segunda-feira, 30 de setembro de 2013

On 17:06 by papa in , , ,    No comments
Como já dizia o velho Douglas Adams (com uma toalha na mão): “Há uma teoria que indica que sempre que qualquer um descobrir exatamente o que, para que e porque o universo está aqui, o mesmo desaparecerá e será substituído imediatamente por algo ainda mais bizarro e inexplicável…  Há uma outra teoria que indica que isto já aconteceu.”

“O que seria o Universo?”, está aí uma pergunta à qual o homem deseja a respostas desde quando começou a engatinhar pela Terra. Conhecemos muito pouco sobre a natureza do Universo (42) e não somos capazes de responder essa questão … ou será que somos?! O Ah Duvido queria saber a opinião dos internautas sobre o assunto e nada que uma vasculhada por fóruns de discussões gerais e por algumas redes sociais não resolva. De tudo que foi encontrado, separamos as 10 que na nossa opinião são aquelas que chamam mais a atenção e permitem uma possibilidade – embora em algumas, bem remota –  de ser a resposta para nossa eterna dúvida.

Lembrando que são divagações e não estamos, em momento algum, afirmando que qualquer uma dessas observações são certas. Logicamente, é esperado que para algumas dessas explicações não façam o menor sentido para você, entretanto, a intenção aqui é realizar uma espécie de Brainstorm e saber a opinião do leitor, logo, se você tiver uma “visão de universo” , por mais ridícula que você a considere, não deixe de colocar nos comentários.

Para o pessoal que pipocou em tudo que rede social pedindo mais dos posts “malucos” do Ah Duvido depois do post “6 teorias insanas encontradas na Internet”, eis outro aqui saindo do forno!
Então, sem mais delongas….

Confira!

10. O Universo é o resultado da tentativa não intencional de padronizar a desordem natural


Começaremos abordando a nossa visão mais aceita pela maioria: a visão científica. Segundo a Ciência, o Universo nada mais é do que uma mudança  em meio ao Caos: antes de tudo existir, havia um lugar, o qual ninguém sabe explicar do que era feito – ou se podemos considerar mesmo um “lugar” , pois ele é o nada absoluto (admitindo que isso é possível e que nosso amigo Parmênides esteja errado) – , onde se encontrava “mergulhado” um ponto no qual tudo que existe hoje estava espremido, tão espremido que tinha dimensão zero, ou seja, nenhum tamanho e com completa ausência de “tempo”.

No interior desse estranho “ponto”, havia nada além de vibrações de alguma coisa que certamente formava a “sopa primordial”, leigamente falando, um tipo de “força fundamental original” que seria responsável por gerar as atuais forças fundamentais que conhecemos e também a massa após o inicio da existência do Universo. Sem o “tempo”, fica difícil explicar “quando” e “porquê” ocorreu as flutuações que geraram a mudança no Caos que havia no interior da singularidade onde tudo estava espremido…. mas independente de “como”, elas apareceram e foi nesse instante – o instante zero, já que a partir daí que o tempo começou a existir –  que o Universo começou a tomar forma, através da expansão descomunal nomeada por nós como “Big Bang”.

Olhando por esse ponto de vista o Universo nada mais é do que uma tentativa não intencional de ordenar a desordem natural inerente de um sistema que até o “momento zero” era unicamente caótico. Em outras palavras, o Universo é um erro!

Por essa perspectiva, a existência do universo não tem um sentido, ele é apenas um mero acidente, assim como tudo que está concentrado nele, incluindo nós.

9. Um entre tantos



Mas há quem diga que o Universo não seja tão simples assim…  Na realidade, ele não seria “Uni” e sim, “Multi”.

Quando a Teoria dos Muitos Mundos de Everett surgiu em 1954 e posteriormente a Teoria-M de Edward Witten em 1995, os astrofísicos, físicos teóricos  e cosmólogos encontraram respostas para algumas questões que até então enraiveciam muita gente, tais como “Por que diabos as constantes fundamentais do Universo tem seus valores fixados em uma imensa perfeição que causa a ordem?”. Não entendeu? Deixe-me explicar de outro modo: as constantes fundamentais do nosso Universo que expressam, por exemplo, os valores das forças fundamentais são absurdamente precisas, pois qualquer alteração, por menor que ela seja, causaria um colapso tão gigantesco que faria o Universo sucumbisse em si, evento que provavelmente irá ocorrer um dia, chamado de Big Crunch! O equilíbrio entre as forças é perfeito! Esse fato deixou muitos cientistas encucados, já que as estatísticas e seus números absurdamente pequenos sugeriria que uma “Inteligência” estaria por detrás da criação Universal. E para um homem da Ciência – em especial aqueles que são ateus – era difícil engolir uma explicação tão voltada à metafísica! Ora, isso levaria diretamente à ideia de existência de Divindades e faria com que muitos cientistas vivos rolassem em seus túmulos mentais. No entanto, analisando as duas teorias as possíveis respostas para essa questão apareceram.

De acordo com essas teorias o nosso Universo seria como uma membrana tridimensional flutuando em um “espaço” ( que não sabemos ao certo o que é, por isso adotamos a palavra “espaço” mas você pode também chamá-lo de “nada cósmico” que daria no mesmo já que ninguém sabe muito sobre ele) junto com uma infinidades de outros Universos. Acredita-se que os “Universos” branas sejam estáticos e que o “nada cósmico” não seja dotado das mesmas leis físicas que conhecemos, entretanto, é certo que as Branas Universais “agitem” violentamente, uma vibração que tem origem na instabilidade natural de toda brana. Essas vibrações geram oscilações gigantescas que terminam por aproximar uma brana da outra e quando elas se aproximam demais e se chocam, um novo Universo Brana aparece! Assim nasceriam os Universos.
Agora voltamos para o inicio da nossa “conversa” nada convencional. Lembra da questão das constante fundamentais e sua inquietante perfeição? A resposta para essa pergunta seria que os Universos como o nosso, ordenados até certo grau, seriam os únicos sobreviventes de uma série de choques de branas. Apenas os choques que geram Universos com forças fundamentais com as intensidades que conhecemos seriam capazes de continuar estáveis o suficiente para não sucumbir em si. (Ainda há a hipótese de que esses universos branas com forças fundamentais com intensidade diferente não sucumbam em si e o resultado seriam universos deformados, totalmente desordenados, ou talvez, equilibrados por uma ordem diferente daquela que conhecemos…. bom, nesse momento é melhor abandonar essa idéia pois ela abre muitas portas e não queremos um post equivalente a 900 páginas de Word, queremos?)

