sexta-feira, 9 de maio de 2014

Uma matriz de microscópicos tubos de carbono ocos veio destronar o aerogel da sua categoria de material mais leve do mundo. Desenvolvido por uma equipa alemã, da Universidade Técnica de Hamburgo e da Universidade de Kiel, os nanotubos têm a densidade de apenas 0,2 miligramas por centímetro cúbico, quatro vezes menos do que o anterior material subtil.

Já, no ano passado, cientistas norte-americanos disseram ter encontrado material sólido mais leve do mundo, cem vezes mais leve do que espuma de poliestireno, conhecida por ter uma elevada resistência térmica – o aerogel. No entanto, o novo material aerografite – é tão leve que é feito quase que inteiramente de ar, em 99,99 por cento, para além de ser igualmente mais forte.

Apesar de ter uma aparência mais frágil, tem grande flexibilidade. O aerografite pode ser comprimido até ficar cerca de mil vezes menor, voltando ao tamanho original quando libertado e aguenta até 40 mil vezes o seu próprio peso.

O estudo foi publicado na revista Advanced Materials que destaca ainda o facto de ser uma estrutura metálica altamente condutora. E, entre as possíveis aplicações práticas, poderá ser utilizada para a nova geração de baterias para dispositivos eletrônicos, que exige condutores eléctricos cada vez mais compactos e leves.


Via: A Vida Bloga

0 comentários:

Postar um comentário