quarta-feira, 28 de novembro de 2012

On 01:55 by papa   No comments

Tecnologia funciona na rede social para recomendar ofertas e dar prêmios. 
Por enquanto está restrito a 30 estabelecimentos em São Paulo.

A Cielo anuncia nessa terça-feira uma atualização no software das maquininhas de crédito e débito que adiciona o suporte ao Facebook, rede social de um bilhão de usuários no mundo. Consumidores terão a opção de fazer check-in em estabelecimentos comerciais no momento em que realizam o pagamento.

Pelo que nos consta, trata-se da primeira parceira no mundo entre o Facebook e uma companhia especializada em transações comerciais. Bradesco e Banco do Brasil estão entre os acionistas da companhia.
Consumidor faz check-in e recomenda estabelecimento (imagem: divulgação)
Consumidor faz check-in e recomenda estabelecimento
Explicações dadas pela Cielo acabaram por não confirmar a ideia inicial de que a integração mostraria as compras do consumidor. Menos intrusiva, a atualização no software permite avisar aos amigos na rede social qual é o estabelecimento em que a pessoa está. Depende, claro, da aprovação do usuário cadastro no Facebook.

Consumidores interessados em participar da nova experiência da Cielo precisam acessar o aplicativo social Cielo Linkci e autorizar o acesso aos dados. Também nesta etapa será perguntado o nome do usuário, o número do CPF e o número do telefone celular. Com isso, o cliente fica cadastrado no banco de dados da companhia.

A partir daí, basta ir a um estabelecimento comercial com maquininha da Cielo e solicitar o pagamento com check-in. No primeiro pagamento será necessário digitar o número de CPF para que o cartão fique associado ao usuário no Facebook.

Não temos detalhes sobre as práticas de segurança para a integração com Facebook. A Cielo informa que nunca pedirá dados cadastrais ao usuário/consumidor. Além disso, os dados ficam salvos para uso exclusivo da companhia.
Além do check-in, o aplicativo social Cielo Linkci possibilita a criação de promoções e ofertas. Ao postar uma recomendação, os amigos que clicarem para resgatar a recomendação deverão ir ao estabelecimento portando o cartão cadastrado.
Nosso editor Rafael Silva reparou que o check-in proposto pela Cielo difere daquele do FourSquare. Enquanto o último “convida” os amigos na rede social a te encontrarem no lugar em que está chegando, a solução da Cielo limita-se a recomendar um estabelecimento depois de ir lá e consumir o produto ou serviço. Parece, para o Rafa, que o atributo social da coisadiminui no Linkci.

Cielo Linkci depende de adesão dos lojistas. Por enquanto, está somente em 30 locais na região metropolitana de São Paulo.

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