Conceitos difíceis de entender, não? Mas calma, vai piorar! A teoria das cordas é como um tio excêntrico que os físicos torcem para que não apareça na festa porque nem eles sabem explicar ao certo porque ele se comporta assim! E para não deixar esse quadro ainda mais confuso, vamos voltar um pouco, novamente ao nascimento do Universo, para depois passarmos para próxima etapa.
Nasce, Cresce, se Reproduz e Morre

Se nosso Universo se chocou uma vez contra outro, como poderíamos ser capazes de ver as evidências disso nos confins do cosmos? Perguntam-se os astrofísicos.

Até onde podemos dizer, o Universo tem aproximadamente 93 bilhões de anos luz de tamanho e menos de 13,73±0,12 bilhões de anos de idade.

Isto é algo que tem feito os cosmologistas coçar a cabeça. Em 14 bilhões de anos a luz pode viajar não mais que 14 bilhões de anos-luz (!). Então, como se produziu um Universo tão grande de uma forma tão rápida?
A melhor explicação que temos hoje é o misterioso processo chamado ‘inflação cósmica’. A idéia geral por trás disto é que pouco depois de seu nascimento, o Universo incrementou rapidamente seu tamanho por muitas ordens de magnitude em uma pequena fração de tempo, um instante cósmico.

Os cosmologistas adoram pensar sobre qual foi o gatilho que disparou a inflação universal. Resposta curta: nada se sabe na realidade, embora a especulação sobre isso continue firme e forte.

Um problema menos conhecido e explorado é ‘o que poderia haver detido a inflação’. Por que então o Cosmos não seguiu expandindo-se neste ritmo exponencial?

Uma das respostas mais curiosas é esta: que o Universo ainda está se expandindo e que vivemos em uma diminuta região de estabilidade, uma bolha cósmica em meio a uma gigantesca tormenta universal.

Obviamente, nossa bolha cósmica seria apenas uma entre outras incontáveis bolhas (E aí que entra a histórias da branas, já que pelos cálculos matemáticos da Teoria-M, o Universo não poderia ser esférico como pensávamos, embora visualizá-lo desse modo torna as coisas muito mais fáceis)

Os curiosos de plantão se questionaram como poderíamos ver alguma coisa além dessas uma destas “bolhas” se elas devem estar além da fronteira intransponível (para os nossos instrumentos de medição) do Universo visível? Nesse ponto que Anthony “Doido de Pedra” Aguirre entra!

Anthony Aguirre da Universidade de Califórnia em Santa Cruz e seu colega Matthew Johnson da Caltech revisaram este cenário proposto e dão uma resposta ousada no artigo publicado em 21 de setembro de 2009: “Um relatório de status a respeito da observabilidade das colisões de bolhas cósmicas”. Eles escreveram no abstract:
“Neste quadro de eterna inflação guiada por uma potência escalar de mínimos múltiplos, nosso Universo observável reside dentro de uma das diversas bolhas formadas pelas transições de um falso vácuo. Essas bolhas necessariamente colidem entre si, perturbando a homogeneidade e isotropia de nossa bolha interior e possivelmente levando a assinaturas detectáveis na porção observável de nossa bolha cósmica, potencialmente na radiação cósmica de fundo de microondas (CMB – Cosmic Microwave Background) ou outras sondagens de alta precisão. Isto constitui um teste direto experimental da teoria da eterna inflação e o cenário do vácuo da teoria das cordas. A forma simplificada de abordar esta possibilidade pode se resumir a responder 3 questões: O que acontece em uma colisão genérica em bolhas cósmicas? Quais são os efeitos observacionais que poderiam ser esperados? Como poderíamos observar tal colisão? Nesta revisão nós relatamos o progresso corrente em cada uma destas questões, melhoramos alguns dos resultados existentes e tentamos estabelecer direções para futuras pesquisas.”
Assim, os cientistas Aguirre e Johnson propõem que a única forma em que poderíamos ver provas da existência de outra bolha cósmica é se no passado remoto a outra bolha tivesse e colidido com o nosso Universo (bolha) no passado distante.

 Trata-se de uma idéia interessante, mas com alguns desafios. O principal problema é que na maior parte dos casos, as colisões entre os ‘universos-bolha’ destruiriam os tecidos de espaço-tempo de ambas as bolhas, assegurando assim que nós, como observadores cosmológicos, não poderíamos estar aqui para verificar tais conseqüências.

Entretanto, Aguirre e Johnson identificaram uma família possível de colisões cósmicas que poderiam preservar as três dimensões do espaço e uma temporal que necessitamos para nossa existência. Contudo, o que foi proposto não se parece tanto como uma colisão cósmica no sentido literal, o evento seria mais como um ‘golpe de raspão’ entre os ‘universos-bolha’.

Então, qual seria a conseqüência de tal ‘raspão cósmico’? Aguirre e Johnson dizem que a evidência de uma curvatura negativa do Universo seria compatível com a idéia de que vivemos em uma bolha cósmica enquanto que uma curvatura positiva descartaria esta hipótese.

Além disso, este choque cósmico haveria deixado sua marca na forma de várias facetas simétricas na radiação cósmica de fundo de microondas (CMB – Cosmic Microwave Background). Isto é algo que poderíamos ver nos dados de sondas espaciais como o novo e poderoso observatório Planck.

Tudo isto é deveras tentador. Contudo, o problema é que nada disso provaria de forma definitiva e inambígua a efetiva evidência de uma colisão. Dessa maneira, isto significa que nunca iríamos saber toda a verdade com absoluta certeza.

Mas os cosmologistas não desistem com facilidade, este é o tipo de especulação que eles amam.
Aguirre e Johnson finalizam com esta frase: “Com algo de sorte, o descobrimento de ‘outros universos’, um conceito que aparentemente surgiu da ficção científica, pode estar [próximo de nós] logo depois da nossa esquina!”



