sexta-feira, 9 de outubro de 2015

On 13:14 by papa in , , ,    No comments
Pois é, caro leitor. Se você gosta de História e sempre acreditou no que leu nos livros e no que aprendeu com os professores, sentimos informar que nem tudo é verdade. Isso sem falar em uma série de anedotas interessantes que ninguém conta para a gente. Foi pensando nisso que decidimos fazer esta matéria, na qual você pode conferir sete curiosidades históricas surpreendentes:

1 – Troca-troca

Em um único dia de intensos combates durante a Batalha de Stalingrado, que ocorreu na década de 40, uma estação de trens da região passou do controle dos soviéticos para o dos alemães e mais uma vez de volta para os soviéticos quatorze vezes no decorrer de seis horas!

2 – Briguentos

De acordo com uma estimativa realizada por historiadores, nos últimos 3.500 anos da História do mundo civilizado, tivemos apenas 230 anos de paz na Terra.

3 – Os mais briguentos

Das 10 guerras mais sangrentas de todos os tempos, sete delas ocorreram na China. Só para que você tenha uma ideia, nos dois maiores combates dessas sete guerras chinesas, morreram mais pessoas do que na Primeira Guerra Mundial inteira, que envolveu — direta e indiretamente — mais de 100 países.

4 – 50 tons de cinza medieval

O livro mais famoso do século 15 foi um romance erótico chamado Historia de duobus amantibus — ou História de Dois Amantes, em tradução livre —, e o autor desse “50 tons de cinza da era medieval”, um rapaz criativo chamado Aeneas Sylvius Piccolomini, que alguns anos mais tarde se tornou o Papa Pio II.

5 – Biblioteca itinerante

No século 10, Abdul Kassem Ismael, o Grão-vizir da Pérsia de então, cada vez que resolvia sair de viagem, fazia questão de levar com ele sua biblioteca inteira. E não pense que se tratava de meia dúzia de livros não! A coleção era composta por 117 mil volumes, que eram carregados por 400 camelos. Será que o homem não podia simplesmente escolher os seus favoritos?

6 – Escravos hollywoodianos

Embora muitos acreditem que as pirâmides do Egito tenham sido construídas por escravos, na verdade elas foram erguidas por trabalhadores assalariados respeitados pela sociedade da época. Os arqueólogos chegaram a essa conclusão depois de descobrir várias tumbas desses trabalhadores próximo às estruturas que construíram, e, apesar de seus corpos não terem sido mumificados, eles foram sepultados acompanhados de pão e água, para o consumo “no além”.
Esse detalhe é um indício de que essas pessoas eram respeitadas e que sentiam muito orgulho de suas profissões. Segundo os arqueólogos, a ideia de que os construtores das pirâmides eram escravos chegou a ser aceita por algum tempo e foi consolidada graças aos filmes de Hollywood, que sempre retrataram os trabalhadores dessa forma.

7 – Juca da Silva

“Resposta de Tiradentes”, de Leopoldino de Faria 
E que tal uma curiosidade aqui da nossa terrinha? Apesar de muita gente acreditar que Tiradentes morreu com os cabelos compridos e barbudo — o que lhe dava um ar de revolucionário e vagamente parecido a Jesus Cristo —, Joaquim José da Silva Xavier, o mártir da Inconfidência Mineira, era militar, portanto, tinha os cabelos curtos e não usava barba.
Além disso, Tiradentes passou três anos na prisão, onde os condenados eram obrigados a raspar os cabelos e a barba para evitar a infestação por piolhos. Quando foi enforcado, o inconfidente estava careca e barbeado. Por certo, Tiradentes é retratado dessa forma, com a túnica e tudo mais, de propósito, pois, sendo o Brasil um país cristão, nada melhor do que relacionar as duas figuras para transformar o homem em mártir.
On 07:49 by papa in , ,    No comments

