quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O ser humano é um conquistador por natureza. Desde o nosso surgimento, éramos nômades que vagávamos de terras em terras, nos apropriando de seus recursos naturais. Mas o fato de termos dominado o Planeta Terra não significa que esse instinto tenha sido erradicado. Principalmente nas condições atuais, onde vemos diariamente notícias que apontam para uma potencial superlotação e escassez de recursos. Mas se já estamos explorando os quatro cantos do mundo, o que nos resta?
Isso mesmo, o espaço. Apesar de ainda não termos tecnologia suficiente para isso, estudos e pesquisas direcionados à colonização espacial estão sempre evoluindo, à fim de nos dar essa oportunidade. E Marte seria um de nossos primeiros alvos nesse quesito. E não só pela escassez de recursos em nosso Planeta! Colonizar esse planeta nos traria algumas boas vantagens, bem relevantes para a nossa sociedade e cultura.

 3. A LOCALIZAÇÃO


Marte é “perto” da Terra. Pelo menos em comparação à outros planetas com o mesmo nível de similaridade com nosso ambiente. O planeta fica perto o suficiente do Sol para receber calor e luz, e longe o suficiente para ser mais seguro que a Terra no caso de mudanças drásticas no comportamento do astro.

2. O VALOR ECONÔMICO


Marte possui 144 trilhões de m² em sua superfície, o que é aproximadamente o mesmo espaço disponível na Terra para o desenvolvimento de uma espécie dominante. Marte também é rico em deutério, que é bem raro por aqui. E que diabos seria deutério? Simplesmente uma substância que, com 1ml, é capaz de produzir a mesma quantidade de energia que seria produzida com 20 toneladas de carvão. Sem contar com a abundância em metais raros, como platina, ouro, prata, etc.

1. MARTE É UM EXCELENTE PLANO B PARA A HUMANIDADE


A Terra já teve toda a vida presente nela erradicada por algum evento catastrófico (lembra dos dinossauros?) algumas vezes. E Marte poderia ser nossa melhor chance de manter a raça humana viva num caso desses. O problema seria dar um jeito de sermos auto suficientes em Marte, afinal, mesmo com a colonização, ainda dependeríamos de diversos fatores presentes na Terra. Por mais que sejamos capazes de plantar ou produzir comidas sintéticas em estufas, não teríamos animais selvagens, oceanos, peixes, etc. Para resolver esse problema, teríamos que executar o método de Terraformação, que é basicamente intervir no ambiente para tentar criar uma “nova Terra”, o mais semelhante possível.
E você, o que acharia de morar em Marte?
4

0 comentários:

Postar um comentário