Bom… É melhor pararmos por aqui antes que alguém se machuque gravemente!

8. O Universo Perfeito




Saindo do contemporâneo e indo para os primórdios de nosso conhecimento, a Filosofia, Mãe da nossa atual Ciência, começou com questões assim, tal como “Do que é feito o Universo?” , através de Tales de Mileto e sua Metafísica de abordagem do Monismo. Apesar dos raciocínios muito impressionante, nenhum dos filósofos foi capaz de responder a questão “O que realmente é o Universo?”, que permanece inexplicada até os dias atuais.

Porém, entre as três principais cabeças da filosofia ocidental, surgiu uma explicação assas perturbadora do que poderia ser o Universo. Platão, em suas Teorias das Formas, sugere que a realidade em que vivemos é falsa e que a verdadeira “realidade” é o mundo das ideias – que seria perfeito – o que, trocando em miúdos, se aplicaria à todo o Universo também.

A idéia de que a realidade em que vivemos é na verdade uma “sombra” da verdadeira realidade é uma idéia que acompanha o homem há um bom tempo. Uma vertente da Kabballah  também aborda esse tema. Segundo ela, o Universo seria uma “espécie” de entretenimento e que todos nós, humanos, não humanos, Ets e companhia ltda vem para esse Universo para ter, digamos, um pouco de ação. A verdadeira realidade, segundo essa vertente da Kabbalah, seria perfeita, entretanto, nem mesmo a perfeição pode ser constante eternamente. Ela causa um grave sentimento de monotonia nos seres que habitavam esse plano e o resultado foi a criação desse Universo. E esses seres seriam nós! E nós criamos e criamos mecanismos para, ao entrar nesse plano, não sabermos mais nada, absolutamente nada, sobre a outra realidade – que seria a verdadeira – para que assim o sentimento de imersão seja completo. Mas como para todo sistema existe uma falha, mesmo quando esse é “perfeito”, alguém trouxe essa informação para esse plano, pois caso isso seja verdade, não haveria como eu estar escrevendo isso agora sem que o fundador dessa vertente não houve divulgado a idéia, logo, até mesmo o sistema criado por nós “perfeitos”, no Universo “perfeito”, terminou falhando de algum modo.

7. Universo Simulação

Isso já foi dito aqui antes em outra postagem: http://nerdentarios.blogspot.com.br/2013/09/seria-o-universo-um-jogo-de-video-game.html

6. Uma Prisão ENORME!


“A Vida é apenas um movimento dos membros”… Ah, como não lembrar da celebre frase de Thomas Hobbes nessas horas?! Esse polêmico filósofo escreveu no seu famoso livro intitulado Leviatã: “ O universo – isto é, massa total das coisas que existem – é corpóreo, isto quer dizer, tem corpo [...] Cada um desses corpos tem comprimento, largura e profundidade e aquilo que não é corpo não é parte do Universo”. Hobbes era um fisicalista radical e provavelmente discordaria da idéia que iremos passar a seguir, todavia essa sua contribuição a filosofia determinou em conjunto com a contribuição de Descartes a Teoria desse item. Sente-se que a viagem agora é LONGA!

A Teoria de Prisão Universal, é uma teoria sem autor jogada na Internet. Ela liga vários pontos mas o eixo principal começa por uma briga entre duas civilizações T4. Civilizações T4 são por lógica imortais, onipotentes e fonte de um poder imensurável – do nosso ponto de vista seriam “deuses”. Acredita-se que, se existir uma civilização T4, em algum lugar, seja no Universo ou fora dele, essa seria única. Todas as demais evoluídas seriam, no máximo, T3. Aquelas que alcançassem o nível T4 teriam que automaticamente se assimilar à essa civilização T4, como se fossem absorvidas pela mesma. Para ficar mais claro, imaginem a História de Hércules. Hércules era um semi-deus mas depois que realizou os 12 trabalhos, virou um Deus. Sua raça, de semi-Deus, teve que se extinguir diante a evolução à divindade. De forma semelhança ocorreria entre os T3 e T4. Poderiam existir vários tipos de T3, mas apenas um de T4. Ok, mas afinal de contas, por que diabos eu estou batendo nessa tecla?!

Pois bem, o autor dessa teoria sugeriu o seguinte: e se existisse duas T4 e elas entrassem em conflito, de que forma (se é que isso pudesse ocorrer  já que tecnicamente teríamos um empate eterno ) uma prevaleceria pela outra e anularia a outra? Daí vem a idéia do Universo Corpóreo. Toda forma de vida teria que ser corpórea. Nós, por exemplo, somos preso aos nossos “filtros”. A realidade que vemos é a realidade que os nossos filtros ( nossos sentidos) permitem observar, porém, nada garante que eles não estejam nos enganando. Os instrumentos que criamos, criamos em cima do que observamos. Todo conhecimento que temos, foi construído em cima do que foi observado. Enfim, vira um ciclo vicioso que diz claramente que não podemos sair dessa esfera. E logo, uma prisão perfeita!

O autor prossegue falando sobre o ciclo da reencarnação citado em muitas religiões. Você nasce, morre, renasce, morre, renasce, morre… e assim continuaria pela eternidade! A Consciência passando de um corpo para outro e para outro e para outro…. a consciência em si, seria imortal. Agora perceba a viagem intergalática: você já viu uma civilização T4? Logicamente não! Um ser T4 pode ser parecido com um tijolo ou uma bicicleta, como você vai saber se nunca viu e nem se tem idéia de como é um T4? Logo, a nossa Consciência poderia ser um membro de uma civilização T4, preso nessa prisão imensa chamada por nós de Universo, completamente ignorante a respeito da sua natureza e da realidade falsa em que habita. Esse seria o único meio de uma civilização T4 prevalecer sobre outra: aprisionando em uma simulação prisão e excluindo/anulando/neutralizando por completo o conhecimento da civilização T4 subjugada da sua natureza, em um ciclo eterno, sem saída… quer dizer, quase sem saída. Entre nós, parece que alguém fugiu…. Siddhartha Gautama.

