seus clientes e garante maior eficiência e qualidade na entrega das soluções para pequenas e médias empresas, além de receber prêmios e treinamentos certificados por empresas como Intel e Microsoft.

dell-experts-hero

Os parceiros da Dell oferecem diversos benefícios aos participantes. A Intel, por exemplo, possui um portal chamado ATCenter, onde é possível interagir com outros consultores de TI e ter acesso a conteúdos exclusivos, incluindo cursos sobre os principais produtos da empresa. A Microsoft, por sua vez, fornece treinamentos para quem quer se especializar em Windows Server, banco de dados e segurança da informação.

Além desses benefícios, o participante tem a oportunidade de visitar a fábrica da Dell em Hortolândia-SP (perto de Campinas) para conhecer os processos de fabricação dos equipamentos. A presença em webinars exclusivos e eventos de tecnologia promovidos pela empresa também é garantida para quem faz parte do programa Dell Experts.

O programa Dell Experts é gratuito para qualquer consultor de TI do Brasil. Para participar, basta acessar o site e se cadastrar. Sempre que houver alguma dúvida sobre as soluções da Dell, você poderá entrar em contato com o atendimento exclusivo para os membros do Dell Experts.
On 05:02 by papa   No comments

Informações de usuários são matéria-prima da economia digital


Gigantes da internet coletam muitos dados de seus usuários. Se depender do presidente da França, François Hollande, futuramente companhias do porte de Google e Facebook terão de pagar imposto pelas informações obtidas durante a navegação na rede dos usuários de serviços como o Gmail e o Facebook Messenger, entre tantos outros. Seria o primeiro caso em que uma nação importante passa a cobrar pela matéria-prima da “economia digital”.

O governante francês vê no novo imposto uma forma de obter mais dinheiro de companhias de internet que operam em território deles, mas pagam muito pouco de tributação e impostos devido à natureza dos serviços oferecidos via internet. A França responde por US$ 2 bilhões da receita anual do Google em publicidade.

Datacenter do Google
Datacenter do Google

Google e Facebook não vendem nada ao ofertar seus serviços mais básicos, nem cobram do internauta por eles. Ganham dinheiro com publicidade, esta sim proveniente em especial dos milhares de dados que permitem construir um perfil do usuário e direcionar publicidade contextualizada ao internauta.

Um imposto sobre dados de usuários não ficaria limitado a empresas gigantescas. O mesmoNext Web aponta para um possível impacto da cobrança, caso ela seja aprovada, o que está longe de acontecer, em companhias menores e startups que trabalham com dados de usuários, mas não têm condições de pagar por eles. O New York Times reporta que a taxa seria auferida de acordo com o número de usuários “rastreados”. As ponto-com precisariam contratar auditores independentes para confirmar os números relatados.

O governo francês entende que os internautas “trabalham” (sem receber pagamento) para empresas de internet ao usarem os serviços que permitem a Google, Facebook e pares venderem publicidade.

Falta saber ainda o que a sociedade pensa disso. Afinal, cobrar imposto em cima de informações minhas, como se fossem uma mercadoria, porém sem me repassar nada parece muito estranho. Injusto, eu diria. E mais: caso queira, poderia muito bem liberar minhas informações ao Google sem cobrar por isso, não?

Via: Tecnoblog
On 04:56 by papa   No comments

Console da Microsoft é fabricado na Zona Franca de Manaus


Estudo publicado pela empresa de consultoria de mercado GfK mostra que o Xbox 360 domina no mercado brasileiro quando considerados somente os dispositivos da geração mais atual. Ou seja, o console desenhado pela Microsoft leva vantagem em cima do PlayStation 3 fabricado pela Sony e em cima do nipônico Nintendo Wii.

O Xbox 360 responde por 85% do total de videogames vendidos em território nacional. Trata-se de um número espantoso. PS3 e Wii dividem os 15% restantes, de acordo com informações do UOL Jogos.

Xbox 360
Xbox 360
Vale lembrar que a Microsoft não possui farto histórico na produção de jogos eletrônicos, como é o caso da Nintendo (que vive disso) e da Sony, cuja família PlayStation existe há muitos anos.

O primeiro Xbox chegou às prateleiras mundiais na década passada. Hoje em dia, responde por uma divisão inteira relacionada com entretenimento e diversão da Microsoft. Além do hardware, a companhia ainda produz alguns dos títulos mais celebrados, como o “Halo”.

A fabricação do Xbox 360 fica a cargo da brasileira Flextronics desde 2011, quando a MS decidiu investir pesado na Zona Franca de Manaus. Zona Franca não tem esse nome por acaso – lá não há impostos para os produtos. Alguns jogos para o console também são prensados em Manaus. Na época do anúncio, o gerente de Xbox, Guilherme Camargo, disse que os então R$ 799 cobrados pelo console fariam o consumidor ponderar se valeria a pena adquirir a versão “oficial” em vez de procurar o mesmo produto no mercado paralelo.