Expor a verdade sobre o mundo corrupto em que vivemos.
O autor, Spencer Cathcart, realizou este pequeno documentário, com o titulo “A mentira que vivemos”, onde questiona a nossa liberdade, o sistema de ensino, as empresas, o dinheiro, o sistema capitalista, o governo dos Estados Unidos, o colapso mundial, o ambiente, as alterações climáticas, os alimentos geneticamente modificados, e nosso tratamento para com os animais…
Um vídeo que, concordes ou não, vai fazer-te pensar…




Via: Ah Duvido
On 07:17 by papa in , , ,    No comments
Existem mais animais exóticos espalhados pelo mundo do que podemos imaginar – e alguns deles estão em locais tão ocultos (como as profundezas do oceano ou isolados em ilhas) que nem sequer foram descobertos pelo homem. Obviamente, esses bichos incluem as espécies mais variadas, desde os mais simpáticos aos mais esquisitões. Veja uma breve lista de 7 animais exóticos de que talvez você jamais tenha ouvido falar:

1 – Royal Flycatcher

O exótico pássaro Royal Flycatcher (Onychorhynchus coronatus coronatus) é encontrado em diversas regiões da Amazônia, tanto no Brasil, como no Peru, na Bolívia, na Venezuela e na Colômbia.
O leque vermelho e de cores vivas é uma de suas principais características, abrindo-se sempre que o animal desejar. Trata-se de um bicho solitário, vivendo mais sozinho e no máximo com outro Royal Flycatcher. No Brasil, esse pássaro também é conhecido popularmente como maria-leque, porém existem outros pássaros que também recebem essa classificação.

2 – Babirusa

O babirusa (Babyrousa babyrussa) é mamífero semelhante ao porco, porém com um aspecto incomum, característico das ilhas da Indonésia. A espécie está em extinção e existem menos de 4 mil babirusas no mundo todo, segundo dados do Blue Planet Biomes. Somente os machos possuem caninos extremamente acentuados, crescendo e se retorcendo para fora da boca.
Os biólogos não sabem explicar qual a função desses dentes exagerados, já que eles são bastante frágeis, quebram facilmente e não auxiliam no momento de coletar o alimento ou na mastigação. Outras espécies que possuem dentes maiores ou chifres normalmente utilizam essas características em combates entre machos para disputar território ou as fêmeas do bando, porém os babirusas não fazem nem isso com seus grandes dentes.

3 – Golfinhos-de-irrawaddy

Os chamados golfinhos-de-irrawaddy (Orcaella brevirostris) são nativos do sudeste asiático e possuem um formato mais arredondado do crânio, sem apresentar os típicos bicos dos golfinhos. Por mais que possuam essas características mais incomuns, eles pertencem ao mesmo grupo de mamíferos que os golfinhos, chamado de cetáceos.

4 – Lampreias

As lampreias são animais de água doce semelhante às enguias. A região da cabeça é composta por uma grande ventosa que faz a sucção dos alimentos, enquanto os olhos são relativamente grandes e permitem que as lampreias tenham uma visão ampla ao seu redor. Os adultos podem ultrapassar os 120 centímetros de comprimento. Pense bem antes de mergulhar em um rio desconhecido...

5 – Markhor

O markhor é um animal caprino encontrado nos terrenos rochosos das montanhas do Himalaia e do Paquistão (sendo considerado um dos símbolos desse país). Ele é diferenciado dos outros caprinos por possuir chifres retorcidos e pelos que crescem desproporcionalmente embaixo do pescoço. Trata-se de um animal relativamente dócil, porém que quando se sente ameaçado pode ferir seus oponentes sem hesitação.

6 – Cervo Tufted

Os pequenos cervos da espécie Elaphodus cephalophus são caracterizados por possuírem um pequeno tufo de pelo negro que cresce no topo de suas cabeças e por terem dois dentes, como se fossem presas, que saem de suas bocas. Apesar dos dentes quase vampíricos, esses cervos são bastante dóceis, encontrados em diversas regiões da China.

