sábado, 25 de janeiro de 2014

On 14:01 by papa in , , ,    No comments
dsfbn
Já viu “007”, “Missão Impossível”, a trilogia “Bourne”, “Rede de mentiras”? São todos excelentes filmes de agentes secretos e espionagens mirabolantes. A ficção adora falar disso e as histórias são sempre muito empolgantes. Mas a realidade é muito mais cruel. Diversos documentos vazados nos últimos anos revelam esquemas reais de espionagem implantados pelos Estados Unidos. E o que é pior: o alvo não são apenas governos de outras nações, mas também pessoas comuns! Computadores, emails, redes sociais, ligações telefônicas, SMS e jogos online, está tudo hackeado pelos EUA.
Ano passado, as revelações de Eward Snowden, ex-funcionário da NSA, agência de inteligência americana, chocaram o mundo. Documentos vazados por ele provaram que os EUA estavam monitorando e-mails e ligações telefônicas de cidadãos de diversos países, incluindo os brasileiros e a própria Presidenta Dilma! Além disso, a NSA manteve uma base de espionagem em Brasília até 2002.
E as denúncias não param de crescer. Recentemente, o importante jornal americano New York Times revelou que essa mesma agência de inteligência instalou softwares de vigilância em quase 100 mil computadores do mundo todo! O objetivo seria realizar operações de vigilância. Os alvos foram unidades militares na China e na Rússia, além de cartéis de droga do México e empresas da União Europeia e de países do Oriente Médio. A maioria dos computadores “infectados” pelos programas estava conectada à internet, mas os americanos possuem uma tecnologia que permite hackear até mesmo máquinas offline! E você preocupado para que ninguém descobrisse sua senha no Facebook, né?
Como se não bastasse monitorar computadores, e-mails e ligações telefônicas, os EUA também grampearam SMS! A descoberta foi do jornal britânico The Guardian. Segundo a publicação, o governo americano armazena quase 200 milhões de mensagens de texto diariamente, das quais extrai informações como localização do usuário, contatos telefônicos e até transações financeiras. E o que é mais bizarro: os SMS enviados por americanos costumam ser removidos da base de dados que o governo mantém, mas as mensagens de cidadãos de outros países permanecem sob investigação!
Outra revelação bombástica é a de que o governo americano também espionou jogos virtuais e online! A informação foi descoberta a partir dos documentos vazados por Snowdem. Através deles foi possível saber que agentes da NSA se “infiltravam” como usuários do Second Life e do World of Warcraft em busca de possíveis terroristas e informantes. Quer dizer que agora a gente não pode nem mais jogar em paz?
É, pelo visto a gente tem que tomar muito cuidado com o que anda teclando por aí…

0 comentários:

Postar um comentário