quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

On 14:41 by papa in , ,    No comments


Wolfram|Alpha (também escrito como WolframAlpha ou Wolfram Alpha) é um mecanismo de conhecimento computacional (computational knowledge engine) desenvolvido pela Wolfram Research. É um serviço on-line que responde às perguntas diretamente, mediante o processamento da resposta extraída de base de dados estruturados, em lugar de proporcionar uma lista dos documentos ou páginas web que poderiam conter a resposta, tal como faziam os mecanismos de busca.
Anunciado em março de 2009 pelo físico britânico Stephen Wolfram, e em funcionamento desde 15 de maio de 2009, Wolfram|Alpha se baseia no outro carro-chefe da empresa, o Mathematica, uma plataforma computacional ou toolkit que abrange álgebra computacional, computação simbólica e numérica, visualização e recursos de estatística. Dados adicionais são coletados de um número seleto de sites acadêmicos e comerciais.

Por trás das cortinas:

Quando Stephen Wolfram tinha apenas 15 anos, ele teve seu primeiro artigo científico publicado (sobre física de partículas). Ele obteve seu PhD em física teórica do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) aos 20. Em 1981, Wolfram foi o mais jovem vencedor da bolsa de pesquisa Fundação MacArthur, conhecida como a "bolsa dos gênios". Foi nessa época que ele começou a estudar os sistemas da natureza e sua complexidade.
Wolfram começou a usar computadores em 1973. Em 1986, sua empresa, a Wolfram Research, lançou a primeira versão de seu respeitado software Mathematica. O Mathematica é usado em todos os tipos de indústria, incluindo engenharia, ciências e finanças, e é capaz de realizar computação de alto-nível e modelagem. Os algoritmos do Mathematica são usados para calcular e exibir os resultados no Wolfram|Alpha.
Em 2002, Sthepen Wolfram publicou um livro chamado "A New Kind of Science" (Um Novo Tipo de Ciência), no qual ele explica sua crença de que regras simples podem explicar problemas complexos. Como Wolfram explicou no post de março de 2009 no seu blog, os princípios desse livro e o poder computacional proporcionado pelo software Mathematica tornaram possível criar o Alpha.
Um dos objetivos de Wolfram é tornar possível "perguntar ao computador qualquer pergunta realista e ter a reposta". Mas o processamento da linguagem natural não é fácil. De acordo com a Wolfram Research, o Web site usa algoritmos e software de análise para identificar padrões nos dados. Isso o ajuda a identificar termos abreviados que as pessoas usam ao fazer suas perguntas. Isso também o ajuda a adivinhar o que você está tentando encontrar quando faz uma consulta na sua caixa de busca.

Links úteis: 



Fontes: HSW

0 comentários:

Postar um comentário