sexta-feira, 27 de dezembro de 2013
Nosso planeta ainda é o único que tem condições para o desenvolvimento da vida, por enquanto!
Enquanto os pesquisadores, astrólogos e cientistas não encontram outro que seja habitável, vamos conhecer ou relembrar algumas curiosidades sobre este lugar incrível, que aos poucos vai sendo consumido e destruído pelo homem!
Vou compartilhar com você 10 curiosidades incríveis sobre o planeta Terra, confira!
1. O buraco na camada de ozônio está ficando cada vez menor, e em 2012 registrou o segundo menor buraco nos últimos 20 anos.
2. O lugar mais profundo dos oceanos tem mais de 11 quilômetros de profundidade e uma depressão com 2.550 km de extensão, e está localizado na Fossa das Marianas no Oceano Pacífico.
3. Estima-se existir mais de 1 milhão de espécies vivas nos oceanos e apenas um terço foi descoberto até o presente.
4. Nosso planeta está rodeado por cerca de 38 mil pedaços de lixo espacial, que incluem pequenos objetos até satélites desativados.
5. A ISS é o objeto mais caro já criado com um custo estimado em 150 bilhões de dólares.
6. Em toda história do planeta Terra se registrou cerca de 106 bilhões de pessoas, atualmente cerca de 7 bilhões deste total estão vivas. Em 2050 estima-se que chegaremos a marca de 10 bilhões de seres humanos.
7. A Terra é bombardeada diariamente com aproximadamente 100 toneladas de meteoros, a maioria deles são destruídos quando entram em contato com a atmosfera.
8. Cerca de 99% de todo ouro que existe na Terra está localizado no seu núcleo. Esta quantidade é suficiente para formar uma crosta de 50 centímetros ao redor do planeta.
9. O ser vivo mais antigo descoberto pela ciência tem cerca de 3,6 bilhões de anos. Trata-se de uma bactéria fossilizada encontrada na Austrália.
10. Cerca de 75% de todos os animais viventes do planeta Terra podem se extinguir em 300 anos.
sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
Sob a capa de gelo da Antártida se enconde um mundo ainda desconhecido e bastante estranho para nós. Uma recente descoberta mostra como a vida pode evoluir e se adaptar aos ambientes mais hostis. Este é o caso de uma incrível criatura, com tamanho de um camarão, encontrada durante uma expedição ao continente gelado.
As imagens permitem observar um animal de uns seis ou sete centímetros, com uma poderosa mandíbula, que compreende quase toda a cabeça da criatura, e quatro espécies de presas afiadas. O achado engrossa a lista de animais ainda desconhecidos da ciência, um número que vem aumentando como nunca nos últimos dez anos.
A expectativa é que após a divulgação desta descoberta, colaborares e biólogos ao redor do mundo possam contribuir com seus conhecimentos para que alguma luz seja lançada sobre este enigmático animal e com quais espécies ele poderia estar relacionado.
Veja mais imagens do animal desconhecido
São várias as pistas que indicam que o Tubby é apenas mais uma trollagem da internet, incluindo postagens no perfil do Twitter do site "Não Salvo". Mais informações devem ser liberadas no decorrer do dia, mas já é possível conferir a falta de veracidade do app.
Mas o principal é o vídeo acima, um "clipe institucional" do Tubby que conta até com um suposto investidor sul-coreano. Só por ser profissional demais já é possível desconfiar, mas a farsa só é revelada se você ativar as legendas do YouTube, que se sobrepõem às embutidas no clipe e revelam o verdadeiro conteúdo da mensagem. O executivo é, na verdade, o ator Pyong Lee.
O vídeo com a legenda sobreposta.
No final da mensagem, consta que o clipe é uma parceria entre o canal de humor de Lee no YouTube, o cuboX, o site "Não Salvo" (note que o idealizador do site, Maurício Cid, aparece aos 1:30 entregando inocentemente um papel para um colega) e os dois supostos criadores do app, Rafael Fidelis e Guilherme Salles, que chegaram até a dar entrevistas em alguns veículos de comunicação. O site oficial do Tubby agora redireciona o usuário diretamente para o vídeo, que afirma que nenhuma linha de código foi escrita ou poderia ficar pronta em tão pouco tempo.
Mais que uma "zoeira sem limites"
Na legenda oculta, há a mensagem de que a brincadeira pode até ter existido mais pela "trollagem", mas se trata também uma lição moral valiosa para quem acha correto e divertido julgar as mulheres de um jeito tão vulgar a partir de uma ferramenta anônima, além de acreditar em qualquer coisa que surge na rede.
