domingo, 6 de outubro de 2013

9 motivos para você não beber mais refrigerantes (1)
Em tempo, depois de acompanhar o caso do rato na Coca-Cola decidi pesquisar outros motivos além de uma cabeça de rato para não bebermos mais refrigerantes, ou para pelo menos diminuirmos a frequência de consumo!

Aqui em casa estamos tentando ficar sem eles, e em algumas semanas ficamos a base de sucos naturais, mas de vez em quando temos algumas recaídas. Contudo vamos vencer este doce e perigoso vício para conseguirmos viver com mais qualidade de vida!

Pra começo de conversa os refrigerantes têm sua composição conservantes, acidulantes, antioxidantes, corantes, estabilizantes, umectantes, aromatizantes, entre outras substâncias não saudáveis quando ingeridas com excesso!

E em se tratando de consumo excessivo, vamos considerar 9 dos principais motivos para termos cautela no consumo destas bebidas gaseificadas e deliciosas:

1. Osteoporose

O excesso de açúcar aumenta o risco de osteoporose, devido à ação do ácido fosfórico que impede a correta absorção do cálcio, enfraquecendo os ossos. Um estudo da Tufts University descobriu que mulheres que bebiam apenas 3 refrigerantes por semana perdiam a média de 4% nas regiões dos quadris de absorção óssea, a mais que outras mulheres que ingeriam outro tipo de bebida.

2. Obesidade

O consumo de refrigerantes é um dos grandes vilões no ganho de peso e na causa da obesidade mórbida. E é natural que o aumento das calorias consumidas causem o aumento de peso, e até mesmo os refrigerantes diet podem ocasionar este problema, pois está comprovado cientificamente que os refrigerantes “Zero” e Light possuem substâncias que imitam o açúcar, fazendo com que o organismo compreenda que a glicose está sendo absorvida, podendo inclusive causar o aumento da cintura.

3. Diabetes

Uma pesquisa feita com 90 mil mulheres revelou que aquelas que ingeriam uma ou mais bebidas com açúcar como sucos ou refrigerantes estavam mais propensas a desenvolver a Diabetes do tipo 2. As bebidas com açúcar aumentam o nível de glicose em jejum e a resistência à insulina.

4. Infarto

Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que o consumo diário de bebida açucaradas por 22 anos seguidos aumenta em 20% as chances de infarto. E este risco aumenta na mesma proporção da quantidade de bebidas doces consumidas dia após dia.

5. Triglicérides

Esta classe de gorduras são tão prejudiciais quanto o colesterol e mesmo que não ocorra ganho de peso, os refrigerantes com açúcar podem ser prejudiciais para o coração, especialmente nas mulheres. As mulheres que consomem bebidas com açúcar são mais propensas a desenvolver níveis elevados de triglicérides.

6. Cáries

Dentes podres acabam com a beleza de qualquer um, e o alto nível de açúcar dos refrigerantes é o principal causador de cárie dentária.

7. Cálculos renais

De acordo com um estudo do periódico Clinical Journal of the American Society of Nephrology o consumo de refrigerantes e outras bebidas adocicadas pode aumentar de 23% a 33% os riscos de formação de pedras no rim.  Algumas substâncias como oxalato e sódio por exemplo podem ser os causadores destes cálculos.

8. Insônia

Os refrigerantes também podem provocar transtornos do sono como insônia por exemplo, devido aos altos índices de açúcar e cafeína que alguns contêm. Alguns especialistas afirmam que a combinação de cafeína e açúcar podem causar irritabilidade e insônia.

9. Gastrite

O nosso estômago é um lugar muito sensível apesar de ser resistente ao suco gástrico. Contudo a enorme concentração de açúcar, aditivos, aliados ao Ph ácido podem provocar gastrite e até úlceras.

9 motivos para você não beber mais refrigerantes (2)

0 comentários:

Postar um comentário