Veja que interessante: Buda através da meditação, descobriu a “Verdade”, quebrou a roda do Karma e alcançou o “Nirvana” (que significa “apagar-se”), fazendo com que os contínuos renascimentos terminassem. Depois de extinguir-se dessa realidade, a transcendência concedeu a Buda o poder de transformar a realidade de acordo com a sua vontade, tal como um T4 teoricamente pode fazer. Nada mais era impossível para Buda! Adotando a teoria desse item e supondo que Buda realmente tenha existido da forma que é descrita na História, podemos criar a hipótese que a Verdade seja descobrir qual é a nossa natureza (ou talvez como alcançar essa natureza) e as diretrizes que prendem a Consciência na realidade-prisão é tudo aquilo que gera Sofrimento. Amor é a principal forma de combate ao Sofrimento e é tudo o que a maioria das Religiões pregam. Seria esse o proposito de todos os Avatares que passaram por aqui queriam nos passar e nós não entendemos? Caraca mermão, esse raciocínio está ficando sinistro demais, vamos parar por aqui antes que eu me “apague”!

5. Um Ovo!


Sendo sincero com vocês, caros leitores, essa é, na minha opinião, a  idéia mais fascinante da lista e a única capaz de fazer com que o nosso senso de Justiça criado pelo Homem seja aplicado tal como uma lei Universal.

O idéia que o Universo é um Ovo vem de um mito Grego de uma antiga Religião Gnóstica. Atualmente ganhou a Internet através da Creepypasta “O Ovo” criada por Allan W. A idéia diz que o Universo, tudo que existe nele, tudo que acontece, é na realidade, um Ser, se preparando para nascer! Em resumo, o Universo seria o Ovo de um Deus!  Quando todos os eventos ocorrerem, tudo se realizar, do Big Bang ao Big Crunch, a onisciência, a onipotência e a onipresença serão alcançadas e assimiladas e então um Deus nasce! Desse modo, eu, você, e todo mundo que existe e ainda vai existir, desse planeta e do resto do Universo, somos um só! E não apenas isso: tudo que acontece, desde os fenômenos naturais até a mais complexa flutuação no horizonte de eventos de um buraco negro também é parte de nós e nós deles…. Pessoal creio que seja uma idéia de entender sem um exemplo, por isso vou deixar novamente a creepypasta do Ovo abaixo:

O OVO 

Você estava a caminho de casa quando morreu.
Foi um acidente de carro. Não foi nada particularmente memorável, mas ainda assim fatal. Você deixou uma mulher e duas crianças para trás. Foi uma morte indolor. Os paramédicos tentaram o melhor para salvá-lo, mas não havia jeito. Seu corpo estava tão estraçalhado que você estava melhor morto, confie em mim.
Foi então que me conheceu.
“O q…o quê aconteceu,” você perguntou “e onde estou?”
“Você morreu” respondi, dando os fatos. Não havia sentido em amenizar as coisas.
“Tinha um…caminhão e ele estava rabeando…”
“Sim”, eu disse.
“E-eu…morri?”
“Sim. Mas não se sinta mal com isso, afinal todo mundo morre.”
Você olhou em volta, e não havia nada além de nós dois. “O que é esse lugar,” você perguntou. “isso é a vida após a morte?”
“Mais ou menos”.
“Você é Deus?”
“Sim”, respondi, “Eu sou Deus”.
“Meus filhos…minha mulher…”
“O que tem eles?”
“Eles ficarão bem?”
“É isso que eu gosto de ver, você acabou de morrer e sua maior preocupação é a sua família. Isso é importante!”
Você me olhava fascinado. Para você, eu não parecia Deus, e sim algum homem… ou talvez uma mulher. Eu parecia uma figura vagamente autoritária, talvez um professor de gramática, nada como O Todo Poderoso.
“Não se preocupe, eles ficarão bem. Seus filhos se lembrarão de você como alguém perfeito em todos os sentidos. Eles não tiveram tempo de se decepcionar com você. Sua mulher chorará por fora, mas estará secretamente aliviada. Sendo justo, seu casamento estava desmoronando. E se serve de consolo, ela se sentirá culpada de tanto alívio.”
“Bom, e o quê acontece agora? Eu vou para o Céu ou para o Inferno?
“Nenhum dos dois, você vai reincarnar.”
“Ah, então os hindus tinham razão?”
“Todas as religiões estão certas da própria maneira” respondi.”Vamos caminhar”
Você me acompanhou enquanto seguíamos pelo vazio. “Onde estamos indo?”
“Nenhum lugar em particular, é que eu acho bom caminhar enquanto conversamos.”
“Então, qual é o sentido nisso, se quando eu renascer serei apenas um bebê, com tudo em branco. Todas as minhas experiências e conhecimento não valerão de nada.”
“Não é bem assim. Você tem dentro de si todo o conhecimento e experiências de todas as suas vidas anteriores. Só não lembra delas agora.”
Eu parei de andar e o tomei entre os ombros. “Sua alma é mais magnífica, bela e gigantesca do que você poderia sequer imaginar. Uma mente humana só pode conter uma fração ínfima de quem você é. É como colocar seu dedo num copo de água para saber se está quente ou fria. Você coloca uma pequena parte de você no mundo, e adquire a experiência que ela passa.”
“Você esteve nessa vida humana pelos últimos 48 anos, então você ainda não se situou a ponto de sentir o resto de sua imensa consciência. Se nós ficássemos por aqui tempo o bastante, você lembraria de tudo. Mas não teria sentido fazer isso entre cada reencarnação.”
“Quantas vezes eu já reincarnei?”
“Ah, muitas, muitas vezes! E muitos tipos diferentes de vidas. Na próxima, você será uma garota camponesa da China, no ano de 540 DC.”
“Ei, espera aí, você vai me mandar de volta no tempo?”
“Bom, tecnicamente sim, eu acho. Tempo, como você o conhece, existe apenas no seu Universo. As coisas são diferentes de onde eu venho.”
“De onde você vem…”
“Ah, sim, eu venho de um lugar. Um outro lugar. E há outros como eu. Eu sei que gostaria que eu lhe contasse como é lá, mas honestamente, você não entenderia.”
“Oh…Mas espera, se eu reincarnar em outros períodos de tempo, quer dizer que posso ter interagido comigo mesmo em algum momento!”
“Claro, isso acontece o tempo todo. Com ambas as vidas conscientes apenas de seu próprio período, você sequer imagina que isso está acontecendo.”
“Então, qual é a razão de tudo isso?!”
“Sério, você está realmente me perguntando qual é o sentido da vida? Isso não é meio típico demais?”
“Bem, é uma pergunta razoável.” Você tentou insistir.
Eu o olhei nos olhos. “O sentido da vida, a razão pela qual eu criei esse Universo, é para seu amadurecimento.”
“Você quer dizer a humanidade? Você nos quer mais maduros?”
“Não, apenas você. Eu fiz todo o Universo para você. Com cada vida, você cresce, amadurece e se torna um maior e mais completo intelecto.”
“Só eu? E quanto a todos os outros?”
“Não há mais ninguém, nesse universo estamos só você e eu.”
Você me olhava totalmente estupefato. “Mas e todas as pessoas da Terra…”
“Você. Todos eles são diferentes encarnações suas.”
“Espera, eu sou todo mundo?”
“Agora estamos chegando lá.” Eu disse com um tapinha congratulatório nas suas costas.
“Eu sou todos os humanos que já viveram?”
“E todos os que viverão, sim.”
“Eu fui Abraham Lincoln?”
“E John Wilkes Booth também.”
“Hitler?”
“E os milhões que ele matou.”
“Eu sou…Jesus?”
“E todos os que o seguiram.”
Nesse momento, você ficou em silêncio.
“Toda vez que você matou alguém, estava matando a si mesmo. Cada ato de bondade que cometeu, era também no seu próprio benefício. Cada momento de alegria ou tristeza que qualquer ser humano já teve ou terá, era seu.”
Você pensou por um longo tempo.
“Por quê fazer tudo isso?”
“Pois um dia, você será como eu. Porquê é o que você é. Você é da minha espécie. Você é meu filho.”
“Opa, opa! Quer dizer que eu sou um deus?”
“Não, ainda não. Você é um feto. Ainda está crescendo. Assim que viver todas as vidas humanas através do tempo, terá crescido o bastante para nascer.”
“Então, todo o Universo, e tudo que há nele…”
“Um ovo. E agora, é hora de você seguir em frente para sua próxima vida.”
E o coloquei a caminho.”
On 16:52 by papa in , , ,    No comments
Estava eu, vasculhando na internet, procurando sobre games que marcaram época para fazer uma lista. Digitei “universo the sims” para encontrar a história do The Sims e me deparei com isso! O texto é muito maluco e obviamente teria que publicá-lo aqui. Confira:

Universo é o The Sims + Spore 

Texto datado de 2009, autoria desconhecida.

Pois bem, trata-se de uma suposição. Comecei a relacionar um fato com o outro e deu nisso: O universo é o Jogo do The Sims + Spore. Quem já jogou um desses games vai entender melhor o texto. Para quem não jogou vou dar uma explicação resumida: The Sims é um jogo de simulação e como o próprio gênero do jogo diz, ele SIMULA a vida humana. Spore segue a mesma risca, com uma dinâmica um pouco diferente, ele SIMULA a vida no Universo. Bem, sabendo disso vamos aos fatos que fazem o embasamento da suposição:


A evolução dos computadores


Daqui a alguns anos, um computador residencial terá a mesma capacidade que todos os computadores do mundo hoje juntos. É mole? Pois é, nessa evolução está enquadrada também a imagem gráfica que chegará ao nosso nível, ou seja, a computação gráfica alcançará a realidade. Para melhorar (ou piorar, depende do ponto de vista) um grupo de cientistas japoneses afirmam que em 2015 já será possível inserir inteligência real nos computadores e nos jogos (opa, aí que começa a questão). O personagem do game será inteligente, com raciocínio próprio, capaz de resolver problemas criados e também de criar. Vai ter personalidade e, por consequência, sentimentos. Imagine eles colocarem isso em um personagem do The Sims? Seria um humano virtual. Essa questão também levanta outra dúvida: Se eles conseguirem fazer isso, quem garante que alguém num tempo muito distante não conseguiu fazer o mesmo e nós somos o resultado desse experimento?

O universo holográfico


Anos atrás os cientistas criaram um aparelho para tentar captar ondas gravitacionais. O que eles conseguiram? Nada, a não ser uma faixa de ruídos. E o que isso tem a ver com o universo holográfico? Muito, pois o que eles acreditam ter captado é o fragmento menor do espaço-tempo, uma espécie de espaço-tempo granular, o limite entre o haver e o nada, o que foi imediatamente relacionado com algo conhecido por nós como pixels. Em verdade, pixels parece ser uma “imitação” acidental desse espaço-tempo granular. Descobriram também que o sinal vem da fronteira do universo, o limite da expansão que acreditamos que aconteça. Logo, o nosso universo não passaria de uma projeção.

Membranas das Teorias das Cordas


A Teoria das Cordas nos diz que vivemos dentro de membranas com quatro dimensões, três dimensões de espaço e uma de tempo (ao nossos olhos, pois segundo a mesma existem 11 dimensões). Essas membranas, seriam para um ser que os observa de fora delas (ou seja, de fora do universo), bidimensionais. Lembrou de algo? Olhe o seu monitor. A imagem nele é bidimensional (existe apenas uma profundidade ilusória)! Pense agora na perspectiva de quem está dentro de um filme/jogo que você assiste/joga? Como seria o universo para ele? Sim, o universo para quem está dentro da projeção é tridimensional. Voltamos as 11 dimensões. Essas são exatamente o número de planos que uma placa de vídeo do futuro terá para atuação e aprimoramento de imagem, sendo capaz de processar e gerar uma computação gráfica fantástica, copiando com precisão a nossa realidade.

O universo perdido


Tudo no universo é massa ou energia, mas não há nenhuma das duas em quantidade suficiente. Os cientistas acham que 96% do cosmos está perdido. Chegaram até a propor nomes a toda essa matéria perdida – “energia escura” e “matéria escura” – mas o nome continua a não dizer nada sobre ela. E não é que se trate de uma questão que não tenha importância; a energia escura está criando continuamente novas faixas de espaço e tempo, enquanto a matéria escura parece estar mantendo unidas todas as galáxias. Não é de estranhar que os cientistas se esforcem em buscar pistas de seus paradeiros. Qual a relação disso com os jogos? A função das mesmas. Uma é a dinâmica do jogo e a outra o resultado da dinâmica. Mas num jogo, a dinâmica é visível? Não! Ela apenas existe, é parte do padrão que constitui o que uma ação resultará num determinado evento. Por isso não poderia ser detectada por nós, contudo, continuaria influenciando nosso meio.