Fonte: Tubby App
O Facebook adotou uma postura mais contundente a respeito da nova política de suas fan pages. Se os anunciantes quiserem que suas postagens alcancem toda a base de fãs e cheguem a um número maior de pessoas, eles terão de pagar por isso.
Essa estratégia, na verdade, já vem sendo percebida há algum tempo pelos administradores de páginas de empresas e se tornarão ainda mais evidentes nos próximos dias. O Advertising Age teve acesso a um plano comercial enviado pela rede social a alguns de seus parceiros, nos quais detalhava que a distribuição orgânica das mensagens irá diminuir gradualmente ao longo do tempo “a fim de garantir uma experiência significativa com o site”.
Essa postura é bem diferente da que a rede social adotou há um ano, quando as agências de publicidade começaram a levantar a hipótese de que o alcance orgânico dos posts estaria diminuindo. Na ocasião, o Facebook alegou que estava alterando seus algoritmos a fim de bloquear spams e que isso poderia, por um período, impactar a distribuição.
Agora, no entanto, o Facebook está dizendo aos anunciantes que a melhor maneira de conseguir projetar suas mensagens é ampliar o número de postagens pagas, a fim de maximizar a entrega de notícias e de conteúdo. O documento enviado pela rede social aos parceiros contém três páginas nas quais o Facebook indica maneiras de as empresas fazerem publicações mais eficazes – sempre com uso de suas ferramentas de publicidade.
Com informações do Advertising Age
No dia-a-dia, conceitos básicos de física (como força, aceleração e pressão) não causam tanto espanto, nem soam absurdos. Quando mudamos para outros cenários, porém, as regras mudam: no mundo subatômico, por exemplo, partículas podem estar em dois lugares ao mesmo tempo, e só o fato de observá-las já altera seu estado; buracos negros podem conter a massa de uma estrela condensada em um único ponto; e para um objeto viajando à velocidade da luz, o tempo passa mais devagar.
Confira a seguir estas e outras ideias que fogem do que nós consideramos “normal” – mas que não causam tanto espanto em cientistas da área.
1 – RELATIVIDADE
O termo se refere a duas das mais famosas teorias da física, ambas propostas por Albert Einstein. Na primeira, divulgada em 1906, o físico demonstrou, por meio de uma série de cálculos, que a velocidade da luz é a maior que pode ser atingida por um corpo. Outra ideia defendida por Einstein foi a de que o tempo pode passar mais devagar (ou mais rápido) conforme a velocidade do observador.
Em 1916, ele publicou uma versão expandida dessas ideias, chamada de Teoria Geral da Relatividade. Desta vez, ele abordou também a questão da gravidade, que, segundo ele, seria uma distorção do espaço-tempo causada por objetos massivos. Essa teoria também prevê a existência dos estranhos buracos negros e ajuda a compreender a distorção sofrida pela luz ao atravessar galáxias (causada pela grande força gravitacional desses objetos).
2 – MECÂNICA QUÂNTICA
Átomos, todo mundo sabe, são extremamente pequenos. Partículas como prótons e elétrons, por sua vez, são ainda menores, tão pequenas que, em seu “mundo”, prevalece a Mecânica Quântica – proposta no começo do século 20.
Na escala subatômica, as partículas podem se comportar como ondas e podem estar em mais de um lugar ao mesmo tempo. É na Mecânica Quântica que estão outros conceitos curiosos, como “emaranhamento” e o “Princípio da Incerteza”.
3 – TEORIA DAS CORDAS
Essa teoria (que, por sinal, é estudada pelo personagem Sheldon Cooper, do seriado The Big Bang Theory) sugere que partículas não são pequenos pontos, mas dobras em objetos unidimensionais similares a cordas. A diferença entre as partículas seria a frequência com que as cordas vibram.
A Teoria das Cordas é uma tentativa de conciliar a Física Quântica e a Teoria Geral da Relatividade, além de uma possível base para a hipotética “Teoria do Tudo”, que, supostamente, será capaz de unir todos os conceitos físicos e explicar o universo.
4 – SINGULARIDADE
Na física, o termo se refere a um ponto em que tempo e espaço estão infinitamente curvados. Acredita-se que existem singularidades no centro de buracos negros (dentro dos quais, por exemplo, a massa de uma estrela pode estar condensada em uma região minúscula, ou mesmo em um único ponto) e, ainda, que o próprio Big Bang teria começado a partir de uma.
5 – PRINCÍPIO DA INCERTEZA
Formulado em 1927 pelo físico alemão Werner Heisenberg, o princípio seria uma das consequências da Mecânica Quântica e se refere à precisão máxima em que seria possível medir a localização e a velocidade de uma partícula subatômica.
