sexta-feira, 3 de maio de 2013

On 05:40 by papa in    No comments

É peculiar dos filmes de heróis feitos pela Marvel que em sua grande escala consegue agradar muito bem o público geral que os aguarda, de forma que agrada tanto os cinéfilos quanto os fans de HQ's, apesar da fuga em algumas vezes da mitologia já apresentada nos quadrinhos. Exemplo disto é o filme "Os Vingadores", em que seu resultado ao seguir esta premissa, agradou de forma estupenda qualquer tipo de público seja ele os mais assíduos pelos quadrinhos, ou apenas telespectadores cinema. A fórmula deste grande sucesso é o interação em conjunto de todos os filmes Marvel que intencionalmente desenvolvera um outro universo além dos quadrinhos, uma saga mitológica em seu espaço cinematográfico. E seguindo este cenário, foi dada a largada para a continuação desta saga criada pela Marvel Studios nos cinemas, que foi batizada por ela mesmo de "Fase 2" que tem por objetivo concluir-se em "Os Vingadores 2". E nada mais coerente de se iniciar a fase 2 com o filme do seu herói mais carismático, e que também se iniciou a fase 1 deste colossal projeto.

"Homem de Ferro 3" traz Tony Stark de volta as telonas já consagrado pelo público geral como o personagem mais divertido dos filmes da Marvel, após a trama ocorrida em "Os Vingadores" que diga-se de passagem respeita de forma criteriosa a sua posição cronologicamente estabelecida em relação a este, porém um pouco distante dos seus 2 filmes anteriores. A proposta do filme é mostrar Tony Stark como ele é, além do que disse para Capitão América em "Os Vingadores". Gênio, bilionário, playboy, filantropo, Tony Stark também se ver um ser humano sujeito a problemas como qualquer outra pessoa, tirando dele o paradigma de que é apenas um Homem de Armadura altamente tecnológica, tornando-o mais humano e suscetível a vulnerabilidade que qualquer ser humano pode ter, e no qual isto veio a tona para Tony após ele cair na realidade da insignificância humana ao estar perante a 2 deuses, a um cientista mutante e incontrolavelmente super perigoso, a agentes especiais altamente treinados para situações diversas e de um herói supersoldado da 2ª guerra mundial juntos enfrentando alienígenas supertecnológicos, e se jogando dentro de uma "buraco de minhoca". Seria isso algo muito forte para a realidade de um simples ser humano que é o Tony Stark?
Este seria o elemento principal para a trama de "Homem de Ferro 3", porém o filme não se resumiria a isso. Temos diante de nossos olhos a demonstração do que o filme tem em abundância: Ação frenética, diversão e bastante Tony Stark em sua essência. Os fãs mais assíduos de Tony Stark tem um balde cheio a se aproveitar em "Homem de Ferro 3", e claramente pode-se se dizer que é o filme que mais tem participação de Tony Stark tirando um pouco a atenção do Homem de Ferro. Destaque também vai para as inovações tecnológicas apresentadas no filme, em relação as armaduras de Tony, que por mais que tenha tido uma participação mais reduzida neste filme, ainda sim não deixaram a desejar, somando a isto também com a participação mais caprichada da inteligencia artificial Jarvis no enredo, que enriquecem ainda mais em termos cômicos os diálogos do filme.


A Trama do filme está com uma pitada de cenário social e político atual em que vivemos, abordando assuntos referentes a visada nação americana diante de frequentes ataques terroristas, que no filme é representado através do personagem Mandarim. Este aparece como o algoz da vez, mostrando sua agressão atingindo vários pontos do globo com explosões e muito caos, algo como uma grande facção terrorista, invadindo sinais de TV pelo mundo, e fazendo exigências ao presidente americano, até o momento em que Tony Stark se ver desafiado a dar um fim nesta ameaça, só que Tony desta vez não tem ideia do que o espera e isso o irá coloca-lo em situação nunca vivida antes em sua caminhada como um Herói.
O Longa desta vez, diferentemente dos 2 filmes anteriores dirigido por Jon Fraveau (que sempre também atuou nos longas do Homem de Ferro, inclusive neste ultimo como o segurança pessoal de Tony Stark, Happy Hogan) foi dirigido por Shane Black (Máquina Mortífera 1 e 2 ) que não poupou em momento algum a inserção do seu estilo em utilizar alívios cômicos em filmes de ação, tornando Homem de Ferro 3 com um ar pouco diferente do que vimos no 1 e no 2. Outro ponto peculiar de Shane Black para o filme, é sabe-se lá por que, o diretor quis colocar referencias ao estilo de filmes do 007 e também transformando Tony Stark, em alguns pontos do filme, algo como um Mcguayver.

