domingo, 13 de outubro de 2013

On 08:28 by papa in , , ,    No comments
Para muitos esta parecia ser apenas uma história assustadora e nada mais, mas agora vamos explicar como tudo funciona e o que ocorre neste lago. O Lago Natron localizado no norte da Tanzânia transforma em pedra qualquer criatura que caia nele. O fenômeno natural foi surpreendido por Nick Brandt, fotógrafo e autor do livro Across the Ravaged Land (Por toda a terra devastada).

Em alguns lugares do lago a temperatura da água atinje 60 graus e a alcalinidade situa-se entre pH 9 e pH 10,5. O natrão presente no lago é um poderoso bactericida e dessecante, que foi utilizado amplamente pelos egípcios no processo de mumificação dos faraós.
Lago mortal transforma animais em estátuas (1)
Na realidade as fotos deste post são de animais que morreram ou não neste lago, mas que ficaram preservadas pelo sal com natrão, por isso que a transformação em pedra não aconteceu instantaneamente!
Nick explica em seu livro que encontrou os animais mortos ao longo da costa do Lago Natron, e que ninguém sabe ao certo como eles morrem, mas o que parece é que o lago reflete bastante luz e isso os confunde, e ao cair no lago os animais morrem afogados e com o tempo eles acabam se calcificando à medida que secam na margem. E é por isso que os animais se parecem com estátuas de pedra.
Em certo trecho de seu livro, Nick Brandt  explica:
Eu tirei essas criaturas de onde as encontrei no litoral e, em seguida, coloquei-as em posições ‘vivas, trazendo-as de volta para a ‘vida’, por assim dizer. Reanimados, vivos outra vez na morte.
Lago mortal transforma animais em estátuas (2)
Lago mortal transforma animais em estátuas (3)
Lago mortal transforma animais em estátuas (4)
Lago mortal transforma animais em estátuas (5)
Lago mortal transforma animais em estátuas (6)

0 comentários:

Postar um comentário