Há dois fatores por trás da incerteza apontada pelo princípio: o primeiro é o de que a simples medição de algo (no caso, uma partícula) já afeta este objeto; o segundo é o fato de que o mundo quântico não é “concreto”, mas baseado em probabilidades, dificultando a medição do estado de uma partícula.
6 – GATO DE SCHRÖDINGER
Esse termo se refere a uma experiência teórica imaginada pelo físico austríaco Erwin Schrödinger em 1935, que demonstraria o quão estranha era a incerteza por trás da Mecânica Quântica.
Schrödinger propôs que se imaginasse um gato, preso em uma caixa junto com material radioativo. No experimento, haveria 50% de chance de que o material se deteriorasse, emitindo radiação e matando o gato, e 50% de chance de que o material não emitisse radiação e que o gato sobrevivesse.
De acordo com a física clássica, um desses cenários obrigatoriamente se tornaria realidade e poderia ser observado quando alguém abrisse a caixa. De acordo com a Mecânica Quântica, contudo, o gato não estaria nem vivo nem morto até que alguém abrisse a caixa e observasse (medindo e, portanto, afetando a situação).
7 – EMARANHAMENTO
É um dos fenômenos mais conhecidos da Mecânica Quântica, no qual duas partículas, mesmo quando separadas por uma enorme distância, são afetadas mutuamente – ou seja, se uma se move, a outra se move na mesma direção.
O conceito perturbou o próprio Albert Einstein, que o chamou de “assombrosa ação a distância”. O emaranhamento já foi induzido em experimentos e cientistas esperam, algum dia, poder aproveitá-lo para criar computadores supervelozes.
Fonte: LiveScience
quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
Tenho certeza que você já ouviu falar de Abraham Lincoln, inclusive já falamos sobre ele aqui. Herói, mártir e até caçador de vampiros, ele é o presidente que todos os outros presidentes querem ser quando crescer.
No seu único mandato, ele libertou os escravos, realizada junto a União, e mostrou ao mundo como gerenciar um país como um grande chefe. Mas ao mesmo tempo ele foi muito ruim, pois ele realizava tudo isso ao mesmo tempo em que era um desprezível, trapalhão e autoritário.
Confira esta lista com 10 razões pelas quais Lincoln foi secretamente um presidente terrível e me diga sua opinião! Não se esqueça de compartilhar este e outros posts no Facebook e no Twitter, isto nos ajuda a ficar de pé e entregar mais posts legais, já que o Facebook está diminuindo o alcance de nossas publicações! Obrigado e boa leitura!
10. A imposição de censura
Vamos fingir por um segundo que na primeira página do The Washington Post hoje tenha uma matéria falando de Obama. As alegações podem ser infundadas, e até mesmo caluniosas, conter citações mal atribuídas ao presidente que poderia inclusive prejudicar o esforço de retirada do Afeganistão. Agora imagine que este artigo revela ser uma farsa e Obama responde enviando seus militares para confiscar os papéis dos escritórios e prender seus editores. Seria um ultraje, certo?
Bem, isso é exatamente o que Lincoln fez em 1864. Quando dois jornais imprimiram uma mensagem falsa do presidente, Lincoln reagiu ordenando uma intervenção militar nos jornais. A justificativa foi a de que o artigo em questão foi prejudicial para o governo durante um momento de crise nacional. No final, Lincoln fez a coisa certa ao ordenar a liberdade aos editores presos, mas três meses depois deu uma voadora na boca da liberdade de expressão.
9.Deportando seus críticos
Enquanto vivemos tempos de liberdade de expressão, vamos conhecer Clement L. Vallandigham. Um democrata de Ohio, que durante os dias negros da Guerra Civil gostava de irritar seus rivais republicanos, opondo-se tudo o que representavam. No ano de 1860 ele fez campanha para acabar com a guerra criticando Lincoln por sua abordagem arrogante à liberdade civil. Lincoln responde a críticas mandando prender Vallandigham, e julgado pelos militares foi deportado para as linhas inimigas.
Só para ficar claro, Vallandigham não era um espião e nem estava ajudando a Confederação. Ele era apenas um cara que tinha uma admiração equivocada pelo Sul e se sentiu desconfortável em vencer uma guerra esmagando a liberdade de civis. Deportá-lo por expressar esses pontos de vista estava longe de ser uma democracia, como você pode ver. Então, novamente Lincoln fez um monte de coisas que não exatamente se coaduna com a nossa ideia de um líder democrático.