Direto de nossos arquivos:


Nintendo e Sony continuam importando os consoles da geração atual.
Há quem diga que o X360 só ganha porque é mais fácil de desbloquear e há uma penca de jogos disponíveis gratuitamente tanto na internet como nos camelôs (tipo o da Uruguaiana no Rio de Janeiro). É um ponto de vista interessante. O que você pensa do assunto?

Via: Tecnoblog
On 04:52 by papa   No comments

Aplicativo já popular entre os usuários de smartphones Android, o AirDroid ganha nova versão com diversas novidades, entre elas a capacidade de usar a câmera do celular remotamente, acesso através da rede 3G e também a possibilidade de encontrar seu aparelho por GPS.

A interface do Airdroid no navegador
A interface do AirDroid no navegador
O AirDroid é um app que permite ao usuário realizar diversas tarefas de manutenção e consulta no celular, bastando pra isso acessar um painel de controle diretamente de qualquer navegador. Assim, você pode copiar arquivos do computador para o aparelho (e vice-versa), ver a lista de contatos, gerenciar aplicativos e muito, muito mais.

A lista de novidades que o AirDroid 2 traz é significativa: agora você não precisa mais estar com computador e smartphone conectados à mesma rede Wi-Fi para acessar o painel de controle. Através da rede 3G (ou 4G, tão logo a tenhamos), você pode acessar o aparelho mesmo que ele esteja bem longe de você (por exemplo, você perdeu na casa de um amigo, ou foi assaltado, ou está com preguiça de ir até a cozinha e ligar o wi-fi nele, etc.), bastando para isso ter uma conta nos servidores do AirDroid.

Com essa importante mudança, algumas funções extras também estão disponíveis: o recursoFind my phone encontra seu celular através do GPS do aparelho, e você também pode acionar a câmera remotamente e tirar uma foto (nos testes que realizei, não consegui encontrar uma opção de usar a câmera frontal do aparelho).

O AirDroid 2 ainda não está disponível na Google Play (por ainda estar em estágio beta), mas o .apk pode ser baixado aqui, podendo ser instalado em qualquer aparelho. Algumas funções mais avançadas (como o Find my phone)  só funcionam se você criar uma conta de usuário, mas os recursos mais comuns podem ser usados localmente sem maiores problemas.

Com Informações: WEB UPD8

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

On 04:51 by papa   No comments

Ocultismo? Satanismo? Incitação à agressividade e violência? MEU DEEEEUUUSSSSSSSS!!!
Existe uma teoria que diz que as mensagens subliminares nos games estão posicionadas de forma tal que passam despercebidas pelos usuários.
ATENÇÃO: as teorias e estudos científicos escritas neste texto são parte de outros textos de sites e livros que pesquisei, não são palavras minhas. Obviamente que o faço comentários ao longo desta pesquisa, os quais serão claramente identificados. O resto todo faz parte de teorias desenvolvidas por psicólogos, psicanalistas, teólogos…
Quando a criança está jogando, por exemplo, sua visão está focada no centro da ação: os lutadores, os carros, motos, etc. e todo o cenário, como acontece nas Histórias em Quadrinhos, são captados pela visão periférica e vão para o subconsciente. O professor Vicente “Whatever” (no texto que eu li tratavam ele como íntimo, mas procurei em toda internet quem era este sujeito e não achei), quando analisou o famoso jogo ‘Duke Nuken‘, pediu que a pessoa que estava auxiliando na pesquisa movesse a ação do jogo não em frente, do modo convencional, mas que se detivesse mais vagarosamente nos cantos, nas calçadas, paredes, etc. Para sua surpresa, verificou uma quantidade considerável de signos e simbologias escondidas nas regiões periféricas. “Muito dessa simbologia remete ao ocultismo, que é o tema principal de mais de 90% dos games”.
O mesmo aconteceu quando analisou ‘Carmageddon‘. O nome faz alusão à ‘batalha final’ apocalíptica. A placa do carro é 666, que de acordo com o livro de Apocalipse é o ‘número da besta’ (teria o Iron Maiden um pacto com o tinhoso? Esse assunto fica para uma próxima coluna). Nas paredes estão escritas frases que fazem apologia ao crime. É bom lembrar que este jogo é um dos três que foram proibidos no Brasil, pelo Ministério da Justiça, mas que pode ser encontrado em qualquer esquina ou camelô, a preço de bananas. O objetivo maior deste jogo é atropelar velhinhas e crianças, que se ajoelham pedindo clemência ante o carro que se aproxima para matá-los.

SADISMO VIRTUAL

A psicologia, a psicopedagogia e a ciência em geral não têm mais dúvidas de que o ‘sadismo virtual’ faz mal às crianças, adolescentes e jovens. Depois de entrevistar 200 crianças entre 8 e 13 anos, a psicóloga Maria Isabel Leme, da Universidade de S. Paulo, não tem mais dúvidas de que o videogame pode realmente estimular a agressividade. Ela notou também que as crianças com comportamento menos hostil costumam se distrair com atividades variadas, entre elas o esporte. Já a turma dos irritadinhos fica horas concentrada nos jogos. O vício, a passividade, a agressividade e dessensibilização, são apenas alguns de seus efeitos mais perniciosos.
Principais efeitos dos Videogames
Bem nerd, agora é a hora da verdade!!! Saberemos se você já está mais pra lá do que pra cá, se está com um pé na cova, ou se simplesmente é tudo balela e não passa de uma conspiração MOTHERFUCKER das empresas de celulose e das editoras de livros, de instituições religiosas e etc. para fazer as pessoas lerem mais!!!
Citarei alguns dos efeitos mais “perigosos” e freqüentes constatados em usuários dos jogos eletrônicos. Em geral, estes efeitos são verificados nas pessoas que fazem o uso indevido ou não observam os cuidados necessários quanto ao uso continuado dos videogames. Quem sabe você também não é uma destas pessoas:
Anorexia: perda total ou parcial do apetite.
Aumento da pressão arterial: A atividade cardiovascular é diretamente influenciada. Quanto maior é a violência do jogo, mais sobe a pressão arterial.
Cansaço físico: É causado por causa da diminuição ou falta do sono noturno (responsável pelo restabelecimento das energias do corpo) devido ao tempo que gastam diante do vídeo.
Cansaço visual: olhos ardentes e ressecados, por ficarem fixos muito tempo no mesmo lugar sem piscar (quando estamos concentrados piscamos três vezes menos). Existem ainda os problemas advindos da radiação causada pelo monitor.
Diminuição da solicitação da musculatura ocular: Os músculos do globo ocular tendem a relaxar-se ou atrofiar-se devido a diminuição da solicitação de movimentos.
Cifose: Desvio que pode deixar a pessoa corcunda, devido a postura irregular durante horas de jogo.
Cefaléia: Dores de cabeça e indisposição física e mental.
Epilepsia Fotossensível: É um tipo raro de epilepsia, que pode ser estimulado por variações luminosas intermitentes, alteração de luz da tela de televisão, computador, luz estroboscópica ou raios de sol passando através de folhas e galhos de árvores.
Tendinite e L.E.R: “Lesões por Esforços Repetitivos” causados por repetições excessivas de movimentos de mãos e braços.

PROBLEMAS DE APRENDIZADO E COMPORTAMENTAIS

Agressividade: Estimula comportamentos agressivos em crianças predispostas ou criadas em ambientes hostis.
Baixo rendimento e aproveitamento escolar: O cansaço físico e mental devido a longas horas dedicadas aos jogos interfere diretamente na produtividade intelectual da criança na escola.
Banalização da violência: Os crimes mais hediondos passam a significar coisas simples e banais para as crianças.
Desagregação da família: A unidade espiritual e familiar fica fragilizada devido ao advento e uso indiscriminado dos jogos eletrônicos, Internet e TV.
Dessensibilização: A indiferença e a insensibilidade diante de problemas sérios e da realidade do dia-a-dia.
Desumanização e mecanização do indivíduo: As pessoas que jogam, passam a reagir como animais, quando são submetidas a estímulos externos.
Dissociação da realidade: Crianças com problemas psicológicos que tendem a fugir ou se esconder da realidade, podem encontrar no mundo virtual seu ‘habitat’. Logo, a violência, as mortes, as torturas e o sadismo, podem ser simples passatempos, dissociados de toda conseqüência moral ou espiritual.
Hipnotismo: A maioria dos jogos exerce um efeito quase que hipnótico e podem levar os jovens a confundir realidade com fantasia. É comum crianças assumirem uma dupla personalidade, principalmente as com carência afetiva.
Imitação: Os jogos, principalmente os violentos, induzem à imitação: Com o passar do tempo, a criança passa a assimilar traços da personalidade do(s) personagem(ns).
Isolamento do convívio social e do contato humano.
Ocultismo: A criança desde cedo aprende a conviver com os laços perigosos do ocultismo. Os personagens dos jogos quase sempre são demônios de todo tipo, zumbis, xamãs, vampiros, Ets, dragões, criaturas deformadas, andróginas, bem como se familiarizar com seus nomes: Diablo, Jersey Devil, Pokémon (monstros de bolso), Speed Devils, Dragon Quest, etc.
Passividade: A vontade é inibida e o raciocínio bloqueado devido aos movimentos repetitivos e predefinidos.
Vício
RPG: estimulo ao raciocínio e à inteligência ou puro vício e indução à comportamentos agressivos e letais?
É público e notório alguns aspectos positivos do RPG, tais como: estímulo a leitura, aumento da capacidade lógica, imaginação, criatividade, rompimento de timidez e organização já que criar uma aventura é uma tarefa complicada. Existem inclusive professores que utilizam os conceitos de organização aprendidos nos RPGs, para planejar aulas.
Porém, como todo jogo que envolve o aspecto cognitivo; de habilidades e reflexos, a exemplo do que ocorre com os videogames, o RPG pode levar o indivíduo à uma espécie de dependência psicológica, agindo no seu subconsciente como uma droga. E é ai que mora o perigo, pois indivíduos que apresentam históricos de violência, ou que foram ‘educados’ em ambientes hostis, podem apresentar comportamentos agressivos e acabam confundindo o virtual com a realidade.

