domingo, 22 de setembro de 2013

On 11:53 by papa in , ,    No comments
Em cinquenta anos de personagem, o cabeça de teia passou na mão de vários desenhistas, alguns deixaram sua marca, outras queremos que passem longe dos quadrinhos do Homem-Aranha. Veja os dez melhores desenhistas do Homem-Aranha, lembrando sempre que é de minha inteira opinião:
10 – Mike Zeck
01
Mike Zeck foi o responsável por algumas edições um tanto avulsas de Web of Spider-ManSpectacular Spider-Man, mas só marcou mesmo o seu nome na história do Aranha com a fantástica minissérie A Última Caçada de Kraven. Para quem desconhece, a história pega um vilão que era até então um bucha e lhe dá um final digno e arrebatador. E o traço um tanto escuro e urbano de Zeck só aumenta ainda mais a qualidade do conto. O cara fez por merecer a colocação no Top 10.

9 – Rich Buckler
02

Uma das melhores histórias do Cabeça de Teia foi desenhada por esse homem. A Morte de Jean DeWolf é considerada um clássico absoluto por muitos, incluindo esse que vos escreve. E em uma história tensa e de até certo ponto violenta como essa, metade da importância esta na arte. E ela é perfeita.Buckler desenha um aranha bem esguio, além de criar os cenários como poucos e conseguir imprimir uma textura diferenciada para o traje negro. Excelente!

8 – Ross Andru
03

Andru desenhou o Aranha quase continuamente por 60 edições seguidas (ele foi substituído apenas uma vez). Além disso, é dele a arte do famoso (e valioso, acredite) crossover entre o Homem-Aranha e o Homem de Aço (Superman para os leigos, Super-Homem para os mais leigos ainda). Desenhava Nova York com um nível de detalhes surpreendente, e suas cenas de ação eram coisa de louco (me perdoem a expressão).

7 – Mark Bagley
04
Para muito gente, o Homem-Aranha definitivo é o do Bagley. Bem, ao menos o Homem-Aranha Ultimate.
Bagley foi o desenhista de A Teia do Aranha por certo tempo, mas o seu destaque só veio mesmo quando se tornou o desenhista de Ultimate Spider-Man. Foram 110 edições, por mais de 10 anos, desenhando o Cabeça de Teia e lhe dando uma nova identidade visual. Um tanto cartunesco, é verdade, mas ainda assim bem poderoso e estilizado. Dinâmico e flexível (e um tanto cabeçudo também), Bagley criou um Homem-Aranha para uma geração inteira.

6 – Ron Frenz
05
Ron Frenz foi o desenhista da mais-que-espetacular-e-extraordinária-e-obrigatória história do Cabeça de Teia: O garoto que colecionava o Homem-Aranha. Como eu digo, a arte é responsável por metade da história, e se fosse alguém menos competente do que ele desenhando este conto, talvez ele não fosse assim tão conhecido. Merecido.

5 – Steve Ditko
06
Steve Ditko foi co-criador do Homem-Aranha e o uniforme do personagem saiu de seu lápis. Isso por si só já o colocaria em uma excelente posição.
Alguns podem até reclamar, dizendo que o seu traço é datado, incorreto e mimimi. E é mesmo! Estamos falando de quadrinhos de 50 anos atrás, poxa! E para os padrões e limitações da época (convenhamos, até para os de hoje em dia), seu traço se destacava.
Sua narrativa era fluída, leve. Uma coisa exemplar. E o seu Aranha não era tão magro assim: era um tanto baixo e musculoso (vale lembrar que na época, o Homem-Aranha era o quarto herói mais forte do Universo Marvel, atrás apenas de potências como Hulk, Coisa e Thor).
Lembram-se do Aranha de Sam Raimi, interpretado por Tobey Maguire? Foi totalmente baseado nos desenhos de Ditko.

4 – Todd Mcfarlane
07

Em um primeiro momento, a arte pode parecer estranha. Mas é só ler uma edição desenhada por Mcfarlane para constatar a importância que a arte dele teve sobre o Cabeça de Teia. Ágil, acrobata, flexível, contorcionista e esguio, o Aranha de Mcfarlane usava poses impossíveis, e por isso, mais estilizadas e aracnídeas, coisa que faltava no personagem.
Ele também foi o primeiro a desenhar o fluído de teia como um fluído de teia. Todos antes dele a faziam sólida demais, o que não passava a ideia de um material pegajoso. Mcfarlane rompeu com isso e a recriou da forma que sempre devia ter sido.
Se o Homem-Aranha de Ditko inspirou Raimi e Maguire, o de Mcfarlane foi o exemplo que Webb e Garfield seguiram.

3 – John Romita Jr.
08
A arte de Romitinha divide opiniões. Há quem goste – como eu – e há quem não goste nem de chegar perto de uma HQ desenhada por ele. Mas independente disso, sua importância para o Aranha é absolutamente inegável.
Tanto nos anos 90 como nos tempos recentes, Romitinha deixa sua marca de desenhista bem forte em qualquer edição que seja responsável.  Narrativa e cenários perfeitos, somados com cenas de ação (quase) sempre empolgantes, ele é, para muita gente, o melhor desenhista que o aranha já teve.

2 – Gil Kane
09
Gil Kane foi o responsável simplesmente pelas maiores histórias do personagem.
A Noite em que Gwen Stacy Morreu? Confere! Homem-Aranha com seis braços? Confere!A Morte do Capitão Stacy? Confere!
Mesmo sem contar os clássicos, o Homem-Aranha passava por uma ótima fase de histórias quando era desenhado por Kane. Ainda hoje lembrado e copiado pelas cenas de ação cinematográficas e ambientação, Gil Kane leva a medalha de prata.

1 – John Romita Sr.
10

Se Steve Ditko criou o Homem-Aranha, Romitão (pai de Romitinha) o tornou definitivo.
Recriando a aparência de alguns personagens (como Peter Parker em suas roupas civis), remodelando alguns trajes (dando uma melhorada no próprio Homem-Aranha) e criando outros (como a ruiva definitiva das HQs, Mary Jane), Romitão evoluiu tudo o que Ditko fez. Um Homem-Aranha 2.0, maior e melhor. Agradeçam à ele pelo herói que temos hoje.
Ao lado de Jack Kirby e John Byrne, John Romita Sr. é uma verdadeira lenda quando se trata de desenhos para HQs. E com isso, ele leva o seu merecido primeiro lugar.

0 comentários:

Postar um comentário