8. Suspendendo Habeas Corpus
Todos os dias vemos nos noticiários, políticos corruptos, criminosos sendo soltos por habeas corpus, contudo você sabe que o habeas corpus é um importante princípio jurídico. Na essência, isso significa que qualquer estado que ordena sua prisão tem que, em seguida, justificar sua prisão perante um juiz. Não ter esse direito significa que qualquer um pode ser sumariamente preso e deixado para apodrecer na cadeia.
Em 1860 durante a Guerra da Secessão, os EUA se tornou um país dividido por causa da divisão entre Norte e Sul. Lincoln, como comandante-chefe das forças da União, foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a assumir vastos poderes não estabelecidos na Constituição americana.
O presidente suspendeu o direito ao habeas corpus - o direito da pessoa presa a ser ouvida na Corte Judicial. Lincoln recebeu duras críticas por causa desta acção. O Partido Republicano e o governo de Lincoln receberam duras críticas do Partido Democrático da União, que queria o fim imediato da guerra. Mesmo alguns membros do próprio Partido Republicano, que formavam a ala extremista do Partido, criticaram Lincoln, pedindo por esforços de guerra mais agressivos, a imediata abolição da escravatura e mudanças imediatas na estrutura sócio-econômica dos Estados do Sul dos Estados Unidos.
7. A nomeação de Ambrose Burnside
Para um presidente amplamente aceito por ter sido um gênio estratégico, Lincoln certeza tinha um talento especial para escolher generais incompetentes. Em novembro de 1862, ele nomeou o republicano Ambrose Burnside para tomar o controle do Exército do Potomac, e você quer adivinhar o que aconteceu em seguida?
Cinco dias depois de assumir o cargo, Burnside revela a Lincoln seu plano para um assalto ousado na capital confederada. Burnside, contra o conselho do presidente, prematuramente lançou uma ofensiva em todo o rio Rappahannock e foi surpreendentemente derrotado por Lee em Fredericksburg , em dezembro. Não só tinha Burnside foi derrotado no campo de batalha, mas seus soldados estavam descontentes e indisciplinados. Deserções durante 1863 foram na casa dos milhares e aumentou após Fredericksburg. Lincoln trouxe Joseph Hooker , apesar de seu registro de conversa solta sobre a necessidade de uma ditadura militar.
6. Suspensão da Proclamação de Emancipação dada pelo General Hunter
Não é nenhum segredo que Lincoln odiava a escravidão, e certa vez ele declarou que “se a escravidão não é errado, nada está errado.” Mas houve pelo menos uma outra coisa que ele odiava com igual ferocidade, subordinados pisando na ponta dos pés. Em maio de 1862, estas duas paixões se colidiram com resultados deprimentes.
Algumas semanas antes, soldados da União, sob o comando do general David Hunter tinham conseguido ocupar um pedaço da Carolina do Sul, da Flórida e Geórgia. Com a Confederação agora vencido na região, Hunter tomou uma atitude tanto heroica quando inesperada, ele declarou que todos os escravos dos estados ocupados eram livres. Mas infelizmente para os 100.000 ou mais escravos sua proclamação foi revogada uma semana mais tarde, pois o “Grande Emancipador” Lincoln suspendeu a sua ordem , esmagando quaisquer sonhos de liberdade que possam ter tido naquele instante.
Claro, Hunter nunca teve o direito de emitir sua ordem, pois o próprio Lincoln queria e fez a Proclamação de Emancipação apenas alguns meses mais tarde. Ainda assim, o incidente continua a ser um lembrete de que Lincoln valorizava outras coisas acima da abolição, ou seja, seu próprio ego inflado.
5. Nomeação do General Hooker
O General Joseph Hooker não foi tão incompetente como o comicamente velho Ambrose Burnside, mas em sua própria maneira especial, ele foi provavelmente pior. Nomeado para substituir Burnside após a lama de março, ele era tão fraco no comando que Lincoln pessoalmente escreveu-lhe uma carta dizendo-lhe não realizasse nenhum movimento estranho sem lhe consultar, uma vez que Lincoln já tinha feito o compromisso de deixá-lo no cargo. Poucos meses depois de começar o show, Hooker enviou as suas tropas para a derrota decisiva na Batalha de Chancellorsville.
Chancellorsville é conhecida como a “batalha perfeita” de Lee, porque sua decisão arriscada de dividir seu exército na presença de uma força inimiga muito superior resultou em uma vitória confederada significativa. A vitória, um produto da audácia de Lee e do desempenho de combate tímido de Hooker, foi temperada por pesadas baixas e o ferimento mortal do tenente-general Thomas J. “Stonewall” Jackson em um fogo amigo, uma perda que Lee comparou a perda do meu braço direito”.
