sábado, 19 de outubro de 2013

On 04:12 by papa in , ,    No comments
Capa1-religion








                                                                                                                                                                                                                                                                    Confiram a interessantíssima análise escrita por Steve Major sobre qual poderia ser religião de alguns dos personagens mais conhecidos dos quadrinhos!
Aviso: texto ADAPTADO de outro site, não representa necessariamente minha opinião. Obrigado e divirtam-se.
Super-heróis sempre foram incríveis, e seus fãs devotos são, em minha humilde opinião, os membros mais inteligentes e atrativos da sociedade. Eu que eu, pelo menos, aprendi a ler observando a angústia do Homem-Aranha sobre qual garota ele deveria sair com, e deixei várias babás horrorizadas com histórias violentas do Justiceiro na hora de dormir. Tradicionalmente, personagens de quadrinhos são feitos para agradar uma grande base de fãs e geralmente evitam tocar em assuntos complicados como religião e política. Parte da razão dos super-heróis manterem suas afiliações religiosas debaixo dos panos, apesar de terem surgido nos anos 40, 50 e 60 onde o secularismo não era uma virtude particularmente conhecida, é porque muitos dos grandes quadrinistas e criadores da época eram judeus. Pressões sociais os impediram de fazer seus personagens judeus, mas eles não estavam dispostos à torná-los muito cristãos. Ao invés disso, muitos dos super-heróis que nós celebramos hoje foram criados com um certo status de “forasteiros” que particularmente ressoaram com outros autores.
Mas os quadrinhos também ficaram cada vez mais maduros pelos últimos vinte anos, e em parte por essa razão, e em parte de porque os escritores de quadrinhos precisavam encontrar algo novo para falar sobre com personagens que já estavam entrando em sua sétima década de impressões contínuas, a religião tem tido um papel maior cada vez mais na mitologia do super-herói. Mas apenas para nos entretermos, abaixo está uma lista de vários super-heróis (e alguns vilões) e qual religião que eles aderem.
religion2
Superman
Nunca tivemos muita indicação de que ele segue alguma religião em particular. Mas ele cresceu em uma área rural do Kansas, então é razoável presumirmos que, mesmo que Superman acredite na “Verdade, Justiça e no Modo de Vida Americano”, a Mamãe e Papai Kent provavelmente acreditam em Jesus. A família Kent, incluindo Superman, Superboy, todas as três Supergirls, Krypto o Super-Cão, são Metodistas. Superman foi o único kryptoniano criado pela família Kent desde a infância, mas todos eles passaram um tempo variado no Kansas para estabelecer suas identidades secretas, e presumamente John e Martha Kent levaram suas baterias solares para igreja com eles nos domingos. Um forte argumento poderia ser dito que Superman, em seu coração, é um humanista. Clark disse à Lois Lane que parou de frequentar missas porque ele “sabia muito sobre suas vidas – seus problemas – suas mentiras… ele temia perder a fé nas pessoas.” Então, ele decidiu se distanciar da adoração congregacional e colocou sua fé no que “a humanidade tem de melhor a oferecer.”
religion3
Batman
Batman foi transportado por várias dimensões alternativas, viajou pelo tempo, “morreu” e reencarnou na Idade da Pedra para o presente, encontrou anjos, batalhou zumbis, mas ele ainda é um cientista que demanda evidências para comprovar cada suposição e não mostrou nenhum sinal de que ele reteve a fé Episcopaliana de seus pais. Ele, no entanto, usa constantemente grandes crucifixos de mármore como túmulos qunado ele enterra um de seus amigos ou companheiros.
religion4
Demolidor, Hellboy e Noturno
Estes três heróis são diferentes um do outro de várias formas: o Demolidor é um personagem da Marvel cujo poderes consistem apenas de habilidades de luta “ninja”, acrobacias, e tato e audição avançadas por conta de uma cegueira quimicamente induzida; Noturno é um personagem da Marvel com pele azul escura, rabo, e um poder mutante de teleporte a curta distância; e Hellboy é um personagem da Dark Horse que é um demônio do inferno, criado nos EUA como um cientista bem intencionado que luta contra o mal com uma mão gigantesca de pedra que é bem útil para espancar monstros. Eu juntei os três porque eles nasceram ou adotaram uma aparência demoníaca, e em todos os três casos o Catolicismo é parte integral de suas identidades. O próprio Noturno já desistiu de ser um super-herói por um tempo para se tornar um padre.
religion5
Wolverine
O segundo personagem mais popular da Marvel Comics, tem possivelmente o passado mais complicado e ridiculamente canônico que qualquer outro super-herói por aí. Nascido no século 19 em uma área rural do Canadá com um baixo nível de algum tipo de Protestantismo, Wolverine se tornou um ateu confesso com tendências Shinto. Isso é apesar de ter literalmente ido do paraíso ao inferno onde ele confrontou seu pai e vários inimigos caídos. Ele também ocasionalmente se referiu como um Budista, mas se for o caso, ele é o Budista mais relapso e assassino da história.
religion6
Homem-Aranha
Peter Parker fez pelo menos um pacto infortuno com o Demônio (ou, mais especificamente, “Mephisto”) e nós temos uma lembrança de sua Tia May dizendo à um arrependido super-vilão que apenas Deus poderia perdoá-lo por seus crimes, mas é tudo que podemos achar sobre as crenças religiosas do Aranha. Eu suspeito que ele consideraria a si mesmo como um humanista secular: ele tem Ph.D. em química e, apesar de ter um grande número de coisas terríveis acontecendo à ele mais do que qualquer um que eu consigo pensar agora, nunca se vê ele rezando ou indo à igreja.
religion7
Kitty Pryde e Magneto
Ambos são personagens da Marvel, ambos judeus e ambos mutantes associados com os X-Men. Magneto escapou de Auschwitz, mas sua família foi morta, uma experiência que moldou sua complicada e sempre evolutiva visão do mundo. Kitty Pride é de uma família judeu suburbana de Chicago.
-
O que vocês acharam do artigo? Comentem abaixo!

0 comentários:

Postar um comentário