terça-feira, 19 de novembro de 2013
A revista britânica physicsworld.com, que está completando vinte e cinco anos de atividades, resolveu comemorar o aniversário elaborando uma lista com as descobertas físicas mais relevantes dos últimos tempos.
A seleção elegeu cinco eventos que estariam, segundo eles, acima dos demais no quesito “transformar o modo como entendemos o mundo”, mas a escolha final, conforme os autores reconhecem, está aberta a debates. Todas as pequenas revoluções no universo da física datam depois de outubro de 1988, quando a primeira revista foi publicada.
O mais antigo dos marcos selecionados pela equipe é de duas décadas atrás, quando uma equipe de cientistas americanos anunciou a possibilidade do teletransporte quântico pela primeira vez. Já o mais recente é a descoberta do Bóson de Higgs, no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) no ano passado. Confira a lista completa por ordem cronológica:
5. Teletransporte quântico (1992)
Em dezembro de 1992, um grupo de seis cientistas da computação da multinacional IBM, nos Estados Unidos, colocou no papel pela primeira vez a noção de que partículas poderiam ser transmitidas de um lugar a outro, a qualquer distância, se os padrões quânticos pudessem ser repetidos entre o ponto inicial e o final.
A essência da ideia estabelece que duas partículas podem ser colocadas em um estado chamado de “emaranhamento quântico”, e uma alteração no estado de uma delas é imediatamente refletido na outra partícula. Logo, não se trata de transporte de matéria, e sim de informação.
Cinco anos depois do enunciado, um trabalho de outros cinco pesquisadores verificou que a teoria se confirmava. Desde então, a ideia se sofisticou na prática, e cientistas de várias partes do mundo têm obtido sucesso em fazer teletransportes quânticos a distâncias cada vez maiores.
O primeiro teletransporte no modo como a ciência o aplica hoje aconteceu em 2004, quando cientistas americanos e austríacos conseguiram transportar partículas por cerca de 600 metros usando fibra ótica. O atual recorde de distância é de 143 km, e foi feito com fótons (partículas de luz) entre duas ilhas do arquipélago de Canárias, na Espanha.
4. Condensado de Bose-Einstein (1995)
Os físicos Albert Einstein e Satyendra Nath Bose produziram seus trabalhos na primeira metade do século XX. Mas uma das maiores revelações científicas dos últimos tempos só foi materializada há menos de vinte anos, por cientistas que se inspiraram no trabalho deles.
Em 1995, Eric Cornell e Carl Weiman conseguiram, grosso modo, resfriar átomos de rubídio a uma temperatura próxima do zero absoluto, criando uma nova fase da matéria que não podia ser classificada como líquida, sólida ou gasosa. Estava criado o condensado de Bose-Einstein.
O trabalho, que rendeu a Cornell e Weiman o prêmio Nobel de 2001, mostrava que naquela temperatura, as partículas se unem e tornam-se indistinguíveis. Os princípios envolvidos neste esquema de resfriamento máximo de átomos e partículas subatômicas têm sido úteis, desde então, na investigação de várias questões da física fundamental, incluindo algumas das que seguem na lista.
3. Aceleração da expansão do universo (1997)
Em 1997, os astrofísicos Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess reverteram completamente uma ideia que permeava a ciência. Até então, acreditava-se que o universo, devido à atração gravitacional entre os corpos celestes, se expandia em ritmo cada vez mais lento. A partir de uma experiência, os três provaram justamente o contrário.
Vencedores do Nobel em 2011, eles observaram uma supernova do tipo Ia (os resultados das famosas explosões estelares, no caso, de estrelas anãs brancas). Ao visualizar tais explosões em ação, eles puderam fazer medições na maneira como a luz se distorcia. Os padrões observados permitiram concluir que o universo está se expandindo cada vez mais rapidamente.
A força motriz desta expansão, no entanto, segue um mistério. Já enunciada por estudos desde aquela época, a chamada “energia escura” ainda deixa pontos de interrogação em pesquisas sobre o tema, mas serve para definir o fenômeno descoberto pelos três cientistas. A ideia de que o universo realmente se expande com velocidade crescente é encarada com alto nível de convicção na astrofísica.
2. Comprovação de que neutrinos têm massa (1998)
Uma antiga mina na cidade de Hida, no oeste do Japão, é o berço de uma das mais importantes revelações científicas da atualidade. Neste local, em 1998, uma equipe internacional de pesquisadores comprovou que os neutrinos, previstos com precisão crescente desde a década de 1930, têm massa, ao contrário do que se imaginava até então.