A VIDA IMITANDO O JOGO

Quem nunca se ‘declarou’ um guerreio bárbaro colossal, ou um mago Arkanum, ou quem sabe até um anão senhor da Oceania??? Quantos de nós não temos apelidos, até hoje, que eram nomes de nossos personagens em aventuras passadas? Isto é um fator preocupante por parte dos educadores: a imitação. Pode haver em usuários que apresentam uma predisposição à assimilação, uma espécie de empatia e conseqüente imitação dos traços da personalidade dos personagens que estão representando. O jogo pode também levar o jogador a uma dessensibilização da realidade, tornando-o insensível aos valores morais e espirituais.
Existem casos de pessoas que passam oito horas seguidas, outros doze ou mais, jogando RPG, muitos até sem se alimentar, sem dormir. Outros choram ou ficam em depressão quando o seu personagem morre, a exemplo do que ocorria com os usuários dos “Tamagoshi” – os bichinhos virtuais japoneses.
Nestes casos, este tipo de comportamento, pode interferir diretamente no rendimento e aproveitamento escolar: O cansaço físico, mental, irritabilidade, sono, estresse são algumas das características apresentadas pelas longas horas de envolvimento com o jogo, interferindo diretamente na produtividade intelectual da criança, do jovem e do adolescente na escola ou universidade.
Homicídios e Suicídios influenciados pelo RPG
Nos últimos anos pudemos acompanhar casos de homicídios onde especialistas em educação, religiosos e a justiça atribuem ao jogos de RPG, seva de livros, computador ou vídeo game.
O Dr. Thomas Radecki, psiquiatra e diretor de uma entidade americana que pesquisa a violência na TV, já testemunhou como especialista em vários julgamentos por assassinatos induzidos pelo jogo. Radecki documentou 123 casos de homicídios e suicídios pelos quais ele culpa “Dungeons&Dragons”.
Por sua vez, o neuropsicólogo do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas Daniel Fuentes, em entrevista à Folha de S.Paulo (15/04/02), diz que o RPG pode ser utilizado como meio, mas não representa, isoladamente, a causa de um ato violento.
O que eu, Tresdê, acho é que fica fácil culpar o jogo, quando a família não quer admitir que seu filho é um drogado. Porém há casos em que as pessoas não estavam drogadas e cometeram loucuras relacionadas aos jogos simplesmente por levarem a sério de mais, como relacionarei abaixo. Temos relatos de mais de 200 casos de mortes, nos EUA, entre homicídios e suicídios, causados pela influência do RPG.
· Em 1979, James Dallas Egbert, estudante de Michigan (com 16 anos na época e dono de um QI 180), esteve escondido durante um mês, em túneis subterrâneos quando jogava D&D. James, que também era viciado em drogas, estava há um ano em tratamento numa clínica psiquiátrica quando cometeu suicídio. O caso deu origem a um livro e um filme com Tom Hanks.
· Em 1982, o RPG foi novamente relacionado ao suicídio. O estudante Irving Pulling, com 16 anos de idade à época, jogava “D&D” na escola. Ao voltar para casa, Irving cometeu suicídio com uma pistola. Sua mãe, Patrícia Pulling, desesperada, responsabilizou o jogo pela morte do filho e começou uma espécie de cruzada contra o “Dungeons&Dragons”.
· Em 1985, o estudante Sean Sellers, sob a alegação de “desordem múltipla de personalidade” (conforme seus advogados), matou um funcionário de uma loja de conveniências em 11 de janeiro de 1987 e, menos de um ano depois, seus próprios pais adotivos. Sellers, que teria sido influenciado por “D&D” no momento dos crimes, com 16 anos de idade, acabou sendo a primeira pessoa a ser condenada à pena máxima com esta idade. O estudante, antes de ser executado, se converteu ao cristianismo, confessando que seu envolvimento com o satanismo começou com o RPG – D&D. Sellers foi executado no ano de 1999.