Quando as tropas vitoriosas de Lee correram para Pensilvânia, Hooker não conseguiu parar ou enfrentá-los e desperdiçou um tempo precioso com foco na capital confederada em vez de iniciar a perseguição. Finalmente, na véspera da Batalha de Gettysburg, Lincoln o afastou de seu cargo, o primeiro movimento inteligente que ele fez em nove meses de contratação de idiotas.
4. Coadjuvante com donos de escravos
A reputação moderna de Lincoln é a de um homem brilhante sempre procurava fazer a coisa certa, especialmente em relação a escravidão. A verdade é um pouco menos perfeita. Na realidade, Lincoln foi antes de tudo um pragmático, e este pragmatismo algumas vezes o levou a apoiar algumas leis verdadeiramente repugnantes.
Lincoln sempre foi a favor da Lei do Escravo Fugitivo. Em 1859, quando o partido republicano de Ohio denunciou a captura de escravos fugitivos, Lincoln contestou afirmando que isso poderia ser um golpe fatal no partido republicano, e tomou medidas urgentes pra impedir que o partido fizesse o mesmo em Illinois: “Eu vos asseguro que a causa republicana não terá chances em Illinois se assumir essa plataforma política”. Em 1854 ele havia dito, “Eu os daria aos sulistas qualquer legislação que lhes garantisse a restituição de seus fugitivos”.
Isso mesmo, o homem que, eventualmente, “libertou os escravos” quase os condenou a uma eternidade de servidão em seu lugar.
3. Na falta de nativos americanos
Você pode perceber nesse post que Lincoln realmente não era exatamente amante da igualdade que Hollywood gosta de fingir que ele era, mas há um grupo étnico que sentiu mais intensamente na pele do que talvez qualquer outro grupo. Apesar de toda sua conversa sobre a igualdade, a primeira presidência republicana da história foi marcada por uma onda de brutalidade chocante para com os nativos americanos.
Em 1863, a administração Lincoln supervisionou uma das maiores grilagem de terras nos navajos e apaches Mescalero fora do território do Novo México e em uma reserva chamada Bosque Redondo a 725 km de distância. Em uma viagem definida como marcha da morte, milhares de pessoas foram conduzidos através de um deserto quente com poucos recursos de abastecimento, e cercado por um exército que sumariamente executava os retardatários. Quando os sobreviventes chegaram ao Bosque Redondo, eles foram empurrados para acampamentos, repletos de doenças miseráveis e simplesmente deixados para morrer. No momento em que a decisão foi revertida, um terço das pessoas enterradas foram mortos de exposição ou inanição.
Por pior que seja, está longe de ser o único exemplo. Massacres eram assustadoramente uma rotina durante esses anos e muitas vezes não foram punidos, mas se fossem os nativos americanos fazendo massacres, eram executados com rigor. Em suma, a presidência de Abraham Lincoln não foi um grande momento para os nativos americanos. Os nativos brasileiros que o digam, mas isto é outra história!
2. Supervisionando um campo de concentração
Não foram apenas os nativos americanos que tiveram a experiência de campos de extermínio durante os anos de Lincoln. Bem-vindo ao Camp Douglas, o tipo de lugar que justifica a criação da frase “o inferno na Terra”. Se você fizesse parte de uma tropa confederada durante os anos sombrios de 186 a 1865, havia uma boa chance de você acabar ali, com uma probabilidade muito elevada de morrer logo. Destinado a abrigar 6.000 presos, ela geralmente abrigava cerca de 12.000, e tal grave superlotação teve consequências. No Brasil não temos superlotação! (risos)
Como não havia comida suficiente para todos, os presos foram se alimentando com carne estragada e batatas. Saneamento era inexistente e a falta de esgotos significa montes de lixo acumulado, criando um paraíso propício para bactérias. A varíola, malária e outras doenças mataram dezenas de centenas. Tempestades transformarvam o acampamento em um banho de lama fétida, enquanto o inverno congelava os presos até a morte. O hospital da prisão estava superlotado com corpos de doentes e deficientes.
Douglas continua a ser uma mancha no registro de Lincoln como um lugar onde os ideais de esperança e democracia nunca existiram.
1. Defendendo limpeza étnica
Crédito da foto: Paul M. Walsh
A maioria de nós provavelmente não associamos Abraham Lincoln com conceitos de limpeza étnica, mas ele desejava uma América completamente e totalmente desprovida de pessoas negras.