Neutrinos são partículas subatômicas sem carga elétrica, e sua interação com outras partículas só acontece sob condições específicas. Na série de experimentos no final dos anos 90, os cientistas já sabiam que existiam três “sabores” de neutrinos: do elétron, o primeiro a ser descoberto, e o do múon e do tau, partículas descobertas posteriormente que também têm carga negativa.
Foi descoberto, na ocasião, que os neutrinos têm a propriedade de oscilar entre um tipo e outro. Isso implica, conforme os pesquisadores comprovaram, que os neutrinos têm uma massa não nula. Do contrário, a oscilação não poderia acontecer. Trabalhos publicados desde então foram gradativamente reforçando esta tese.
1. Bóson de Higgs (2012)
A comunidade científica e o público acompanharam com crescente interesse ao longo dos últimos anos a caminhada dos cientistas baseados no subsolo franco-suíço do CERN para confirmar a existência do que acabou ficando conhecido (um físico tem um ataque cardíaco a cada vez que isso é lido) como “partícula de Deus”. Ela recebeu este apelido uma vez que, teoricamente surgida logo após o Big Bang, confere massa às demais partículas, ou seja, seria elementar para a formação de tudo o que existe.
O primeiro cientista a enunciá-la, o britânico Peter Higgs, publicou em 1964 o trabalho que serviu de base aos físicos contemporâneos. Sua tese, no entanto, passou mais de 40 anos abstrata, até a criação do Grande Colisor de Partículas (LHC, na sigla em inglês), em 2008. O inédito equipamento, instalado no CERN, acelerou o ritmo das descobertas de forma impressionante.
Uma série de conferências e medições aproximaram os pesquisadores do bóson. Materialmente, o LHC aos poucos definiu a faixa de energia onde uma partícula com as características compatíveis a ele poderia ser encontrada. Com alarde na imprensa mundial, o bóson de Higgs foi finalmente confirmado por duas equipes de cientistas no dia 4 de julho de 2012, um marco histórico para a ciência.
Na ocasião, foi anunciado que o resultado era promissor, mas era preciso uma análise mais detalhada para comprovar que a nova partícula realmente era o que parecia. Em março deste ano, os cientistas fizeram uma contraprova com mais do que o dobro de dados, e reconfirmaram que a partícula é, de fato, o bóson de Higgs.
Fonte: BBC / Physics World
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Search
Popular Posts
-
N a semana passada, circulou a notícia falando a respeito da capacidade das impressoras 3D imprimirem artefatos de plástico, como brinquedos...
-
Dia boring? Sem nada bom pra fazer ou ler? Temos a solução! Está no ar a segunda parte (ou a primeira, depende de como você vai interpretar)...
-
O estúdio de efeitos especiais ADI divulgou em seu canal oficial do YouTube uma série de vídeos mostrando o trabalho que eles fizeram no fil...
-
Antes de mais nada é preciso saber que os navegadores comuns, como o Chrome o Firefox, IE e etc, não são capazes de acessar a maioria dos si...
-
1 - Foi lançado em 9 de dezembro de 2006. Diga a verdade: você já quis fazer isso com o valentão que te batia na escola. 2 - Fo...
Blog Archive
-
▼
2013
(2167)
-
▼
novembro
(166)
- Cientistas russos afirmam que nova era glacial com...
- Robô ‘invencível’ no joquempô
- Sinais de cansaço do sol preocupam pesquisadores
- O massacre dos drones americanos
- NSA usa malware para se infiltrar em 50 mil redes,...
- GTA V é acusado de influenciar jovens a sair dando...
- Conheça 6 pinturas históricas perturbadoras
- Será que uma única pessoa poderia destruir sozinha...
- Mentes brilhantes se reúnem para prever os acontec...
- A história do chef que bateu no fast food
- 15 fotos históricas coloridas digitalmente
- Conheça Kaine Parker, o Aranha Escarlate: Todo o p...
- “Fator de Cura” do Wolverine pode virar realidade
- Qual Lanterna Verde seria ideal para o filme da Li...
- Sete furos na trama de filmes que marcaram sua inf...
- Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, o massacre que...
- Projeto dá primeiro passo para estudar a imortalid...
- 8 pessoas estupidamente Fascinantes da História
- Qual é o sanduíche mais caro do mundo?
- Evariste Galois, o gênio azarado
- Criatura marinha desconhecida e com chifres é enco...
- Os criminosos mais poderosos do mundo
- 6 GIFs sensacionais para lembrar como ciência é legal
- Microsoft já tinha previsto tablets, comandos de v...
- Conheça a camisinha do futuro
- Robô Roomba "comete suicídio" na Áustria
- 7 experimentos científicos que você pode fazer em ...
- Game of Thrones – Série será adaptada para o video...
- Hugh Jackman é diagnosticado com cancer de pele
- Por que quando uma pessoa se aproxima de um rádio ...
- Quais são 50 as cidades mais violentas do mundo?
- O arquivo secreto da Igreja Católica
- As 6 profissões mais comuns no universo dos quadri...
- 5 bebidas mais fortes do mundo
- PS4 já está à venda no Paraguai por U$599
- Final do Mundial de League of Legends foi vista po...
- Primeira versão do Windows completa 28 anos hoje
- Watchmen impediu o surgimento de Batman
- 5 drogas ilícitas com efeitos positivos
- 5 jogos que trollaram seus jogadores
- Os 10 maiores assaltos da história
- Conheçam a Bíblia criada para a comunidade gay
- Michio Kaku e o livre arbítrio
- A música desperta memórias em pessoas com doença d...
- Como abrir uma lata sem o abridor ou qualquer outr...
- Os 10 Pokémon mais chatos de todos os tempos
- 10 jogos que vale a pena você continuar jogando ap...
- 10 tratamentos e estudos doentios feitos em humanos
- 5 descobertas da física que mudaram profundamente ...
- Nicotina: Adesivos e chicletes não ajudam a parar ...
- Os 5 melhores coadjuvantes em filmes de super-heróis
- 3 fatos bizarros envolvendo videogames
- As 6 moedas mais desvalorizadas do mundo
- Para que gastar bilhões com experimentos científic...
- É encontrado o maior buraco negro já conhecido – e...
- 10 dicas de um psicólogo para revolucionar sua vida
- PlayStation 4 vendeu 1 milhão de unidades em 24 ho...
- As 6 espadas mais fantásticas do mundo
- As 10 sentenças mais bizarras
- Revelado papel da atriz mirim Octavia Alexandru
- A morte da Terra: Cientistas descobrem a data exat...
- Documentos americanos revelam uso da Área 51 duran...
- 5 celebridades que aparecem em jogos de videogame
- As 5 coisas mais irritantes de todo Call of Duty
- Os 10 mandamentos do Rei do Videogame
- 10 lendas assustadoras dos games
- Sony não esperava a diferença de resoluções entre ...
- Unicórnio asiático é avistado pela primeira vez em...
- Três caras e um martelo
- Os 8 maiores hackers da história
- Um golfinho se auto-estimulando com um peixe morto...
- Dez anos de invasão no Iraque e os horrores que ni...
- Crânio deformado de 1,5 mil anos intriga cientistas
- Hacker lendário morre antes de revelação polémica
- Os 5 melhores jogos baseados em Histórias em Quadr...
- Os 5 momentos mais controversos das Histórias em Q...
- 5 atores com os quais todo mundo odeia trabalhar
- 10 montagens toscas de The Walking Dead que são me...
- 8 curiosidades bizarras sobre Pokémon que você não...
- Tom Hiddleston – 18 coisas que você não sabia sobr...
- Qual a diferença entre apresuntado e presunto?
- Defensor da "supremacia branca" descobre que tem D...
- Cinco mensagens ocultas em filmes que você assisti...
- 5 atores que quase morreram nos sets de filmagem e...
- Confirmada atriz que fará Feiticeira Escarlate em ...
- Dois novos candidatos ao papel de Asa Noturna em B...
- Adivinha quem está de volta em The Walking Dead?
- 15 sites que deixam você mais inteligente
- Óvnis roubam a cena durante passagem da tocha olím...
- Zack Snyder revela pequenos detalhes da trama de H...
- 7 terríveis filmes, adaptados de HQ’s, que merecem...
- O Misterioso Caso de Elisa Lam
- Os Vídeos 333-333-333
- 4 motivos para você evitar a batata frita
- Obama promete impedir o Irã de desenvolver armas n...
- Partes do sul e do norte do Brasil poderão sumir d...
- Nono episódio da 4ª temporada será tão sangrento q...
- Além do digital: como a Google quer dominar o mundo
- As 5 mortes mais brutais das histórias em quadrinhos!
- A vida na Terra começou… em Marte?
-
▼
novembro
(166)
Tecnologia do Blogger.
Tópicos
#Imagem
#LOL
#Imagens
#Lista
#Curiosidades
#Vídeo
#News
#Interessante
#Batman
#Ciência
#GTAV
#Filme
#História
#animais
#Games
#SuperMan
#BreakingBad
#Cinema
#LOR
#Facebook
#Rússia
#HomemAranha
#Evolução
#MortalKombat
#Nasa
#TBBT
#AssassinsCreed
#China
#Alimentos
#CIA
#KaleyCuoco
#TiocianatoDeMercúrio(II)
0 comentários:
Postar um comentário