quarta-feira, 20 de novembro de 2013

TOP10 Os maiores assaltos da história
Apesar da tecnologia crescer a cada dia, e das instituições financeiras investirem milhões de dólares em sistemas de segurança, os criminosos também evoluem com novas técnicas e ficam cada vez mais perigosos e audaciosos!

Nossa história registra de tempos em tempos, grandes roubos ou assaltos realizados por quadrilhas especializadas ou até mesmo por poucas pessoas. Alguns destes assaltos marcaram a história e estamparam capas de revistas e jornais quando ocorreram, e eu separei 10 daqueles que eu considero os maiores assaltos já realizados na história!

10. Piquenique caro no Banco Societé Générale, em Nice (França)

No dia 19 de julho de 1976 uma quadrilha liderada por  Albert Spaggiari levou uma bagatela de 9,8 milhões de dólares da agência francesa considerada por muitos inviolável.

Os trabalhadores do crime cavaram um túnel de 8 metros começando pelo esgoto de fora e conseguiram entrar no banco, arrombando os cofres em pleno feriado, os ladrões permaneceram quatro dias no banco com direito a piquenique regado com vinho e patê!

Antes de sair, Spaggiari escreveu nas paredes: “Sem ódio, sem violência e sem armas”. Spaggiari foi capturado, mas fugiu da polícia e viveu na Argentina até morrer em 1989 de câncer.

9. Aeroporto de Heathrow, em Londres (Inglaterra)

Uma gangue roubou 12,1 milhões de dólares no dia 11 de fevereiro de 2002 no aeroporto mais movimentado da Europa, eles renderam o motorista de uma van da British Airways, que transportava a grana que acabara de chegar em um jatinho de Bahrein. A grana seria embarcada em um avião para Nova York. Mas os bandidos sabendo da operação armaram uma emboscada e amarraram os pulsos do motorista, largando-o de cara no chão. A gangue fugiu  e única pista que polícia tinha para pegá-los era a van, mas eles a abandonaram e incendiaram numa cidade próxima do roubo.

8. No trânsito de Manchester (Inglaterra)

Um bando de ladrões fortemente armados roubou 12,6 milhões de dólares no dia 3 de julho de 1995 no meio do trânsito de Manchester. Os meliantes interceptaram o carro-forte da empresa Midland Bank, dominaram o motorista e expulsaram-no da van. Após a fuga, a polícia não conseguiu interceptá-los. Então prenderam o motorista, alegando que ele tinha recebido dinheiro para facilitar o roubo, ele foi condenado a 14 anos de cadeia, mas acabou solto dois anos depois por falta de provas.

7. Banco Andalucía, em Marbella (Espanha)

Na véspera de natal de 1982, três jovens italianos (2 rapazes e 1 moça) roubaram 15 milhões de dólares na tranquila cidade de Marbella, na Costa do Sol da Espanha. Os policiais locais eram acostumados com a presença de turistas estrangeiros e não desconfiaram dos jovens, ele alugaram um apartamento vizinho à agência bancária, quebraram uma parede e prosseguiram com o plano de levar pra casa 15 milhões de dólares de 200 cofres. Este foi o roubo mais tranqüilo da história, contudo os três foram presos logo após o roubo.

6. Natal no Banco da France, em Toulon (França)

Outra galera ociosa e fortemente armada decidiu se presentar com a chegada do Natal e roubaram 30,3 milhões de dólares no dia 16 de dezembro de 1992. Aproveitando o clima a quadrilha invadiu a sede do Banco da França, em Toulon e ameaçou explodir tudo, com explosivos amarrados no corpo de um agente de segurança do banco. O roubo durou 20 minutos e ficou conhecido na França como “O Caso do Século”.

5. Agência de Correio, em Zurique (Suíça)

Cinco homens usaram uma van semelhante a dos correios, e invadiram a agência postal de Zurique em 1º de setembro de 1997. Depois de dominarem todos os funcionários, os criminosos fugiram com vários malotes de dinheiro somando 42,9 milhões de dólares. Eles ainda deixaram 11 milhões para trás porque a o dinheiro não cabia na van. Em 1999, a polícia suíça prendeu sete homens acusados de participação no assalto.

4. Banco da Inglaterra

No dia 22 de fevereiro de 2006, uma quadrilha disfarçada de polícia sequestrou o chefe da segurança de um banco e outra parte da quadrilha sequestrou a família dele, para forçá-lo a colaborar no assalto. Na sede do banco, os bandidos renderam 15 funcionários, obrigaram o chefe da segurança a abrir o depósito do banco e levaram 47,1 milhões de dólares.  A polícia ofereceu 3,75 milhões de dólares para quem tiver informações sobre o assalto, mas ninguém ganhou a recompensa ainda!

3. Northern Bank, em Belfast (Irlanda do Norte)

Parece que alguns ladrões acreditam mesmo no Papai Noel, pois na noite de domingo do dia 20 de dezembro de 2004 três homens fizeram uma visita a um funcionário do banco, depois descobriram a casa do chefe do funcionário e fizeram suas famílias reféns. Os ladrões orientaram os funcionários a ajudá-los no roubo no dia seguinte, e levaram 49,8 milhões de dólares. A polícia ainda não sabe do paradeiro dos bandidos, e apenas 100 mil dólares do montante foram encontrados no banheiro de um clube da polícia.

2. Banco Central de Fortaleza, em Fortaleza (Brasil)

É claro que o nosso querido Brasil não poderia ficar de fora e ficou em segundo lugar desta lista e no dia 6 de agosto de 2005 o Brasil registrava o maior assalto da sua história.

A quadrilha agiu com precisão e levou R$ 150 milhões do caixa-forte do Banco Central do Brasil em Fortaleza.  Eles alugaram uma casa próxima à sede do banco e construíram um túnel subterrâneo de cerca de 80 metros de comprimento. A infra-estrutura do túnel era digna de uma tese de engenharia, com sistemas de luz elétrica e ventilação para os meliantes trabalharem tranquilamente!

Foram recuperados 53 milhões de dólares e a Polícia Federal prendeu mais de 40 pessoas suspeitas de envolvimento no roubo na Operação Toupeira .

1. Depósito Knightsbridge, em Londres (Inglaterra)

O assalto campeão da lista de hoje aconteceu no dia 12 de julho de 1987. O maior roubo da história foi executado apenas por dois homens, eles conseguiram entrar no depósito de dinheiro com a desculpa de alugar um cofre. Mas ninguém se deu conta que eles estavam armados com pistolas. O gerente e os seguranças foram rendidos e a dupla dinâmica levou 112,9 milhões de dólares pra casa. Enquanto faziam o assalto, placas foram penduradas informando que o depósito estava fechado temporariamente.

Mas o crime não fora perfeito, pois o italiano Valerio Viccei, mentor do crime, foi traído por sua impressão digital. Após quatro anos de prisão, Viccei foi transferido para a Itália, onde cumpriu prisão em regime semi-aberto até morrer em 2000.

FONTES Sites G1, Folha, UOL, O Globo e Wikipedia

0 comentários:

Postar um comentário