Durante quase toda a sua vida, Lincoln apoiou e, às vezes, foi a força motriz por trás de um plano para reunir todas as pessoas negras no país e enviá-los à força para outro lugar. Este não era apenas um desejo ocioso de qualquer um. Em 1863, Lincoln aprovou pessoalmente um pedido para escravos libertos serem enviados para as colônias remotas na América Central e América do Sul. Um carregamento “teste” de 450 escravos emancipados sequer foi despachado para o Haiti, onde a sua nova colônia foi devastada pela varíola e fome, e os sobreviventes tiveram que ser resgatados. Ainda em 1864, Lincoln estava com a intenção de avançar com este plano, de alguma forma ou de outra, acreditando que brancos e negros nunca seria capazes de viver juntos como iguais.
Concluindo, o velho Abraham Lincoln não era o santo que todos querem nos fazer crer. Sem duvidas ele fez algumas coisas incríveis em seu único mandato como presidente, mas é apenas uma vergonha que ele tivesse que contrabalancear-los com alguns erros verdadeiramente hediondos.
Leia também A história negra de Lincoln
Fontes Listverse | Wikipedia
Visto em: AhDuvido
On 09:05 by papa in #Curiosidades, #EspadasLendária, #Excalibur, #Imagens, #Interessante No comments
A lenda de Excalibur é uma das histórias mais famosas do mundo. Ela fala de uma espada que foi encontrada em uma pedra e que só poderia ser retirada pelo novo rei da Grã Bretanha, que foi Arthur. Existe também outra versão desse conto, onde ele teria ganho a espada da Dama do Lago, mas não é sobre essa variante que falaremos aqui.
Esse papo de espada na pedra pode até parecer coisa de lenda, mas é algo bem real. Na Itália, mais precisamente na capela de Monte Siepi, existe uma espada encravada em uma pedra e um mistérios sobre sua origem.
O cavaleiro e o arcanjo
São Galgano foi um cavaleiro que viveu na Toscana durante o século XII. Dizem que, certa vez, o Arcanjo Gabriel surgiu para esse homem, que era muito pecador, e ordenou que o mesmo largasse essa vida de pecados e se virasse para Deus.
Em resposta, o cavaleiro falou para o enviado de Deus que era mais fácil partir uma pedra ao meio, com uma espadada, do que conseguir andar na linha. Para provar seu ponto, o homem pegou a espada e bateu com toda a força na pedra. Só que, ao contrário do que imaginava, a pedra foi cortada como manteiga.
São Galgano jamais conseguiu retirar a espada da pedra e ela está lá até hoje.
A lenda
A história do Rei Arthur e sua espada remonta de uma data anterior ao século XII, mas a parte da lenda que fala da arma enterrada na pedra, só apareceu em registros após o século no qual São Galgano viveu. Por isso acredita-se que a lenda da Excalibur tenha sido, de alguma maneira, baseada na história do cavaleiro e do anjo.
A espada de São Galgano, atualmente, pode ser visitada na capela, onde ainda está encravada na pedra. Testes feitos revelaram que ela realmente data o Século XII, confirmando uma parte da lenda. No final, a lenda de duas espadas pode ter se fundido para gerar a história por trás da grande Excalibur.
Finalmente dezembro e como de costume alguns mangás entram em pausa até o começo do novo ano. Sendo assim, aquela listinha tradicional dos mais vendidos surgiu. A Oricon é o grupo japonês responsável por fazer o levantamento dos números. Da uma olhada na lista que mais uma vez tem One Piece como grande nome:
1. One Piece com 18,151,599 de cópias
2. Attack on Titan com 15,933,801 de cópias
3. Kuroko’s Basketball com 8,761,081 de cópias
4. Magi com 7,151,001 de cópias
5. Naruto com 5,553,933 de cópias
6. Silver Spoon com 4,858,699 de cópias
7. Assassination Classroom com 4,595,820 de cópias
8. Hunter X Hunter com 4,231,475 de cópias
9. Fairy Tail com 3,790,151 de cópias
10. Terra Formars com 3,602,630 de cópias
2. Attack on Titan com 15,933,801 de cópias
3. Kuroko’s Basketball com 8,761,081 de cópias
4. Magi com 7,151,001 de cópias
5. Naruto com 5,553,933 de cópias
6. Silver Spoon com 4,858,699 de cópias
7. Assassination Classroom com 4,595,820 de cópias
8. Hunter X Hunter com 4,231,475 de cópias
9. Fairy Tail com 3,790,151 de cópias
10. Terra Formars com 3,602,630 de cópias
A grande surpresa sem dúvidas é Attack On Titan que já no seu primeiro ano superou nomes como Naruto. One Piece continua liderando as vendas porém tá começando a ser incomodado por Eren e sua turminha.
Apesar do líder vender mais de 18 milhões, nem de longe essa é uma marca mais incrível de vendas. O próprio One Piece chegou a vender 31 milhões de cópias em 2011. Maldita internet.
