quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

1 - Tiwanaku e Puma Punku


Tiwanaku é um importante sítio arqueológico pré-colombiano localizado na Bolívia, e Puma Pumku é um complexo de templos e monumentos que faz parte desse lugar. As estruturas contidas ali são exemplos de engenharia tão monumentais que superam até mesmo o trabalho dos astecas.
Os blocos de pedra no local pesam muitas toneladas e não ostentam quaisquer marcas de cinzel, permanecendo o mistério sobre como eles foram moldados ou movidos. Algumas pedras são de arenito originário de um local de 10 quilômetros de distância de lá, sendo que uma de andesito tem origem a 50 quilômetros.





Isso tudo levanta a questão sobre como enormes blocos (de até 400 toneladas) foram transportados em uma época antes do cavalo domesticado na América do Sul. Em Puma Punku as pedras de origem vulcânica foram finamente cortadas, mas o processo realizado na criação das estruturas ainda não é totalmente compreendido pelos estudiosos.

 2 -  Ruído espacial


Em 2006, cientistas estavam tentando analisar estrelas primitivas quando se depararam com um problema: um ruído misterioso que atrapalhou o estudo. Eles ficaram perplexos com o barulho, pois sons não podem viajar através do espaço, embora ondas de rádio possam, o que os pesquisadores acreditam que o ruído era. No entanto, eles não têm a menor ideia de onde essas ondas de rádio estavam vindo. O som é seis vezes mais alto do que deveria ser, e não há qualquer explicação para a sua causa. A única coisa que os cientistas sabem é que não é nenhuma onda de rádio que atualmente conhecemos, nem vem de qualquer uma das primeiras estrelas ou partículas de poeira.



3 - Pássaros caindo do céu

mistérios da ciência

No Arkansas (EUA), cerca de um ano atrás, um bando de pássaros negros caíram do céu. Na época, fogos de artifício foram considerados culpados, embora esta teoria não tivesse sido bem testada. O problema é que o mesmo fenômeno ocorreu de novo no mesmo lugar, assim como já ocorreu em outros pontos do globo (Jatinga, uma aldeia localizada em um planalto indiano, é famosa devido aos acidentes em massa frequentes que fazem diversas aves se estatelarem no chão), e nem sempre é possível culpar fogos de artifício – ou qualquer outra coisa. Clássico mistério.

4 - Experiências de quase morte

mistérios da ciência

As pessoas têm relatado experiências estranhas quando estão perto da morte por muito tempo. Vários pesquisadores já procuraram testar a “sensação” de estar fora do corpo. Um estudo usou realidade virtual e câmeras, tocando primeiro o corpo virtual projetado e depois o real dos participantes, e então apenas o virtual. As pessoas estavam convencidas de que estavam sendo tocadas, mesmo quando não estavam. 

A experiência levou os cientistas a acreditar que a capacidade das pessoas de experimentar as coisas em seu corpo depende muito de onde eles acreditam que seu corpo esteja visualmente. Outras pesquisas procuraram compreender experiências de quase morte, estudando-as em um hospital durante vários anos. Esses pesquisadores querem provar se as pessoas estão experimentando ilusões, ou se a sua consciência está realmente “saindo” do corpo (o que tornaria o conceito de “alma” muito mais crível). Um estudo recente, inclusive, descobriu que as lembranças da experiência de quase morte são diferentes de memórias de eventos imaginados, e que as características fenomenológicas eram mais numerosas em memórias dessas experiências do que em memórias de eventos reais – a interpretação dos cientistas é que elas não podem ser consideradas como memórias de eventos imaginados, mas como percepções reais.

5 – Sacsayhuaman



Sacsayhuaman é um complexo murado perto da antiga cidade de Cuzco, que fica a uma altitude de mais de 3 mil metros. São três paredes paralelas construídas em diferentes níveis com pedras de calcário de tamanhos enormes.

Essas pedras classificam as paredes como sendo de arquitetura ciclópica ou megalítica. Não há outros muros como estes, e os cientistas não fazem ideia de como os blocos foram transportados. Estas pedras gigantes foram encaixadas tão perfeitamente que nenhuma folha de grama pode deslizar entre elas.

6 - Extinção da megafauna

mistérios da ciência

No passado, havia muitos animais grandes, como o elefante, caminhando sobre a Terra, como o mamute. Esses animais eram chamados de megafauna. No entanto, a maior parte desta megafauna desapareceu apenas recentemente, na faixa de dezenas de milhares de anos atrás, e os cientistas não sabem dizer por quê. Duas respostas principais têm sido sugeridas como a causa: a caça pelo homem e as mudanças climáticas. Aqueles que dizem que o culpado é a mudança climática muitas vezes têm pouca evidência para a hipótese, além de afirmar que não há provas suficientes para outra explicação. Já a teoria da caça tem muito pouca evidência arqueológica. O mistério permanece sem solução.

Fontes: Hypescience 
        Megacurioso 

0 comentários:

Postar um comentário