Sobre atuações, o destaque vai como de costume para Robert Downey Jr. que inevitavelmente é a estrela do filme, chamando a responsabilidade de forma convincente como sempre foi e atuando como um Tony Stark altamente piadista, porém vestindo com toda a responsabilidade a "capa" de super-herói como tem que ser. Outro merecidamente destaque de atuação, foi para Sir Ben Kingsley atuando como o vilão Mandarim. Sua atuação é de aplaudir de pé, principalmente no realce de personalidades que o ator interpreta durante o longa. Da pra perceber que o ator, apesar de ter sua participação em alguns momentos diferente do que todos esperavam dele para o filme, ainda sim conseguiu deixar todos convencidos sobre sua atuação. Temos também Gwyneth Paltrow como Pepper Potts, o apelo romântico de Tony Stark para o filme, que atuou como é de costume em seus filmes da Marvel, mas desta vez teve uma participação mas importante para o desenrolar da trama do filme apesar de clichê. Guy Pearce também está no filme, onde sua participação não teve nada demais, porém fez seu trabalho como ator, atuando como se tem que atuar, mas nada que seja algo demais. Don Cheadle, no filme como o "Patriota de Ferro" teve uma participação muito rasa, quase que passando sem ser percebido no filme, em relação aos filmes anteriores do Homem de Ferro que teve uma participação mais próxima de Tony Stark, mas sua atuação não deixa a desejar. Infelizmente desta vez não temos os rock's empolgantes de Black Sabbathe e AC/DC característico dos filmes do Homem de Ferro , algo que empobrece bastante o filme na característica musicais como um todo. Sua trilha apesar de estar bem trabalhada, não surpreendeu tando, se tornando apenas uma trilha sonora comum. O Visual gráfico do filme está perfeito, mas nada além daquilo já apresentado nos filmes a Marvel, ainda mais quando nos tratamos do 3D, que ficou muito abaixo dos padrões de muitos filmes que utilizam esta tecnologia.


O 3º filme da franquia Homem de Ferro, mesmo com seus louros, possuem erros pertinentes , como alguns furos de roteiro que chegam a incomodar um pouco. O filme tentou vender um Tony Stark com uma grande crise pessoal a se enfrentar durante todo o filme, pois o enredo criou isso. Mas infelizmente esta idéia não é tão explorada como o esperado, tendo o drama que seria mais propício para a situação apresentada, sendo substituído por excessivas piadas que abandonam quase que despercebidamente o problema de Tony, quase que como se o problema tivesse sido facilmente superado, mostrando que seu real problema na verdade era mais com a pessoa do vilão, do que como aqui já dito, os problema do seu lado humano oferecido em suas mídias de divulgação. Outro ponto falho foi em relação ao vilão, que houve uma grande descaracterização não muito agradável dos quadrinhos para o filme.(não entrarei em mais detalhes sobre o vilão para evitar possíveis spoilers) . Os produtores souberam fazer tudo no filme, exceto o encerramento. "Homem de Ferro 3" foi o único filme, onde não possui relação alguma com algum outro filme da Marvel, seja do passado ou do futuro, além de "Os Vingadores". Talvez a ausência de Easter Eggs, ou a falta de uma cena pós crédito revelando algo sobre um próximo filme da Marvel deixou o encerramento totalmente morno, tendo nada de interessante, e totalmente inconclusivo tornando "Homem de Ferro 3" mais um filme de ação... comum, que pertinentemente não deixa de ser mais um enlatado americano contribuindo como mais um entretenimento básico que tende a entreter a todos os gostos. Isso para alguns talvez não possa ser problema mas para ser um filme marcante seguindo um padrão próximo do que foi "Os Vingadores" o longa está longe disso.


Apesar de todos os erros e falhas, vale bastante a pena ir no cinema assistir o longa, pois diverte bastante, consegue entreter com êxito, até quem não é acostumado com o universo dos quadrinhos do Homem de Ferro e traz uma boa satisfação em ver Tony Stark novamente no desenrolar da história após o primeiro ciclo dos projetos da Marvel, afinal, este é o inicio da Fase 2. "Homem de Ferro 3" está acima do que muita gente esperava, mas está abaixo do que os fãs da "Marvel no cinema" esperavam. Vale a pena lembrar que "Homem de Ferro 3" é 1/5 do contexto do próximo "Os Vingadores", e a Marvel como todos já sabemos está investindo em unir pedaços destes contextos pra se desenrolar num conjunto só e assim fazer um espetáculo. Então para que esta obra não passe despercebido em nossas mentes, "Os Vingadores 2" tem a missão de suprir, além das grandes expectativas que o aguarda, o potencial perdido em o "Homem de Ferro 3", apesar de ser um bom filme.

Fonte: Nerdcetera

0 comentários:

Postar um comentário