· Tom Sullivan, de 14 anos de idade, esfaqueou sua mãe até a morte, num ritual em círculo do D&D feito no chão do seu quarto, ateando fogo em seguida. Por sorte, seu pai e seu irmão menor acordaram com o detector de fumaça. Tom, porém, tinha cortado seus pulsos e garganta com um canivete de escoteiro e acabou morrendo na neve, no jardim do vizinho, em 19/01/88.
· Em 1996, o estudante Roderick Ferrell, 16, de Calloway, Kentucky (EUA) executou os pais de sua namorada, também integrante do grupo que havia fundado. Rod, como era chamado, vestia-se sempre com um casaco preto e andava com uma espécie de cajado na mão. Usava também um símbolo que, de acordo com ele, era “da imortalidade dos vampiros.” Rod era líder do “Clã dos Vampiros”, um grupo formado por aproximadamente 30 adolescentes. Iniciou-se no satanismo sacrificando pequenos animais domésticos, arrancando suas patas ou pisoteando-os até a morte. O grupo de Rod já era conhecido da polícia, pois já tinha sido denunciado pela pratica de rituais de sexo e de mutilação de animais, bebiam o sangue em seguida.
Em novembro de 1996, durante uma viagem ao estado da Flórida com amigos, Rod Ferrell induziu a garota Heather Wendorf, 15 anos, a entrar para seu culto, e assassinou seus pais, Richard e Naoma Ruth Wendorf. Rod confessou friamente os dois homicídios e diz que ficou “p. da vida” porque Naoma derrubou a xícara de chá que segurava nas mãos sobre ele, quando foi golpeada por um pé-de-cabra.
O rpgista repetia sempre a frase “Quero abrir o portal do inferno”, e dizia que precisava de muitas almas para isso. Foi condenado e executado na cadeira elétrica em 19/02/98, na Flórida (EUA)
Aqui no Brasil também tivemos casos parecidos:
· Dois casos abalaram a cidade de Teresópolis, no Rio de Janeiro, em novembro de 2000. Iara dos Santos Silva, de 14 anos e Fernanda Venâncio de 17 anos, estudantes do mesmo colégio, foram encontradas mortas, exatamente com as mesmas características entre elas, no espaço de seis dias entre um assassinato e outro. Ambas foram estupradas, torturadas e estranguladas com o cadarço de seus tênis. 
Após uma denúncia anônima, a polícia chegou a uma “seita de vampiros”, cujo líder, um adolescente conhecido como “o vampiro”, vestia-se de preto, a exemplo dos outros jovens integrantes de grupos que jogavam “Vampire”, conhecidos na localidade como “jovens de preto”.
· Aline Silveira Soares, 18, foi encontrada nua e degolada, em um cemitério, no dia 14 de outubro de 2001, em Ouro Preto. Segundo o delegado Adauto Corrêa, que investigou o crime, o corpo de Aline foi encontrado com perfurações de faca no cemitério, próximo de um jazigo violado. Tudo indica que a estudante estava jogando RPG com um grupo de jovens. No decorrer do jogo, ela teria sido marcada para morrer por um dos competidores, apelidado de ”anjo da morte”, e acabou assassinada. Como a polícia, os parentes de Aline também desconfiam que o crime possa estar relacionado ao desvirtuamento de uma partida de “Vampire”.
O assassinato calou até os maiores defensores do RPG, com direito inclusive, a várias reportagens especiais da Rede Globo, Bandeirantes e outras emissoras menores sobre o caso. Em quase todas as matérias, foi explorada a comparação passo a passo do jogo, com as cenas brutais do crime hediondo cometido pelos jogadores. As matérias do noticiário davam detalhes da tragédia: a moça perdeu o jogo, e como ‘castigo’, ela deveria ser punida severamente, em um cemitério.
Bom amigos leitores, espero não ter assustados a todos e feito alguns de vocês desistirem de jogar vídeo games e RPGs. Veja eu, por exemplo: Sempre me achei um Malkaviano, tinha um um guerreirão estilo Conan no GURPS, que o nome era Tresdê e me acho um X-MAN, cujos poderes ainda não se manifestaram… afinal eu tenho 3 dedos em cada mão…
    On 04:38 by papa   No comments