Experimento de Fenda Dupla e o Tempo

Quem conhece o experimento sabe que quando existe um observador, o elétron analisado deixa de se comportar como onda e passa a se comportar como partícula. No entanto, retire o observador e ele volta a ser onda. Como um elétron poderia saber sobre o observador? Ele não sabe, foi programado. O que ele sabe é que para determinado evento ele tem que agir de uma maneira e para outro de forma diferente. O propósito disso? Bom, se descobríssemos a natureza das partículas seria um passo para a Teoria do Todo e como tudo surgiu. Supondo que quem tenha programado o game soubesse que em determinado ponto da cronologia chegaríamos a refletir sobre essa questão e propôs um modo para que nunca descobríssemos a realidade. Um sistema de segurança. Para assegurar o que? Imagine um universo virtual onde os habitantes sabem que estão dentro de um game. O resultado seria catastrófico. Assim como o tempo. É impossível viajar para o passado. Teríamos que passar por um ponto de energia infinita se desdobrássemos o universo. Nada conseguiria ultrapassar tal ponto. Outro sistema de segurança, dessa vez contra cheats.

Déjà vu


Todo mundo tem isso e nem adianta dizer que não tem. Muitos cientista acreditam que é um falha no sistema neurológico. Reações químicas inadequadas que aconteceram e trouxeram a sensação de já termos vivenciado aquele momento. O intrigante é que essas reações acontecem o tempo todo em nosso cérebro, assim como as falhas e hora causam a sensação, hora não. O que nos leva crer que, isso pode não ter ligação com o sistema neural. Pense bem. No seu computador mesmo quando você deleta um programa, restam resquícios dele. Num game, quando você atinge determinado nível, tudo que ocorreu é armazenado. Agora imagine o sistema de Salve e Load do Game. Você tem um personagem, que passou até determinado ponto, mas fez uma grande besteira. Você deseja voltar para um momento anterior então dá load na sua última gravação. Pois bem, supomos que esse personagem tenha inteligência real e que o computador funcione através do mesmo sistema que conhecemos. Os resquícios que restaram da sua última atuação no game farão com que o personagem lembre que já passou por esse ponto (e na verdade já passou mas como você retornou para um ponto anterior ele não saberá o que ocorreu exceto pelo armazenamento fundamental, o que seria o Déjà vu).

O livre arbítrio


“Os neuro-cientistas estão quase convencidos de que o livre arbítrio é uma ilusão. Seus experimentos mostram que nossos cérebros nos permitem pensar que controlamos nossos corpos, mas nossos movimentos começam antes de que tomemos qualquer decisão consciente de movimento. Alguns pesquisadores já assistiram julgamentos para testemunhar que o acusado não pode ser acusado de nada do que fez. Espera-nos um futuro legal realmente horrível.” Depois de ler isso pense e me responda: Como você controla o personagem quando joga The Sims? Sim, exatamente como o descrito acima.

This Man


O homem dos sonhos, que assusta muita gente, aparece devido há esses fatos descritos nas teorias abaixo (selecionei duas das quatro):

1. A Teoria do Arquétipo
Segundo a teoria psicanalítica de Jung, este homem é uma imagem arquétipica que pertence ao nosso inconsciente coletivo e vem à tona em tempos de dificuldades (circunstâncias emocionais, mudanças dramáticas em nossas vidas, as situações de stress, etc) em indivíduos particularmente sensíveis.

2. Teoria religiosa
De acordo com esta teoria, este homem é a imagem do Criador, isto é, uma das formas na qual Deus se manifesta hoje em dia. Esta é a razão pela qual seus conselhos e as palavras que pronuncia durante os sonhos devem ser sistematicamente seguidas por quem sonha com ele.

O homem dos sonhos nada mais é que o próprio player inserido de alguma maneira no jogo. Como ele faria isso? Poderia ser através de uma tecnologia ou de um suporte como aqueles capacetes virtuais que chegaram há pouco no mercado. Também podemos supor que seja o próprio criador do jogo que inseriu sua imagem na programação do subconsciente dos personagens assim como os nossos programadores fazem para deixar suas marcas e essas últimas só são ativadas após um comando ser acionado, nesse caso o resultado de um evento.

FONTE: Desconhecida, segundo o autor do tópico da comunidade aonde encontramos o texto, ele recebeu por e-mail.


Mais alguns pontos nessa doida teoria:


Tempo

Em diversas culturas, existem passagens em escritos e textos sagrados que falam que o tempo de Deus é diferente do tempo dos homens. Por exemplo, no livro sagrado dos cristãos, a Bíblia, existe um trecho que diz:

Pedro 3:6-8 “Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio, Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.”

Quando você joga Spore, The Sims, Age of Empire, entre outros games, o tempo é diferente para você e para os personagens (mesmo porque seria impossível jogar com o tempo real esses games). Anos e anos para os personagens do game são equivalentes a uma hora de jogo. Logo, o tempo real se comportaria de modo diferente para os dois. Mil anos no game, seria um dia de jogo.


Rede Virtual

Segundo boatos que surgiram na última E3, daqui há uns anos não haverão mais games não-online. Na verdade, não existirá nem cartucho, nem CD/DVD/Blu-ray. Os games serão hospedados em um gigantesco servidor e você pagará uma quantia para ter o direito de acessar. Os consoles serão apenas um receptor desses servidores.

Imagine que o nosso querido “Game Universal” da teoria esteja instalado em um servidor. E que exista a opção em que o “universo” pode continuar evoluindo sem a presença do jogador, assim como acontece em alguns games online como Travian, porém, nesse caso, somente o jogador que comprou os direitos poderia acessar esse “universo”, como acontece nas gravações de games não-online hoje. Como o tempo passa de modo diferente para os dois, existiriam períodos que o jogador sequer saberia o que os “habitantes do game” estariam fazendo. Eis aqui um pensamento: “Deus foi para escola, assim aconteceu a Idade Média”.