Nascido em Washington, Chuck Palahniuk apareceu ao mundo com o controverso “Clube da Luta”, seu romance mais famoso. Com seu jeito direto, irônico e ácido de contar uma historia, logo ganhou o seu lugar permanente no status Cult. Seus livros geralmente começam com seus personagens principais em momentos decisivos e antes que tudo se conclua a história que levou até ali é contada, que geralmente tem conclusões inimagináveis.
Costuma tratar de assuntos que andam de mãos dadas com o cotidiano de boa parte da população e transforma isso numa ficção regada a violência e a idéias anárquicas vestidas com uma boa dose de sarcasmo e humor negro. Trata o jeito como vivemos com filosofias utópicas vindas de personagens injustiçados pelo nosso jeito de viver, pessoas visionárias que em um determinado momento podem mandar tudo à merda e cair com pés e socos naquilo que estamos acostumados a acreditar.Esse escritor polêmico e genial mostra o que a suas idéias tem a oferecer em exemplos como:
Clube da Luta
Um dos queridinhos de toda a cultura pop, isso se deve, boa parte, a sua adaptação cinematográfica, mas vamos nos concentrar no livro. Esse romance foi responsável por tornar Chuck Palahniuk um dos autores contemporâneos mais criativos. Desde que foi lançado em 1996, a historia de como Tyler Durden montou o clube da luta sempre foi polemizada por causa dos temas tratados e como eles foram explorados e dissecados nessa narrativa única de Palahniuk. O livro ficou esgotado por vários anos aqui no Brasil.
A história é narrada em primeira pessoa por um homem que nunca revela o seu nome. Ele conta sobre as suas crises de insônia que o afetavam constantemente e como a resolveu.
Descobriu que ao ver a desgraças dos outros, ver gente que já havia perdido muito mais do que ele lhe acalmava, por isso visitava grupos de apoios para bêbados, pacientes de doenças terminais, entre outros. Isso tudo antes de Tyler e do clube da luta, claro. Um personagem fascinante, um completo anti-herói, com uma filosofia muito bem estruturada em relação ao consumismo e ao mundo moderno.
Descobriu que ao ver a desgraças dos outros, ver gente que já havia perdido muito mais do que ele lhe acalmava, por isso visitava grupos de apoios para bêbados, pacientes de doenças terminais, entre outros. Isso tudo antes de Tyler e do clube da luta, claro. Um personagem fascinante, um completo anti-herói, com uma filosofia muito bem estruturada em relação ao consumismo e ao mundo moderno.
Aqui nos conhecemos os ideais adotados pelo clube da luta que logo deixa de ser um simples clube e passa a ser o começo de algo grande. É um livro para se ter na estante da cabeceira da cama sem duvida alguma. Em 1999 recebeu a sua adaptação cinematográfica pelas mãos do ganhador do Oscar de melhor diretor, David Fincher e contou com as atuações de Brad Pitt e Edward Norton.
Sobrevivente
Esse é o segundo livro de Palahniuk e dessa vez decidiu atacar, de forma um pouco discreta para alguns, um assunto um pouco mais polêmico: religião. Sobrevivente conta a história de Tyler e por que ele raptou esse avião em que está contando a sua história de como se tornou uma celebridade religiosa para a caixa preta do avião. Também está presente trechos com metáforas sarcásticas como ele alimentar o seu peixe com Valium.
E é na historia de Tyler que Chuck Palahniuk consegue nos presentear com críticas sobre a maneira que levamos nossas crenças e como isso vai afetando nossos rumos. Um livro recheado com o seu humor negro e perspicácia que vale muito a pena ler.
No Sufoco
Quem ainda tinha alguma duvida da inteligência de Palahniuk, é aqui que ela acaba. Imaginem um cara viciado em sexo, com um emprego mal remunerado escroto, cuja mãe está extremamente doente em um local especializado que custa uma vida para mantê-la lá. Agora pegue esse mesmo homem e perguntem como ele faz para ter esse dinheiro então. Victor Mancini, personagem central do livro, responderia: Aplicando o golpe do sufoco.
Ou seja, ele vai aos restaurantes, finge que está sufocando para alguém salvá-lo e então pede dinheiro. Junte tudo isso e temos “No Sufoco”. Uma historia que melhora a cada página. Um suspense de certa forma hilário que transcorre por pontos como: o envelhecimento, os conflitos entre mães e filhos, o sentimento de uma mente jovem sem futuro, entre outras abordagens. Um livre que promete, promete mais um pouco, dança com a sua expectativa e no final de tudo isso a supera.
