quarta-feira, 14 de maio de 2014

Oi minha gente, bem acho que muita gente aqui já sabe que sou muito fã da cultura japonesa, mas principalmente dos samurais (Acho eles incríveis), e blá blá blá. 

Mas resumindo toda minha baboseira de fã vamos ao que importa, esse post vai falar sobre o 4 hitokiris da era Bakumatsu. Para começar a Wikipédia vai nos oferecer uma definição do que é um hitokiri.:

Hitokiri (人斬) é um termo japonês que significa o ato ou a pessoa que "corta" com uma espada. Na era Bakumatsu, um grupo de quatro samurais contrários ao xogunato ficou conhecido como Bakumatsu Yondai Hitogiri, algo como "os Quatro Grande Assassinos do Bakumatsu".

colunas_japancultpopbr_Os_Quatro_Grandes_Assassinos_do_Bakumatsu'!!!_01


O fato bastante curioso, é que a história conta que durante o seu treinamento acadêmico e marcial, Kawakami Gensai, considerado o mais perigoso, não costumava vencer muitas lutas, mas por outro lado ele costumava dizer que achava que essas lutas de espadas de bambu não passavam de uma brincadeira.
Dos quatro samurais, Tanaka Shinbe foi o primeiro a morrer, o mesmo esteve envolvido no assassinato de Li Naosuke, que acabou originando vários anos de violência principalmente em Kyoto. Como a espada do Tanaka foi encontrada na cena do crime, ele foi chamado para um interrogatório, mas para proteger a sua honra cometeu o Seppuku (Ritual suicida que é feito para recuperar a honra pessoal ou limpar o nome da família, caso essa honra fosse perdida em alguma atitude indigna). Logo depois Izo Okada morreu, mas pouco se sabe sobre sua morte.
Exatamente na era Meiji, o governo armou várias acusações falsas contra Kawakami e ainda o mandou para uma missão armadilha, o que acabou resultando em sua morte, sendo o terceiro a morrer. E por fim morreu Kirino Toshiaki (um dos mais influentes samurais da história do Japão), ele se juntou ao exercito de Saigō Takamori durante a rebelião de Satsuma, que foi a última tentativa de rebelião contra o novo governo japonês. Kirino ficou ao lado do exército até o final, e foi morto exatamente no final da rebelião.
Como comentei anteriormente, gosto muito de ler ou assistir algo que retrate a história dos samurais, mas o que me deixou mais animado quando fiz a pesquisa sobre esses quatro samurais, foi descobrir que um dos personagens que eu mais gosto, Kenshin Himura, protagonista do anime e mangá Samurai X (Runonin Kenshin, se preferir), foi criado baseado na figura de Kawakami, tanto esteticamente quanto historicamente. (* Quem ainda não assistiu o Live-Action, assista, ficou muito bom!
colunas_japancultpopbr_Os_Quatro_Grandes_Assassinos_do_Bakumatsu'!!!_02

Fontes: Wikipédia e Anime-Sun

P.S.: Se quiserem alguma informação adicional sobre cada um dos samurais, eu posso deixar a preguiça de lado e traduzir as páginas em inglês que falam deles.



Bem, me pediram mais informações, então ai vai.:

Tanaka Shinbei

Tanaka Shinbei (田中 新 兵卫de 1832 - 11 de julho de 1863 ) foi um dos quatro membros da hitokiri , samurais de  elite , que operaram no Japão durante o xogunato Tokugawa em 1860. Os hitokiri incluindo Shinbei estavam trabalhando sob o comando do Takechi Hanpeita , o líder dos legalistas de Tosa , que buscavam derrubar o shogunato Tokugawa e restaurar o Imperador do Japão ao poder.

Shinbei estava envolvido no assassinato do Ii Naosuke , o chefe do Conselho de Anciãos de Edo que era o chefe de administração para o shogunato Tokugawa em 1860. Este assassinato provocou anos de violência no Japão especialmente em Kyoto , onde os assassinatos se tornaram comuns . O Shinsengumi foi formado em 1863 para suprimir os Hitokiri e Tosa legalistas e restaurar a lei e a ordem.

