quinta-feira, 30 de maio de 2013

On 12:59 by papa in , ,    No comments
Você é um desses tipos de preguiçosos que não lêem um livro por ano? Odeia estudar? Foge como o diabo foge da cruz de tudo que envolva polinômios de grau maior que um? Pois bem, eu tenho uma boa notícia para você: futuramente todo mundo poderá ser inteligente….. sem esforço. Como? Alguns cientistas doidões, que estudaram “pracaramba” decidiram inventar um equipamento capaz de fazer os fãs de Matrix terem orgasmos múltiplos.

Pela primeira vez, os pesquisadores foram capazes de invadir o processo de aprendizagem no cérebro, usando padrões cerebrais induzidos para criar um comportamento aprendido. Não é tão avançado como o download de kung-fu de Matrix mas é um começo.


Segundo o apresentado pelos pesquisadores, terapias do futuro poderiam decodificar os padrões de atividade cerebral de um atleta ou um músico, e usá-los como referência para o ensino de uma nova atividade para outra pessoa. Ou seja, aprender pelo método tradicional no futuro não será mais uma opção. Quando você quiser aprender algo, bastará baixar as informações direto para o seu cérebro e sair por aí, em questão de minutos, desfrutando do que muito gente levou anos para conseguir.


Cientistas da Universidade de Boston e da Computacional ATR Neuroscience Laboratories de Kyoto utilizaram imagens de ressonância magnética funcional, ou fMRI, para estudar o processo de aprendizagem. Eles estavam examinando a aptidão do cérebro adulto para a aprendizagem perceptiva visual, ou VPL, em que a formação repetitiva melhora o desempenho de uma pessoa em uma tarefa particular. Como os adultos podem fazer isso, assim como os jovens, tem sido um debate nos curso de neurociência. E o que parece, agora os cientista encontraram um caminho para padronizar esse comportamento e aplicá-los à todos os seres humanos.

Liderada pelo neurocientista BU Takeo Watanabe, os pesquisadores utilizaram um método chamado “neurofeedback fMRI” para estimular o córtex visual. Primeiro eles mostraram círculos para os participantes em diferentes orientações. Então, eles usaram ressonância magnética funcional para observar a atividade cerebral dos participantes. Os pesquisadores foram capazes de treinar os participantes à recriar esta atividade do córtex visual.


Os pesquisadores entenderam como funcionava a estrutura da aprendizagem e aplicaram em outro 
grupo de voluntários .

Isso funcionou mesmo quando os participantes não estavam cientes do que eles estavam aprendendo, disseram os pesquisadores.


“O mais surpreendente neste estudo é que induções simples padrões de ativação neural que corresponde a uma característica específica visuais levaram à melhoria do desempenho visual, sem apresentar o recurso ou a consciência dos indivíduos do que viria a ser aprendido”, disse Watanabe em uma declaração .
Watanabe e seus colegas dizem que este método pode ser uma ferramenta poderosa.


Ao maior estilo Matrix, uma pessoa poderia adquirir novas aprendizagens, habilidades, ou memória, ou possivelmente  restaurar habilidades ou conhecimentos que tenham sido danificados por acidente, doença ou envelhecimento.


O artigo será publicado na revista Science .

0 comentários:

Postar um comentário