    Call of Duty: Black Ops II, Borderlands 2 e Halo 4 estão entre os 10 mais vendidos


    Dois mil e doze foi um ano repleto de lançamentos no mundo dos games. Além das séries anuais que estamos acostumados a ver, como “Pro Evolution Soccer” e “FIFA”, tivemos o retorno de franquias inesperadas, como “Call of Duty” e “Assassin’s Creed”. Opa, talvez não… A verdade é que 2012 foi um ano com ótimos lançamentos, inclusive as novas séries “Dishonored” e “Dragon’s Dogma”. Quais foram os títulos mais vendidos? Descubra agora.

    O site especializado em jogos Gamasutra reuniu informações do instituto de pesquisas NPD e chegou a algumas conclusões preocupantes. O valor de vendas de 2012 foi 22% menor que o valor analisado em 2011, contando a venda de jogos físicos e hardware dos principais consoles dessa geração. Alguns fatores parecem ser chave na queda de vendas desse ano, como a chegada do fim de vida da atual geração. O Wii U já está na praça. Microsoft e Sony devem anunciar novidades neste ano.

    Call of Duty: Black Ops II foi o jogo mais vendido do ano
    Call of Duty: Black Ops II foi o jogo mais vendido do ano

    É perfeitamente normal que os jogadores estejam segurando sua empolgação para o que vem de novidade por aí, mas além disso também houve uma queda na quantidade de jogos lançados em 2012: cerca de 29% menos títulos que em 2011. Novamente, é possível atribuir esse fato ao fim da vida útil dos consoles. Há quem diga que o mercado esteja sendo afetado pelas vendas digitais de jogos, mas esses dados não estão disponíveis para comparação.

    A lista computa todas as vendas de jogos físicos para os consoles citados na frente do título. Analisando os principais lançamentos do ano, a lista não chega a surpreender:
    1. Call of Duty: Black Ops II (360, PS3, PC, Wii U)
    2. Madden NFL 13 (360, PS3, Wii, PS Vita, Wii U)
    3. Halo 4 (360)
    4. Assassin’s Creed III (360, PS3, PC, Wii U)
    5. Just Dance 4 (Wii, 360, Wii U, PS3)
    6. NBA 2K13 (360, PS3, Wii, PSP, Wii U, PC)
    7. Borderlands 2 (360, PS3, PC)
    8. Call of Duty: Modern Warfare 3 (360, PS3, Wii, PC)
    9. Lego Batman 2: DC Super Heroes (Wii, 360, NDS, PS3, 3DS, PS Vita, PC
    10. FIFA Soccer 13 (360, PS3, Wii, PS Vita, 3DS, Wii U, PSP)
    Novamente, uma lista repleta de de continuações e jogos anuais – eu sinto falta de ver novas séries incluídas na lista, mas é compreensível que franquias desconhecidas não acompanhem o ritmo de blockbusters como “Call of Duty” e “Halo”, mesmo recebendo uma ótima aceitação da crítica. O que resta é esperar e ver se os novos anúncios das grandes empresas possam revitalizar a indústria de jogos em 2013. E vocês, sentiram falta de algum jogo entre os mais vendidos?
    On 04:01 by papa   No comments


    Valor do frete ficará até 20% mais barato, segundo MercadoLivre


    Se você já comprou algum produto no MercadoLivre, sabe que um dos grandes problemas do site é a logística. Cada vendedor adota uma tabela de frete diferente; é necessário acessar cada produto para descobrir o valor e, para piorar, alguns vendedores adotam preços mais baixos para superfaturar no frete, fazendo com o que o comprador ache que está pagando menos. Isso deve mudar com o MercadoEnvios, serviço desenvolvido pelo MercadoLivre em parceria com os Correios que automatiza parte do processo.

    MercadoEnvios está disponível gratuitamente para os mais de 5 milhões de vendedores da plataforma. Quando adotado, a página de cada produto terá uma opção para que o comprador consulte o valor do frete e escolha a forma de envio, que pode ser Sedex ou PAC. O MercadoLivre diz que, como possui um grande volume de vendas (só em 2011 foram 53 milhões de produtos comercializados), será possível obter tarifas até 20% mais baratas com os Correios.


    Para descobrir o valor do frete sem o MercadoEnvios, é necessário perguntar diretamente ao vendedor ou clicar num link que leva para um serviço terceirizado. Esses serviços normalmente possuem um campo “taxa adicional”, que pode ser usada para superfaturar o frete. Além disso, alguns vendedores adotam tabelas fixas de frete, que variam por região ou estado e podem não ser muito justas.

    Os vendedores do MercadoLivre também devem ser beneficiados: o próprio site gera uma etiqueta dos Correios para ser colada no pacote, que deve ser enviado em até 4 dias. E nada de se preocupar com códigos de rastreamento: o transporte do pedido, bem como os envios pendentes, poderão ser acompanhados diretamente no MercadoLivre, sem necessidade de acessar o sistema dos Correios.

    mercadoenvios

    Ainda não temos como saber se o sistema funcionará bem porque a adesão é opcional e poucos vendedores adotaram o MercadoEnvios até o momento. No eBay, que possui cálculo de frete integrado, é possível fazer uma busca e ordenar os produtos pelo preço somado com o frete, assim você consegue saber quanto irá pagar no total. Muito útil, e ainda dá para economizar uns trocados sem precisar consultar cada vendedor.

    Com informações: Gizmodo BrasilIDG Now.

    domingo, 6 de janeiro de 2013

    On 14:58 by papa   No comments

    Laptops têm corpo de alumínio e serão mostrados na CES 2013


    teclado-series-7-ultra

    Faltando poucos dias para a CES 2013, a Samsung revelou os novos notebooks da linha Series 7, ambos com hardware bem atualizado e opção de tela sensível ao toque para aproveitar a interface Metro do Windows 8. O Series 7 Chronos vem com a recém-anunciada AMD Radeon HD 8870M e pode ser uma boa opção para jogos, enquanto o Series 7 Ultra aposta na tela de alta definição num corpo de ultrabook.

    O Series 7 Chronos é uma opção mais voltada para desempenho: tem tela Full HD de 15,6 polegadas, processador Intel Core i7-3635QM de 2,4 GHz, até 16 GB de RAM e até 1 TB de HD, além de uma placa de vídeo Radeon HD 8870M com 2 GB de memória. A bateria, segundo a Samsung, dura até 11 horas. Em compensação, ele é um pouco gordinho: pesa 2,35 kg e tem 21 mm de espessura.

