sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

On 12:24 by papa   No comments

"Nós não somos donos das suas fotos", diz cofundador do Instagram


O Instagram gerou polêmica nesta semana após anunciar que mudaria seus termos de serviçoa partir de janeiro de 2013. Os novos termos poderiam permitir que os anunciantes utilizassem as fotos publicadas pelos usuários sem pagar nada por isso. Após reclamações nas redes sociais, o Instagram decidiu voltar atrás: a seção que trata de anúncios foi revertida ao texto original de outubro de 2010, época em que o Instagram foi lançado.

No mesmo dia em que a notícia se espalhou, o cofundador do Instagram, Kevin Systrom,publicou uma nota dizendo que os novos termos de serviço foram “mal interpretados” e o trecho polêmico seria removido. Vários usuários já encerraram suas contas. A Reuters lembra que a revista National Geographic anunciou que deixaria de usar o Instagram devido às novas regras.

Novos termos de serviço do Instagram: tá tudo bem agora

Os novos termos de uso do Instagram não possuem mais a cláusula de utilização de fotos por anunciantes. Outro trecho polêmico do texto dizia que, se menores de idade utilizassem o Instagram, os pais estariam automaticamente concordando com os termos de serviço. Essa parte também foi removida.

“Que fique bem claro: o Instagram não tem intenção de vender suas fotos e nunca fez isso. Nós não somos donos das suas fotos — você é”, disse Systrom. Agora parece estar tudo certo: o Instagram promete que não vai comercializar as fotos do seu prato de comida, e os fotógrafos que utilizam o serviço para divulgar seu trabalho poderão ficar mais tranquilos.

Vale lembrar que apenas a seção referente aos anúncios foi revertida ao texto original. O resto continua valendo, e os novos termos de serviço entram em vigor no dia 19 de janeiro de 2013. Quem continuar usando o Instagram após esta data estará concordando com as regras, logo, aproveite para consultar os termos atualizados neste link.

0 comentários:

Postar um comentário