Assombro
Bem vindos ao show de horrores de Chuck Palahniuk, com vocês: Assombro. Esse livro, é uma espécie de livro de contos e uma espécie de romance. Nesse livro, várias pessoas aceitam ficar trancadas por três meses para escrever uma obra prima. O livro contém contos e poemas escritos por esses personagens que trazem lados sombrios de seus autores. Isso tudo até eles decidirem transformar a sua residência numa verdadeira história de horror onde eles mesmos sairiam vitimas, quem sofresse mais, certamente apareceria mais, ganharia mais dinheiro, é nesse ponto que começa a auto-destruição.
É um livro pesado, com o humor negro, mutilações e outras coisas que são indescritíveis em uma única palavra, é um livro para estômagos fortes. Aqui Palahniuk nos mostra como gostamos de sofrer, como sofremos para ganhar algo em troca e como nos destruímos para isso.
Aqui estão apenas alguns exemplos da genialidade desse escritor. Ele tem outros títulos que valem a pena com certeza, mas isso agora cabe a vocês se interessar.
Curiosidades
- No romance “Assombro”, há um conto chamado “Tripas”, reza a lenda que dezenas de pessoas desmaiaram enquanto Palahniuk fazia a sua leitura.
- David Fincher afirmou que em todas as cenas do filme “Clube da Luta” há alguma embalagem da Starbucks.
- Os direitos de “Sobrevivente” haviam sido vendidos para uma adaptação cinematográfica, mas os estúdios se recusaram a gravar por causa do 11 de setembro.
- Na ideia original, Brad Pitt iria dizer, como Durden, a receita verdadeira de como fazer explosivos caseiros, mas por segurança a substituíram por uma falsa.
- Palahniuk achou o final do filme “Clube da Luta” melhor que o do livro.
“Todos morremos. O objetivo não é vivermos para sempre. O objetivo é criarmos algo que viverá." – Chuck Palahniuk.
Via: Minilua
Assinar:
Postagens (Atom)
Search
Popular Posts
-
Dia boring? Sem nada bom pra fazer ou ler? Temos a solução! Está no ar a segunda parte (ou a primeira, depende de como você vai interpretar)...
-
N a semana passada, circulou a notícia falando a respeito da capacidade das impressoras 3D imprimirem artefatos de plástico, como brinquedos...
-
Porque captar ondas eletromagnéticas é um dos "superpoderes" que nossos corpos têm e de que a gente nem se dá conta. Agora mesmo, ...
-
Como já noticiamos anteriormente, três atores estavam na disputa pelo papel de Flash na segunda temporada de Arrow e Grant Gustin (Glee) foi...
-
Pense no MEDO de ser atingido NA CARALHA!
Blog Archive
-
▼
2013
(2167)
-
▼
dezembro
(23)
- 10 curiosidades incríveis sobre o planeta Terra
- Pesquisadores encontram criatura nunca vista antes...
- Aplicativo Tubby é mais uma trollagem da internet
- Facebook diminui alcance dos posts orgânicos
- 7 bizarros conceitos da física que todos devem con...
- 10 fatos obscuros e terríveis de Abraham Lincoln
- Espadas lendárias #2 Excalibur
- One Piece e Attack on Titan no topo dos mangás mai...
- A primeira regra do clube
- Espadas lendárias #1 - Kusanagi
- Equipe de “Velozes & Furiosos” faz vídeo homenagem...
- Emilia Clarke pode MESMO ser a Sarah Connor no reb...
- Baleias Brancas podem imitar a voz humana
- Novo tipo de conexão USB terá encaixe reversível
- Clube da Luta: Tyler Durden vai reaparecer em breve!
- Lindsay Lohan vai processar produtores de GTA V po...
- Attack On Titan – Filme tem data de lançamento pre...
- Burger King testa lealdade dos fãs oferecendo McDo...
- Código para lançar mísseis nucleares dos EUA foi 0...
- Alguns motivos que mostram que “The Walking Dead” ...
- Internet em risco: o perigo de uma ditadura na web
- 10 realidades fascinantes sobre a Via Láctea
- Morre Paul Walker, ator de Velozes e Furiosos
-
▼
dezembro
(23)
Tecnologia do Blogger.
Tópicos
#Imagem
#LOL
#Imagens
#Lista
#Curiosidades
#Vídeo
#News
#Interessante
#Batman
#Ciência
#GTAV
#Filme
#História
#animais
#Games
#SuperMan
#BreakingBad
#Cinema
#LOR
#Facebook
#Rússia
#HomemAranha
#Evolução
#MortalKombat
#Nasa
#TBBT
#AssassinsCreed
#China
#Alimentos
#CIA
#KaleyCuoco
#TiocianatoDeMercúrio(II)