    Series 7 Chronos: vídeo AMD Radeon HD 8870M
    Series 7 Chronos: vídeo AMD Radeon HD 8870M
    Para quem prefere algo mais portátil, o Series 7 Ultra é mais recomendado. Ele tem uma característica legal: você pode optar pelo modelo com ou sem touchscreen, então você não gasta com o que não vai usar — se vai ficar o tempo todo na área de trabalho clássica do Windows 8, os comandos por toque não serão muito úteis. O modelo sem touchscreen é 190 gramas mais leve: tem 1,46 kg, contra 1,65 kg do modelo com touchscreen.

    O hardware do Series 7 Ultra é bem interessante. A Samsung conseguiu colocar, num corpo de ultrabook, uma placa de vídeo AMD Radeon HD 8570M (que não é topo de linha, mas é superior à Intel HD Graphics 4000), até 16 GB de RAM, até 256 GB de SSD e conexão Ethernet. A tela é de 13,3 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels, melhor que muitos ultrabooks lançados no ano passado, que eram caros e mantinham o velho 1366×768.

    Series 7 Ultra: hardware potente, touchscreen e corpo de ultrabook
    Series 7 Ultra: hardware potente, touchscreen e corpo de ultrabook

    Todos os modelos têm teclado retroiluminado, carcaça de alumínio, altofalantes da JBL e um curioso software chamado RAMaccelerator, que “aproveitando a memória existente, proporciona um aumento de até 150% na velocidade da navegação e execução de aplicativos”, talvez fazendo cache de arquivos na RAM, que é absurdamente mais rápida que qualquer HD ou SSD disponível no mercado.

    Os novos Series 7 serão mostrados na CES 2013 e ainda não têm data de lançamento ou preços sugeridos — mas pode apostar que eles não serão baratos. As especificações de hardware completas estão aqui.
    On 14:47 by papa   No comments

    Espécie de set-top box se conecta por HDMI e exibe conteúdo em Flash


    Depois de uma grande polêmica com o lançamento de um smartphone chamadoiphone (escrito assim mesmo, em minúsculas), a Gradiente anunciou a chegada de um novo produto, dessa vez destinado a aparelhos de televisão. O LinkBox LB100 tem como tarefa levar conteúdo da internet para TVs que não se enquadram na categoria de smart TV. Ele é chamado pela fabricante de “player de internet”.

    A caixinha roda Android 2.3 e funciona com diversos serviços online, como YouTube, Vevo, Netflix, Climatempo, UOL, iG, além das redes sociais Facebook e Twitter. O acesso à internet não se limita apenas aos serviços citados: o LinkBox oferece navegador de internet para acessar a web – detalhe: com suporte ao Flash Player.

    A navegação é realizada através de um mini-teclado QWERTY sem fio, que também possui um trackpad para utilizar o mouse. E calma lá: o teclado vem com um dongle USB, e para usar no aparelho é necessário ocupar uma das duas portas USBs disponíveis. E sim, é possível encontrar teclados idênticos a esse em lojas chinesas de gadgets baratos.

    linkbox-lb100-gradiente

    As especificações do aparelho são medianas. O processador é um ARM Cortex A9 de 1 GHz, 512 MB de memória RAM e 4 GB de memória interna, sendo 3 GB disponíveis para o usuário. A caixinha também tem suporte a USB e cartões SD, onde é possível ligar um pendrive ou HD externo e reproduzir músicas, imagens e vídeos no formato H264, DivX, XviD, VC1 MPEG1, MPEG2, MPEG4, RMVB, H263, M-JPEG e MKV.

    Para se conectar à internet, o LinkBox dispõe de conexão Wi-Fi integrada ou cabo Ethernet. E uma função curiosa: o LinkBox pode se transformar em um roteador sem fio, de forma a possibilitar o compartilhamento da conexão com outros dispositivos da casa. Parece legal, tenho certo receio de utilizar um dispositivo desses como roteador principal.

    O aparelho só funciona com televisores com entrada HDMI, e tem preço de R$ 499. Meio salgado, mas é uma opção para quem não tem uma Smart TV e quer usar serviços online.
    On 14:36 by papa   No comments


    Uma patente criada pela Sony pode trazer dor de cabeça a jogadores que gostam de vender seus games usados. O documento, publicada essa semana pelo escritório de patentes dos EUA, descreve um método capaz de atrelar um jogo específico a uma conta de um jogador – tornando impossível a sua revenda, caso o dono do jogo assim queira.

