domingo, 7 de julho de 2013

On 05:56 by papa in , ,    No comments
Cofundador de um dos sites mais longevos e populares da internet, o The Pirate Bay, de compartilhamento de arquivos, Tobias Andersson, 35, acredita que uma nova rede social, "totalmente independente de governos e empresas", possa substituir o Facebook nos próximos anos.
"Eles têm sido muito bons em conectar pessoas, companhias e veículos de comunicação, em um só local", disse o sueco, que esteve nesta semana no Brasil, à Folha.

Eduardo Knapp/Folhapress
Tobias Andersson, cofundador do site de downloads Pirate Bay, em entrevista para a Folha durante o envento YouPIX


Segundo ele, porém, políticas frágeis de privacidade e a necessidade de monetização do negócio tornaram a rede social uma ameaça à liberdade da internet.

"Adoraria que uma nova empresa, com as mesmas funções do site, porém independente, surgisse nos próximos anos."

Andersson, que está afastado da operação do site há quatro anos, mas ainda mantém contato com seus atuais coordenadores, disse ter convicção que as grandes empresas de internet cooperam com os órgãos de segurança nacional americanos.

Ele defendeu Edward Snowden, que revelou um esquema de espionagem virtual do governo dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos é quem deveria estar sendo processado, e não ele."

Fundado há dez anos, o Pirate Bay tornou-se o maior site de compartilhamento de 
conteúdo gratuito do mundo.

Com o sucesso, entrou em confronto com gravadoras, que acusaram o site de facilitar a pirataria. Em 2009, três dos fundadores foram condenados na justiça sueca --um deles permanece preso.

Andersson, que não foi processado, hoje estuda sistemas de informação em uma universidade da Suécia e prepara um livro sobre a história do site.

0 comentários:

Postar um comentário