sexta-feira, 16 de agosto de 2013

On 18:11 by papa in , ,    No comments
Com esse título você deve estar pensando em algo surpreendente ou mesmo mágico. Alguma coisa que poucos conhecem ou mesmo dúvida de existência de um ser superior. Mas o maior mistérios do Universo não tem nada a ver com isso e na verdade ele fala sobre uma coisa bem comum na sua vida.

O mistério


197159_Papel-de-Parede-Forca-da-Gravidade--197159_1600x1200

Você está andando na rua e tropeça em um pedra, caindo de joelhos e xingando tudo que tiver pela frente. Mas provavelmente não irá xingar a verdadeira coisa que é responsável pelo seu tombo.
A principal culpada por nosso tombos é a gravidade! E ela também é o maior mistério do Universo, pois é tão estranha, que mesmo a humanidade a conhecendo há séculos, ninguém consegue explicá-la.

As forças


2-1-fundamental-forces-1

Nosso Universo é regido por algumas forças primordiais (não, não estamos falando de nenhum deus ou coisa parecida). Nesse gigantesco lugar em que vivemos, existem quatro forças que mandam em tudo e elas são:

Força nuclear forte – Essa é a mais poderosa força de todo o Universo, e é responsável por manter as partículas que formam os átomos juntas. Sem ela tudo seria “nada” e nós não existiríamos.

Força nuclear fraca – Ela é outra força que atua nos átomos e é responsável pela radioatividade.

a-descoberta-das-emissoes-radioativas-contribuiu-para-entendimento-constituicao-atomo-1309203508

Eletromagnetismo – A força eletromagnética é a segunda mais poderosa, perdendo apenas para força nuclear forte. Ela é responsável por diversas coisas, mas principalmente por manter os elétrons “presos” ao núcleo dos átomos.

Para completar as quatro forças, nós temos um velha conhecida:

Gravidade


gravity-flooring-logo-6

Todo mundo sabe que a gravidade é muito importante, afinal sem ela não existiriam os planetas, nem estrelas e tudo seria apenas uma massa de átomos espalhados por aí. Ela também é quem nos prende na Terra e na cama todo os dias de manhã, quando ela, misteriosamente, fica mais forte XD.

O mistério da gravidade é que ninguém sabe de onde ela vem e porque ela é do jeito que é. Quando comparada as outras forças, ela é bilhões, de bilhões de trilhões de vezes mais fraca e parece que não é representada por nenhum tipo de partícula, tudo que se sabe é que ela existe e funciona.

13_gravity546

A coisa é tão feia, que a melhor teoria para explicar a gravidade fala de um Universo com 11 dimensões, onde existem diversos outros universos formando um suposto Multiverso. Nesse cenário, a gravidade seria a única força capaz viajar entre esses vários universos e isso explicaria porque ela é tão fraca e estranha, quando comparada as outras forças.

Para completar o "mistério misterioso”, a gravidade parece estar ligada a estranha matéria escura, pois existe uma quantidade grande demais de gravidade em nosso Universo e ninguém sabe explicar de onde vem tudo isso, por isso muitos acreditam que a matéria negra seja a resposta.

Enfim, uma coisa tão comum no nosso dia a dia é um dos maiores mistérios, se não o maior, desse Universo. Talvez um dia a humanidade até desvende o mistério da gravidade ou ache de onde ela vem, mas pelo jeito que as coisas andam, está mais fácil achar outro Universo do que achar a origem dessa estranha força.

Fonte: Minilua

0 comentários:

Postar um comentário