    A patente usa tecnologias que já vemos hoje em dia: pequenos chips e leitores RFID e NFC seriam embutidas nas capas dos discos e nos consoles. Esses chips das capas seriam obrigatoriamente lidos pelo console na primeira vez que forem inseridos e receberiam dados também, que identificam o console ou o jogador.
    patente-sony-ps4-protecao

    Se o disco for inserido em outro console, ele verifica o chip na capa antes de rodar o game e caso ele já tenha dados de outro console ou jogador, o uso dele é restrito a um número de vezes específica. Ou, talvez dependendo da produtora, o jogo nem rode.
    Isso pode inibir a venda por que nenhum jogador vai comprar um game que ele só possa jogar um número limitado de vezes. Felizmente não é algo que veremos nos consoles atuais da Sony, já que nenhum deles tem leitores de RFID ou NFC embutidos. Entretanto, certamente é algo que o próximo PlayStation terá.

    ArsTechnica lembra que quando os primeiros rumores do PS4 apareceram, em meados de março do ano passado, vieram junto os rumores de que um novo sistema de proteção seria implementado no futuro console. Mas apenas agora sabemos os detalhes técnicos de como a Sony planeja controlar de forma mais rígida o mercado de revenda de jogos.
    On 14:27 by papa   No comments

    Primeiro joguinho viciante do ano: “Mega Boulder Rampage”


    Espero que você tenha conseguido prolongar a folga do final de ano pelo menos até a segunda-feira. Caso não tenha conseguido, estou certo de que essa foi uma semana mais mansa e tranquila no trabalho. Não? É, nem pra mim… Mas chegamos vivos até a sexta e é hora de se distrair um pouquinho, antes de terminar os afazeres e partir pro abraço no final de semana. Como estão suas habilidades de sobrevivência? Venha agora ver quanto tempo você poderá sobreviver em “Mega Boulder Rampage”.

    O objetivo é, no mínimo, idiota: desviar das pedras que caem do céu para sobreviver. Você possui algumas vidas e pode pular. Utilize as setas direcionais ou WASD para se movimentar e pular – você pode optar por pular com a barra de espaço, se achar ergonomicamente melhor. Desviar das pedras, moleza! Posso fazer isso o dia todo.


    É aí que você se engana. Além da quantidade de pedras aumentar com o tempo, algumas pedras especiais aparecem para atrapalhar o seu dia. Por exemplo, tem uma pedra em formato de serra, que ao cair no chão irá girar loucamente em sua direção. Bem perigoso. Além disso, pode ser que o chão acabe se abrindo sob seus pés, coisa de apocalipse, sabe? 

    Mas o que é um buraco no meio de uma chuva de meteoros.
    Colete moedas e ganhe experiência para comprar alguns itens que podem te ajudar a sobreviver um pouco mais de tempo. Um jeito fácil, porém perigoso, de conseguir um pouco de XP é se mantendo perto das pedras quando elas tocam o chão – você ganhará um bônus por “near miss”, mas um erro qualquer pode lhe custar uma vida.

    E por enquanto é isso. Quantos você consegue fazer em “Mega Boulder Rampage”?

    On 14:25 by papa   No comments

    Claro continua enviando mensagens publicitárias mesmo após solicitação de cancelamento
    Claro continua enviando mensagens publicitárias mesmo após solicitação de cancelamento

    Em junho de 2012, a Anatel determinou que as operadoras de telefonia móvel enviassem mensagens nas quais o cliente poderia manifestar o desejo de não receber mais SMS de cunho publicitário da prestadora. As principais operadoras do país até atenderam a solicitação, disponibilizando números de cancelamento. Entretanto, seis meses após a medida da Anatel, o sistema de cancelamento de publicidade das operadoras não está funcionando como deveria.

    Como cancelar
    Para solicitar o cancelamento dessas mensagens, é necessário enviar a palavra SAIR para um número que varia de operadora para operadora: Claro (888), Oi (55555), TIM (4112) e Vivo (457). Após alguns segundos, a prestadora enviará uma mensagem automática confirmando o cancelamento e dizendo que as publicidades não serão mais enviadas. Porém, como vimos acima, esses canais nem sempre funcionam.

    Operadora envia mensagem de confirmação, mas não confie muito nisso
    Operadora envia mensagem de confirmação, mas não confie muito nisso

    Quem continuar recebendo as mensagens deve ir para o segundo passo: entrar em contato diretamente com a operadora para solicitar o cancelamento. Independentemente do canal de atendimento (telefone, chat ou email), o importante é anotar o número do protocolo. Os telefones de atendimento das principais operadoras são: 1052 (Claro), 1056 (TIM), 1057 (Oi) e 1058 (Vivo).

    Em último caso, o jeito é partir para Anatel. Para registrar uma reclamação, é necessário ter em mãos o número do protocolo e fazer um cadastro no sistema de ouvidoria da Anatel. Clique no link “Reclamação contra prestadora”, leia o termo de responsabilidade e cadastre uma solicitação. Na opção Serviço, escolha “Móvel Pessoal”. Descreva o problema e, se achar conveniente, envie uma screenshot com os spams recebidos. A operadora normalmente entra em contato por telefone no quinto dia útil após a reclamação na Anatel.