sábado, 11 de maio de 2013


A gargalhada sardônica, eternizada no personagem Coringa da história em quadrinhos Batman, teve seu mistério desvendado por químicos italianos.

joker2

Cerca de 2.800 anos atrás, colonizadores Fenícios da Sardenha administravam uma mistura de ervas para pessoas muito idosas que não podiam mais se sustentar, bem como a criminosos, para que estes adquirissem um “sorriso eterno” em suas faces antes de serem jogados do alto de falésias para o mar. O escritor grego Homero cunhou o termo “gargalhada sardônica” (da Sardenha) referindo-se aos rituais de morte realizados na ilha. Pesquisadores italianos descobriram a provável planta responsável por estes efeitos, Oenanthe fistulosa, e publicaram recentemente seus resultados na revista Journal of Natural Products.

Oenanthe
A oenanthotoxina, a 2,3-didehidro-oenanthotoxina e o derivado epoxidiol foram isolados da planta, que pertence à família das Umbelíferas. As Umbelíferas são plantas muito utilizadas, que incluem por exemplo a salsinha (Petroselinum crispum). Plantas do gênero Oenanthe são reconhecidamente muito tóxicas. As substâncias isoladas pertencem à família dos poliacetilenos, que também são conhecidos como substâncias tóxicas, comuns em muitas plantas e também em esponjas marinhas.

O fato que incitou os pesquisadores italianos a realizarem esta investigação foi o suicídio de um pastor sardenho cerca de 10 anos atrás. O corpo foi encontrado com o sorriso maquiavélico no rosto. Embora os autores italianos tenham considerado a hipótese de outras plantas serem responsáveis pelo efeito do sorriso sardônico, a planta estudada cresce exclusivamente na Sardenha e produz efeitos muito similares aos observados nos mortos pelos Fenícios.
oenanthe-2

Os constituintes químicos da planta promovem contração muscular, e podem ser considerados potencialmente úteis para a indústria cosmética como um novo tipo de botox. As substâncias isoladas da planta Oenanthe fistulosa são inibidoras dos receptores GABAérgicos (GABA é a sigla para ácido γ-aminobutírico), os quais atuam regulando diversos processos musculares e neurológicos como depressão e a regulação do tônus muscular.
Leia mais sobre este assunto no site da National Geographic. Também, o artigo dos pesquisadores publicado na revista Journal of Natural Products pode ser visualizado aqui, caso sua instituição disponha de uma assinatura da versão eletrônica deste periódico científico (a referência completa é: Appendino et al., Journal of Natural Products, volume 5, páginas 962-965, 2009). Mais informações sobre plantas do gênero Oenanthe podem ser obtidas aqui aqui. Também leia mais sobre receptores GABAérgicos.
Fonte: notícia veiculada na rede PN-NET, enviada pelo professor Fernando Batista da Costa (Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto).




0 comentários:

Postar um comentário