Deus


Entrando nesse pensamento malucão, Deus não poderia ser outro coisa senão o Player. O que nos leva a pensar em muitas outras coisas, por exemplo:

* Em algumas culturas, Deus criou o homem sua imagem e semelhança – Personalização do personagens, tão comum em nossos jogos atuais.


* Certas religiões admitem que ninguém nunca viu Deus/Deuses e que Ele seria constituído de outra matéria que não existe nesse universo - Olhando do olhar do “Game Universo” faz sentido, pois nem o player poderia interagir diretamente com o personagem do game, assim como o personagem do game não poderia interagir com o Deus sem o intermédio do computador. Do mesmo modo, a matéria que constituiria o universo seria apenas virtual do ponto de vista de Deus, que seria constituído de outra matéria, a real.

* Boa parte dos Deuses, possuem onipresença e onisciência - Analisam do olhar “Game Universo”, isso seria possível pois o Player estaria observando o universo num todo e teria acesso a qualquer parte desse assim que desejasse, ou mesmo, acesso a todas as partes ao mesmo tempo. Onisciência, ele saberia tudo que acontece no universo e saberia de tudo que aconteceu e também conheceria o porquê de todos os porquês.


Eventos inexplicáveis


Os eventos inexplicáveis como milagre, acontecimentos metafísicos, etc  poderiam ser cheats, hacks, achievement unlocked, game shark, lag, bug e por aí vai.

Expansão do Universo


Expansão Universal poderia ser explicado pela instalação de patchs de novas versões do jogo. “Chegou o Universo 2.0, agora com mais 130 galáxias”.

Ressaltamos que o “This man” do texto original foi revelado em 2010 como um viral de uma empresa de marketing européia. Um viral de muito mal gosto por sinal, pois até hoje existem pessoas fazendo tratamento psicológico por causa do trauma de ser perseguido pelo tal sujeito. O viral fez as pessoas acreditarem mesmo que a entidade existia e muitas pessoas começaram a relatar ataques dele durante seus sonhos. Mesmo depois da farsa cair, muita gente continuou acreditando que era verdade.


Enfim, o texto já está grande demais, vamos parar por aqui.

Comente, entre na onda e não precisa comentar que isso é uma grande besteira, nós sabemos.

Religiosos pé-no-saco, que qualquer coisa tem ataques histéricos, favor, não encher a nossa paciência, amém.


Deixo o trecho do “Restaurante no fim do universo”:


Há uma teoria que diz que se um dia alguém descobrir exatamente qual é o
propósito do Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá
instantaneamente e será substituído por algo ainda mais bizarro e
inexplicável. Há uma outra teoria que diz que isso já aconteceu.
On 13:16 by papa in , ,    No comments
BÔNUS TIME
Michelle Rodriguez – Esta garota rebelde (já foi presa por dirigir embriagada) geralmente está associada com papéis de personagens de personalidade forte e durona (se essa morena bad girl te pega, te quebra em dois). Ficou conhecida por trabalhar no filme Velozes e Furiosos e na versão para cinema de dois games, Resident Evil e Blood Rayne. Seu trabalho como Ana Lúcia no seriado Lost também lhe rendeu uma boa fama. Além disso ela já dublou vários personagens de games, como em Halo 2Driv3r e True Crime: Streets of LA e mais recentemente o game Avatar, o que garante a ela um lugar nesta lista. Já disse em entrevistas que adora videogames e joga games como Assassin’s Creed 2 e Modern Warfare 2:“Eu amo videogames. Eu jogo desde a época do Atari, Coleco Vision, para Sega, para Nintendo, para Super Nintendo. Todos os consoles de videogame”.
Kim Kardashian – Não é muito famosa por aqui, mas lá nos EUA é bem conhecida. A atriz, modelo, cantora e patricinha norte-americana ficou conhecida pelo seu reality show e mais ainda pela sua espetacular “retaguarda”, de causar inveja à muitas brasileiras (comissão de frente também, nota 10). Outro ponto alto de sua “carreira” foi o vídeo de sexo que vazou na internet em 2007 (bem interessante por sinal). Já foi vista em feiras de videogames e disse que adora games como Rock Band e Forza Motorsport. Ela também é uma personagem selecionável no game de boxe Facebreaker.
Belladona - Você provavelmente já viu ou ainda verá um filme desta “atriz”, famosa por seus filmes pornográficos. Com 18 anos trabalhava como stripper. Foi convidada por uma amiga para entrar no ramo de filmes pornográficos em Los Angeles (e nunca mais saiu), já estrelando mais de 200 filmes. Recentemente disse estar muito interessada em um game pornográfico e é viciadona em jogos MMOcomo World of Warcraft. Com uma gata dessas você pode juntar o prazer de jogar videogame com o prazer de… bem, você sabe né! Há várias outras atrizes pornôs que já disseram curtir games, mas Belladonna é a nossa representante em nossa galeria.

TOP 10

10 – Heidi Klum – Assim como a sua colega Marisa, Heidi é uma supermodelo alemã e já estrelou um comercial para o game Guitar Hero World Tour. Não há evidências que ela jogue videogames, mas pelo menos temos uma prova que ao menos um controle-guitarra ela já teve em mãos. Talvez ela jogue Guitar Hero com o seu marido, o cantor Seal. Ou não, quem se importa? Ela é gostosa e pronto, tá na lista!

9 – Marisa Miller – Esta gata de 31 anos é conhecida por ser uma das angels da Victoria’s Secret, ao lado de outros modelos brasileiras como Adriana Lima e Alessandra Ambrósio. Ela e a outra supermodelo Heidi Klum filmaram um comercial para o game Guitar Hero World Tour, apenas de lingerie, em alusão à famosa cena do filme “Negócio Arriscado”, com Tom Cruise. Adora esportes como surf, inclusive ficando em segundo lugar em uma competição de celebridades, também já jogou vôlei e praticou boxe. E está com um corpo super sarado.