A espada de Shinbei foi encontrado na cena do assassinato de um alto funcionário Anenokoji . Ele foi levado para interrogatório em Kyoto e pediu para ver a espada . Ele cometeu seppuku , quando lhe foi dada a espada.

Kirino Toshiaki

Kirino Toshiaki (桐 野 利 秋, dezembro de 1838 -? 24 de setembro de 1877) foi um samurai japonês do final do período Edo, e um general do Exército imperial japonês do começo era Meiji.

Toshiaki Kirino 2.jpgKirino , também conhecido como Nakamura Hanjiro (中 村 半 次郎? ) , Era conhecido como um dos quatro Hitokiri do Bakumatsu . Seu estilo de espada era Ko- Jigen - ryu, um ramo da alta velocidade Jigen -ryu. As atividades da Kirino durante o início e meados da década de 1860 , eram em grande parte centrados em torno de Kyoto . serviu durante a Guerra Boshin , como um alto comandante das forças de Satsuma , ele era um oficial de alta patente do novo Exército Imperial . Kirino que era o representante do exército imperial na entrega de Wakamatsu Castle, onde recebeu a petição para a rendição de Matsudaira Katamori , o senhor de Aizu .

Kirino tornou-se um general de brigada , nos primeiros anos do Exército Imperial Japonês . No entanto, ele se juntou às forças de Saigo Takamori durante a Rebelião de Satsuma , participando na marcha para o norte para Kumamoto. Kirino permaneceu com Saigo até o fim, e foi morto no final da rebelião .


A esposa de Kirino , Hisa , era uma artista marcial habilidosa. Como pode ser visto em várias xilogravuras contemporâneas que retratam a revolta , ela também se juntou em sua marcha . Ao contrário de seu marido, ela sobreviveu e viveu até 1920.

Okada Izo

Okada Izo (冈田 以 蔵, Fevereiro 14, 1838 -? 03 junho de 1865) foi um samurai japonês do final do período Edo, temido como um dos quatro assassinos mais notáveis ​​do período Bakumatsu. Ele nasceu em Tosa. Izo e Tanaka Shinbei estavam ativos em Kyoto como assassinos, sob a liderança de Takechi Hanpeita.










Kawakami Gensai

Kawakami Gensai (河上彦斎, 1834-1871), foi um dos maiores hitokiri do período Bakumatsu, no século XIX, no Japão. Diz-se que poderia ser confundido facilmente com uma garota, ainda que a sua natureza fosse oposta à sua aparência. Tinha atitudes frias, calculistas e era considerado o mais perigoso dos quatro Hitokiri.
Kawakami ficou famoso por matar, cortando Sakuma Syouzan ao meio, em plena luz do dia, usando o seu estilo de Battojutsu, chamado "Shiranui-ryu" (literalmente, "estilo Shiranui", ou "estilo do fogo fátuo") e que consistia, essencialmente em dobrar perpendicularmente a perna direita, esticando a esquerda até ficar paralela ao solo e, depois, sacar da espada. Ainda que se lhe atribuam outros assassinatos, estes aconteceram sempre com uma aura de mistério e nunca ficou esclarecido como e quando aconteceram. Depois da Restauração Meiji, como a maioria dos governantes não necessitavam mais de seus assassinos, e com o fim da era dos samurais, as ideias xenófobase isolacionistas de Kawakami colidiram com as defendidas pelo governo, pelo que foi julgado sob acusações falsas e executado no quarto ano da era Meiji, em 1871. Porém, relatos indicam que não foi a xenofobia que Gensai não conseguiu esquecer, mas a integridade e a moral que devia sentir aos companheiros e às vítimas que ele executou.
O personagem ficcional Kenshin Himura, protagonista do animê e mangá Samurai X, foi criado baseado na figura de Kawakami, tanto esteticamente quanto historicamente.

5 comentários:

  1. Os 4 hitokiri- da era Bakumatsu


    Seria da hora um pouco mais de informação

    ResponderExcluir
  2. To lendo hoje isso. Bacana. No wikipedia tinha visto sobre o Gensai. Os outros não achava nada.

    ResponderExcluir
  3. existiu um samurai chamado tenko bonai semenko

    ResponderExcluir
  4. fica um email para alguem me informar maxindives@gmail.com

    ResponderExcluir