7 – Toupeira-nariz-de-estrela

Essa esquisita espécie de toupeiras pode ser encontrada em regiões da América do Norte e é famosa por possuir o focinho com diversas terminações com receptores nervosos, como se fosse uma estrela em constante movimento. Ela vive nos túneis que cava debaixo da terra, se alimentando de pequenos animais que encontra pelo caminho. O nariz e os seus “tentáculos” são capazes de sentir e apalpar o terreno com bastante precisão, fazendo com que essa curiosa toupeira consiga “enxergar” por eles também, já que ela sempre está em locais escuros. 
FONTe: 
De acordo com uma interessante matéria publicada pela Scientific American, uma equipe de físicos acaba de apresentar evidências claras de que o nosso universo poderia ser apenas uma enorme projeção. A teoria de que o cosmos seria um holograma surgiu no final da década de 90, quando o físico teórico Juan Maldacena propôs um modelo no qual a gravidade seria proveniente de cordas vibrantes de espessuras infinitesimais.
Esse intrincado universo formado por cordas consistiria em nove dimensões do espaço, além de mais uma correspondente ao tempo. Esse cosmos seria como uma enorme projeção holográfica, enquanto toda a ação ocorreria em um universo muito mais simples e plano, desprovido de gravidade.
Apesar de parecer pura maluquice, a teoria de Maldacena de que o universo seria um holograma permitiu solucionar algumas inconsistências entre a física quântica e a teoria da gravidade de Einstein — já que, quando consideramos um buraco negro, as duas teorias entram em conflito —, além de oferecer uma base sólida para a teoria das cordas.

Simulações

No entanto, o modelo nunca foi comprovado rigorosamente, e acabou sendo deixado de lado, até agora. Segundo a matéria, físicos da Universidade Ibaraki, no Japão, apresentaram evidências efetivas de que a hipótese de Maldacena pode estar correta. Primeiro os físicos computaram a energia interna de um buraco negro, a posição exata de seus limites com relação ao resto do Universo — conhecidos como horizonte — e sua entropia.
Além disso, os físicos também computaram outras propriedades, baseadas nas previsões da teoria das cordas, assim como na ação de partículas virtuais, que continuamente aparecem e desaparecem do sistema. Depois, eles calcularam a energia interna correspondente ao cosmos plano e sem gravidade, descobrindo que os cálculos referentes aos dois universos diferentes apresentam resultados semelhantes.

Diferentes mas iguais

A descoberta é bem interessante, pois permite testar várias ideias da gravitação quântica e da teoria das cordas. Nenhum dos dois universos explorados pelos japoneses se parece ao nosso, já que o cosmos com o buraco negro conta com dez dimensões, sendo que oito delas formam uma esfera de oito dimensões. O outro cosmos tem apenas uma única dimensão, e suas partículas se organizam de forma que parecem molas conectadas umas às outras.
Os cálculos apontam que a teoria das cordas — com suas 10 dimensões — permite fazer as mesmas previsões que a teoria da física quântica padrão em menos dimensões. Assim, apesar de serem tão diferentes, esses dois cosmos são numericamente idênticos, o que significa que um dia talvez seja possível explicar as propriedades gravitacionais do nosso próprio universo, utilizando para isso um modelo mais simples no que se refere à física quântica.
O cientista nuclear José Luiz Santana, ex-presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), afirmou que o Brasil esteve perto de produzir uma bomba nuclear no início dos anos 90, mesmo depois que o ex-presidente José Sarney (1985-90) mandou desativar o buraco de testes na Serra do Cachimbo (PA).
Ele revelou que peças chegaram a ser fabricadas e um dos estoques de urânio enriquecido disponíveis para o artefato estava dentro de um contêiner no campus da USP. Ao conceder entrevista ao “Fantástico”, Santana contou que teve acesso a um relatório ultra-secreto que detalhava a construção da bomba. Segundo ele, a potência do artefato seria equivalente à das bombas lançadas no Japão em 1945.
Para desativar o programa, Santana transferiu as equipes para outros setores. Santana disse também que a última instalação submetida ao controle da CNEN foi Aramar, gerida pela Marinha. Ele contou que, durante a desativação, sofreu três atentados.
2005-09-20-CorreioBrasiliense-fig2 Aeroporto de Cachimbo