8 – Sarah Michelle Gellar – A lindinha atriz mais conhecida pelo seu papel de “Buffy a Caça Vampiros”, que ironicamente recusou todos os convites feitos para dublar sua personagem nos games baseados no seriado. Rumores dizem que ela vai filmar a versão do game “American McGee’s Alice”, jogo para PC da EA, lançado em 2000, que conta a história de Alice no País das Maravilhas já adulta (um jogo bem violento por sinal, apesar de ser baseado num clássico infantil). Porém o projeto do filme está tendo problemas para sair do papel e tão cedo não o veremos na tela. Ela é casada com o ator Freddie Prinze Jr, conhecido por ser um ávido jogador de videogames, com certeza ela deve jogar alguns games com ele. E uma caçadora de vampiros sexy sempre é bem-vinda em qualquer lista.


7 – Mila Kunis – Esta atriz de origem ucraniana ficou conhecida pelo seu papel de Jackie na série That 70′s Show (que revelou o ator Ashton Kutcher) e por dublar a personagem Meg Griffin, na animação Family Guy (dublando também na versão para videogame). Ela trabalhou na versão cinematográfica de Max Payne e também faz dublagem para o terceiro game da série. Ela já disse em entrevistas que é uma fanática por World of Warcraft, que ela joga com o seu namorado, o ator Macaulay Culkin (é, o pirralho chato de Esqueceram de Mim). Bela e gamer, uma boa combinação não?


6 - Kristin Kreuk - A eterna Lana Lang do seriado Smallville. Esta bela canadense de 27 anos possui em seu sangue origem chinesa, por parte da mãe, o que dá a ela uma beleza  diferente e exótica, que se destaca por onde vai. Fez o recente Stret Fighter: A Lenda de Chun-Li, interpretando a famosa chinesa lutadora (que no filme de 1994 foi interpretado pela também bela Ming Na Wen). Ela é praticante de karatê e ginástica, então não mexa com ela que você leva uns sopapos na cara. Apesar do filme da Chun-Li não ser essas coisas (ah vai, é melhor que o SF: The Movie) e ter sido um fracasso de bilheteria, tenho certeza que ainda veremos muito a Kristin Kreuk em futuros filmes/seriados. E por ter vivido uma das mais famosas personagens dos games (e por ser linda e mandar muito bem nas cenas de ação e pancadaria), ela entra em nossa galeria.


5 – Hayden Panettiére – Atriz da nova geração, com apenas 20 aninhos já é bastante famosa. Ganhou o estrelato com o seu papel de líder de torcida (ah, como esquecer aquela roupa que ela sempre usava) Claire Bennet no seriado Heroes. De ascendência italiana, ela também é conhecida pela seu ativismo em prol dos animais. Graças ao seu papel em Heroes, virou musa para os nerds e geeks (e não só deles) de todo mundo, sendo presença constante em eventos de scifi/quadrinhos como a Comic Con e a GenCon. Além disso é ela a dubladora da personagem “Kairi”, na série Kingdom Hearts (aposto que dessa você não sabia). Por essa (e principalmente pela roupa de líder de torcida), Hayden está na nossa lista.


4 – Jo Garcia - Modelo da Playboy, ela já foi a Cyber Girl of the Year de 2008. Já disse várias vezes em entrevistas que é viciada em videogames, sendo os seus favoritos Radiata Stories, a trilogia Xenosaga eFinal Fantasy XII. Ela escreve em um blog da Playboy sobre videogames e entrevistas com profissionais da área. Ela já vez diversos videos sobre games (geralmente jogando com pouca roupa games do Nintendo Wii, pode procurar lá no youtube). Se destacou na Mansão de Hugh Hefner por ser a única daquelas gostosonas que “diz” gostar de videogames. Se ela realmente gosta ou não, apenas pelos seus videos jogando Wii com lingerie, já garante à moça um lugar em nosso Top 10.


3 – Angelina Jolie – Essa aqui dispensa comentários né? Já teve os seus dias de glória rebeldes e bem louca e safada, mas depois que casou com Brad Pitt e ganhou uma tropa de filhos, ficou mais comportada. Já fez vários filmes de sucesso, de vários gêneros, entre eles o papel de uma das mais populares personagens de games, a Lara Croft em Tomb Raider. Ao baixar games de Nintendo DS para um dos seus filhos, foi apresentada ao jogo “Let´s Pilates!”, ao qual virou adepta. De acordo com uma fonte, “ela joga uma hora de Pilates três vezes por semana. Ela aprende rápido e já está nas modalidades mais difíceis”. Mas por imortalizar de maneira sexy e sensual a musa dos games Lara Croft (e das diversas loucuras que já fez), é mais que suficiente para entrar na lista em terceiro lugar.


2 – Jessica Chobot – Ok, a Jessica pode não ser tão famosa como as outras gatas da lista (ela nem é atriz), mas ela realmente gosta de videogames. Além de linda ela é nerd, gamer, cosplayer e profissional em videogames, trabalhando como colunista do conceituado site IGN. É dela aquela famosa foto da garota lambendo o PSP (que você já deve ter visto aqui nas páginas da Gamehall) e da imitação da garota lambendo pirulito de GTA. Essa gata de 32 anos também adora animes e mangás, fazendo inclusive cosplay (uma nerd completa). A mulher-sonho-de-consumo-de-qualquer-jogador-de-videogame. Essa facilmente entra fácil em qualquer lista, seja de games, gatas, nerds, e por isso ela leva a medalha de prata do nosso Top 10.


1 – Megan Fox – E o primeiro lugar é da deliciosa e espetacular Megan Fox. Com apenas 23 anos, não estrelou muitos filmes mas ficou famosa por seu papel em Transformers (e em qualquer coisa que tenha o título “Mulheres mais Sexy do Mundo”). Também já participou de vários seriados (como Two and a Half Man) e trabalhou como modelo desfilando suas belas curvas. Ela não deve gostar tanto de videogames como a Jéssica, mas ela dublou sua personagem na versão de videogame dos filmes Transformers. Já caíram na rede fotos caseiras dela jogando Guitar Hero com amigos e ela já disse ser uma jogadora de Wii. Também foi convidade a assumir o papel de Lara Croft no novo filme de Tomb Raider. Uma pena que ela recusou. Mas por ser linda e maravilhosa e gostar de games, ela assume a primeira posição da lista.

I have a game too, but I prefer beer.