quarta-feira, 20 de março de 2013

On 04:22 by papa   No comments
No texto sobre a imigração no Brasil, estudante aproveitou para citar o hino do seu time do coração Foto: Reprodução

Um estudante de São José do Rio Preto (SP) escreveu trechos do hino do Palmeiras na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele publicou uma cópia da prova no Facebook, com a nota recebida por ela ao lado: 500 pontos, em uma escala que vai de 0 a 1 mil. "Bom, para quem duvidou ai está a prova. Minha redação do Enem com o hino do Palmeiras, e a nota que recebi por ela", escreveu o jovem.


O jovem até chegou a abordar o tema da redação do ano passado, os movimentos imigratórios para o Brasil no século 21, mas a partir do segundo parágrafo intercalou a problemática proposta com as estrofes do hino do time do coração. Após questionar se o Brasil está em condições de receber tantos imigrantes, ele começa a abordar o Palmeiras. 


"As capitais, praias e as maiores cidades são os alvos mais frequentes dos imigrantes, porque quando surge o alviverde imponente no gramado onde a luta o aguarda, sabe bem o que vem pela frente e que a dureza do prélio não tarda", diz o texto.

No dia 7 de janeiro, o jovem já havia brincado com a nota na prova. "O melhor do Enem é fazer uma redação com o hino do Palmeiras, e ainda tirar nota... Ufa que eu já passei por esta fase. E desejo toda a sorte para quem está passando por ela". Ele ainda emendou: "O Enem só me faz rir". 


Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disse que os avaliadores "identificaram a impertinência do texto inserido, o que trouxe para a redação palavras e expressões sem sentido e em estilo inadequado ao tipo textual exigido na prova". Segundo o Inep, por causa dessas expressões a redação obteve nota 500.


"Desconsiderada a inserção inadequada, o texto tratou do tema sugerido e apresentou ideias e argumentos compatíveis. O texto indica compreensão da proposta da redação, não fugiu ao tema por completo e não feriu os direitos humanos", complementa a nota.

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário