quarta-feira, 27 de novembro de 2013
On 11:47 by papa in #Curiosidades, #Humanidade, #Imagens, #Interessante, #Planeta, #tecnologia No comments
Com os enormes avanços tecnológicos — especialmente nas áreas da inteligência artificial, nano e biotecnologia — que estamos testemunhando nos últimos anos, você alguma vez parou para pensar se uma única pessoa, dotada dos conhecimentos e meios necessários, seria capaz de destruir o planeta sozinha? Segundo o pessoal do site io9, que conversou com alguns especialistas em segurança, essa possibilidade é bem real e não é tão remota como parece.
Os profissionais Philippe van Nedervelde —, especialista em defesa nuclear, biológica e química —, James Barrat — especialista em inteligência artificial — e Robert Freitas — especialista em nanotecnologia — acreditam que a possibilidade de que um grupo terrorista pequeno e até mesmo a de que um único indivíduo possa destruir a Terra não está sendo levada a sério o suficiente. Aliás, a maioria das pessoas nem sequer imagina que está correndo perigo.
Convergência de riscos
Para os especialistas, algo parecido com uma “tempestade perfeita” está se formando, com vários fatores de risco convergindo para um único propósito. Entre eles estão perigos existenciais criados pelo próprio homem, assim como ameaças de origem cósmica. Portanto, se a humanidade espera continuar por aqui durante os próximos milênios, é imprescindível que consigamos sobreviver da melhor forma possível às próximas décadas.
Com respeito aos perigos de “fabricação” humana, os especialistas citaram como mais ameaçadores as pandemias provocadas por ataques biológicos, guerras termonucleares, o surgimento de uma inteligência artificial que subjugue os seres humanos e o desenvolvimento de armas de destruição em massa baseadas na nanotecnologia. Desses riscos, o da pandemia foi considerado como potencialmente preocupante.
Cenários catastróficos
Os especialistas acreditam que dentro de pouco tempo as pandemias provocadas por criminosos será um perigo real, e alguns ataques biológicos em pequena escala já demonstraram ao mundo o poder dessa “arma”. Além disso, pandemias naturais — como foi o caso da gripe espanhola em 1918 e que matou entre 50 e 100 milhões de pessoas, ou seja, entre 2,5 e 5% da população mundial — já deixaram bem clara a gravidade da questão.
O problema nesse sentido é que a tecnologia necessária para desenvolver agentes patogênicos eficientes e efetivos já existe, e os cientistas dispõem do conhecimento necessário para otimizar seu funcionamento ou para combiná-los de forma que sua ação seja potencializada. Portanto, é possível criar armas biológicas capazes de dizimar completamente a humanidade.
Com respeito ao desenvolvimento de armas de destruição em massa baseadas na nanotecnologia, uma possibilidade mencionada foi a chamada “praga cinza”, ou seja, robôs de dimensões moleculares capazes de se autorreplicar e que consumiriam completamente todos os recursos naturais críticos para a sobrevivência humana. Esses dispositivos poderiam, por exemplo, ser lançados na atmosfera e bloquear o sol ou, ainda, destruir organismos vivos.
Por último, considerando o cenário relacionado com a inteligência artificial, os especialistas acreditam que ela poderia, dentro de poucas décadas, ultrapassar a inteligência humana, e um erro de programação poderia ser fatal. Conforme explicaram, poderíamos nos ver forçados a competir com um rival cujas habilidades sejam muito superiores às nossas, e em situações que nem sequer podemos imaginar.
Mais com menos
O perigo de tudo isso é que o desenvolvimento dessas tecnologias permitirá que se destrua muito mais com muito menos, e a convergência de todas elas só servirá para acelerar e exacerbar drasticamente o aumento do risco. Aliás, para conseguir destruir o planeta, um grupo determinado o suficiente só precisaria de recursos relativamente modestos e que dentro de pouco tempo estarão disponíveis para qualquer um.
Assustadoramente, essas tecnologias estão sendo desenvolvidas por agências governamentais e grandes corporações, e esse conhecimento pode, eventualmente, cair nas mãos erradas. Sendo assim, de acordo com os especialistas, mais do que temer catástrofes globais provocadas por grandes exércitos, devemos ficar atentos a pequenos grupos com as motivações erradas.
Os especialistas também apontaram que indivíduos sozinhos — que tenham o conhecimento suficiente e tenham desenvolvido um ódio violento contra a humanidade — têm o potencial de destruir cidades e regiões inteiras, e não descartam a possibilidade de que os mais motivados possam dizimar continentes e até mesmo o planeta. Por certo, esses possíveis “agentes solitários” tiram o sono dos especialistas em segurança.
Medidas preventivas
É claro que quem quebra a cabeça pensando em possíveis cenários de destruição global também considera formas de evitar que tudo isso aconteça. Conforme explicaram os especialistas, por sorte, não estamos completamente desprotegidos contra os perigos, e precauções, ações preventivas, medidas de contra-ataque efetivas e identificação prematura dos riscos podem ajudar a reduzir o problema.
Uma das alternativas apresentadas seria o monitoramento psicológico de pessoas com comportamento — comprovadamente — anormal através de sistemas educacionais e outras instituições, com o objetivo de que esses indivíduos nunca cheguem a levar a cabo qualquer plano maligno.
Contra o ataque de armas criadas a partir da nanotecnologia, os especialistas sugerem o contra-ataque com “névoas” de nanorrobôs, radiação dirigida e o uso do eletromagnetismo. Por último, contra a ameaça apresentada pela inteligência artificial, o melhor seria criar uma organização global envolvendo a iniciativa pública e privada que estabeleça as diretrizes sobre o desenvolvimento e aplicação dessa tecnologia.
Estado vigilante
Uma alternativa mais radical seria a criação de um estado de constante vigilância, realizada através da própria população e de sistemas microeletromecânicos inteligentes. Esses sistemas consistiriam em robôs, sensores e outros dispositivos diminutos capazes de detectar a presença de substâncias químicas, magnetismo, temperatura e luz, por exemplo, e que no futuro poderão ficar em suspensão no ar como se fossem simples partículas.
Além disso, essa “poeira” espiã permitiria que a população global dispusesse de olhos e ouvidos em todas as partes, e o melhor é que a vigilância não seria feita por operários humanos — corruptíveis e problemáticos —, mas por máquinas. Com isso, obviamente a privacidade absoluta deixaria de existir, e apenas teríamos direito uma privacidade relativa.
Por outro lado, o controle constante resultaria em uma dramática queda em crimes, violência e todo tipo de abusos, seja contra crianças, mulheres ou idosos. O mesmo aconteceria com a corrupção e outros tipos de delito, e se instauraria uma sociedade ética e totalmente transparente.
- Fonteio9
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Search
Popular Posts
-
N a semana passada, circulou a notícia falando a respeito da capacidade das impressoras 3D imprimirem artefatos de plástico, como brinquedos...
-
Dia boring? Sem nada bom pra fazer ou ler? Temos a solução! Está no ar a segunda parte (ou a primeira, depende de como você vai interpretar)...
-
O estúdio de efeitos especiais ADI divulgou em seu canal oficial do YouTube uma série de vídeos mostrando o trabalho que eles fizeram no fil...
-
Antes de mais nada é preciso saber que os navegadores comuns, como o Chrome o Firefox, IE e etc, não são capazes de acessar a maioria dos si...
-
1 - Foi lançado em 9 de dezembro de 2006. Diga a verdade: você já quis fazer isso com o valentão que te batia na escola. 2 - Fo...
Blog Archive
-
▼
2013
(2167)
-
▼
novembro
(166)
- Cientistas russos afirmam que nova era glacial com...
- Robô ‘invencível’ no joquempô
- Sinais de cansaço do sol preocupam pesquisadores
- O massacre dos drones americanos
- NSA usa malware para se infiltrar em 50 mil redes,...
- GTA V é acusado de influenciar jovens a sair dando...
- Conheça 6 pinturas históricas perturbadoras
- Será que uma única pessoa poderia destruir sozinha...
- Mentes brilhantes se reúnem para prever os acontec...
- A história do chef que bateu no fast food
- 15 fotos históricas coloridas digitalmente
- Conheça Kaine Parker, o Aranha Escarlate: Todo o p...
- “Fator de Cura” do Wolverine pode virar realidade
- Qual Lanterna Verde seria ideal para o filme da Li...
- Sete furos na trama de filmes que marcaram sua inf...
- Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, o massacre que...
- Projeto dá primeiro passo para estudar a imortalid...
- 8 pessoas estupidamente Fascinantes da História
- Qual é o sanduíche mais caro do mundo?
- Evariste Galois, o gênio azarado
- Criatura marinha desconhecida e com chifres é enco...
- Os criminosos mais poderosos do mundo
- 6 GIFs sensacionais para lembrar como ciência é legal
- Microsoft já tinha previsto tablets, comandos de v...
- Conheça a camisinha do futuro
- Robô Roomba "comete suicídio" na Áustria
- 7 experimentos científicos que você pode fazer em ...
- Game of Thrones – Série será adaptada para o video...
- Hugh Jackman é diagnosticado com cancer de pele
- Por que quando uma pessoa se aproxima de um rádio ...
- Quais são 50 as cidades mais violentas do mundo?
- O arquivo secreto da Igreja Católica
- As 6 profissões mais comuns no universo dos quadri...
- 5 bebidas mais fortes do mundo
- PS4 já está à venda no Paraguai por U$599
- Final do Mundial de League of Legends foi vista po...
- Primeira versão do Windows completa 28 anos hoje
- Watchmen impediu o surgimento de Batman
- 5 drogas ilícitas com efeitos positivos
- 5 jogos que trollaram seus jogadores
- Os 10 maiores assaltos da história
- Conheçam a Bíblia criada para a comunidade gay
- Michio Kaku e o livre arbítrio
- A música desperta memórias em pessoas com doença d...
- Como abrir uma lata sem o abridor ou qualquer outr...
- Os 10 Pokémon mais chatos de todos os tempos
- 10 jogos que vale a pena você continuar jogando ap...
- 10 tratamentos e estudos doentios feitos em humanos
- 5 descobertas da física que mudaram profundamente ...
- Nicotina: Adesivos e chicletes não ajudam a parar ...
- Os 5 melhores coadjuvantes em filmes de super-heróis
- 3 fatos bizarros envolvendo videogames
- As 6 moedas mais desvalorizadas do mundo
- Para que gastar bilhões com experimentos científic...
- É encontrado o maior buraco negro já conhecido – e...
- 10 dicas de um psicólogo para revolucionar sua vida
- PlayStation 4 vendeu 1 milhão de unidades em 24 ho...
- As 6 espadas mais fantásticas do mundo
- As 10 sentenças mais bizarras
- Revelado papel da atriz mirim Octavia Alexandru
- A morte da Terra: Cientistas descobrem a data exat...
- Documentos americanos revelam uso da Área 51 duran...
- 5 celebridades que aparecem em jogos de videogame
- As 5 coisas mais irritantes de todo Call of Duty
- Os 10 mandamentos do Rei do Videogame
- 10 lendas assustadoras dos games
- Sony não esperava a diferença de resoluções entre ...
- Unicórnio asiático é avistado pela primeira vez em...
- Três caras e um martelo
- Os 8 maiores hackers da história
- Um golfinho se auto-estimulando com um peixe morto...
- Dez anos de invasão no Iraque e os horrores que ni...
- Crânio deformado de 1,5 mil anos intriga cientistas
- Hacker lendário morre antes de revelação polémica
- Os 5 melhores jogos baseados em Histórias em Quadr...
- Os 5 momentos mais controversos das Histórias em Q...
- 5 atores com os quais todo mundo odeia trabalhar
- 10 montagens toscas de The Walking Dead que são me...
- 8 curiosidades bizarras sobre Pokémon que você não...
- Tom Hiddleston – 18 coisas que você não sabia sobr...
- Qual a diferença entre apresuntado e presunto?
- Defensor da "supremacia branca" descobre que tem D...
- Cinco mensagens ocultas em filmes que você assisti...
- 5 atores que quase morreram nos sets de filmagem e...
- Confirmada atriz que fará Feiticeira Escarlate em ...
- Dois novos candidatos ao papel de Asa Noturna em B...
- Adivinha quem está de volta em The Walking Dead?
- 15 sites que deixam você mais inteligente
- Óvnis roubam a cena durante passagem da tocha olím...
- Zack Snyder revela pequenos detalhes da trama de H...
- 7 terríveis filmes, adaptados de HQ’s, que merecem...
- O Misterioso Caso de Elisa Lam
- Os Vídeos 333-333-333
- 4 motivos para você evitar a batata frita
- Obama promete impedir o Irã de desenvolver armas n...
- Partes do sul e do norte do Brasil poderão sumir d...
- Nono episódio da 4ª temporada será tão sangrento q...
- Além do digital: como a Google quer dominar o mundo
- As 5 mortes mais brutais das histórias em quadrinhos!
- A vida na Terra começou… em Marte?
-
▼
novembro
(166)
Tecnologia do Blogger.
Tópicos
#Imagem
#LOL
#Imagens
#Lista
#Curiosidades
#Vídeo
#News
#Interessante
#Batman
#Ciência
#GTAV
#Filme
#História
#animais
#Games
#SuperMan
#BreakingBad
#Cinema
#LOR
#Facebook
#Rússia
#HomemAranha
#Evolução
#MortalKombat
#Nasa
#TBBT
#AssassinsCreed
#China
#Alimentos
#CIA
#KaleyCuoco
#TiocianatoDeMercúrio(II)
0 comentários:
Postar um comentário