quinta-feira, 20 de junho de 2013

A corrida espacial  foi uma disputa entre Estados Unidos (capitalista) e URSS (socialista) no desenvolvimento espacial a partir da década de 50. Os russos saíram na frente com os Sputniks, a cadela Laika e o primeiro astronauta Yuri Gagarin. Mas os estadunidenses conseguiram se firmar como principal potência com as Apollos.

Apesar de que a corrida seja um dos acontecimentos mais conhecidos e discutidos do mundo, muitos fatos ainda são desconhecidos, veja:

10 coisas que talvez não saiba da corrida espacial
1. A viagem de Ivanovich - A princípios de 1961, pouco tempo antes do primeiro vôo de Yuri Gagarin, os russos enviaram ao espaço uma nave tripulada por um manequim. O boneco, chamado carinhosamente Ivan Ivanovich voou em duas ocasiões vestido com um traje espacial, pousando depois sobre um descampado. Para evitar confusões, tinha um letreiro no capacete com a palavra “Maket” (manequim).
10 coisas que talvez não saiba da corrida espacial
2. A fita da sorte - A fita isolante térmica prata foi uma ferramenta essencial na corrida espacial. Os astronautas recorreram a ela nas situações mais difíceis. Graças à fita, os tripulantes da Apolo 13 fabricaram o filtro de ar que lhes salvou a vida. Em 2001, o regulamento da NASA para a Estação Espacial Internacional estabeleceu que no caso de um surto psicótico a bordo, a fita deve ser usada para imobilizar o astronauta.
10 coisas que talvez não saiba da corrida espacial3. Um xixi por Gagarin - Em 12 de abril de 1961, instantes antes de subir à nave Vostok 1, Yuri Gagarin ficou com vontade de urinar e ausentou-se por alguns minutos. Desde então, e em homenagem ao pioneiro espacial, todos os cosmonautas russos que iniciam uma missão urinam num pneu de caminhão que é levada até a rampa de lançamento de Baikonur. O ritual é considerado imprescindível para o sucesso da missão.
10 coisas que talvez não saiba da corrida espacial
4. O cheiro da lua - Os poucos que pisaram a superfície lunar asseguram que tem um cheiro muito particular, algo parecido à “pólvora queimada”. O astronauta Gene Cernan afirmou depois de uma caminhada, o interior da nave cheirava como se alguém tivesse disparado uma carabina. No entanto, os quilos de amostras que os astronautas trouxeram à Terra não cheiram absolutamente a nada. Acredita-se que em nosso planeta, as condições não são as mesmas para que o pó emita seu verdadeiro cheiro.
10 coisas que talvez não saiba da corrida espacial5. A maior distância da Terra - Em 15 de abril de 1970, a tripulação da Apolo 13 atingiu o ponto mais distante da Terra no qual jamais chegou nenhum ser humano. Eles estavam no lado mais afastado da superfície lunar, a 400.171 quilômetros de nosso planeta.
10 coisas que talvez não saiba da corrida espacial
6. À hora do sanduíche - Em 23 de março de 1965 o astronauta John Watts Young introduziu as escondidas, na nave espacial Gemini 3 da NASA, um sanduíche de hambúrguer e compartilhou-o com seu colega Gus Grissom. A brincadeira, aparentemente inofensiva, provocou um escândalo que obrigou à NASA a revisar suas normas de funcionamento. Grissom queixou-se porque não tinha mostarda.
10 coisas que talvez não saiba da corrida espacial
7. O efeito visão geral - Em 7 de fevereiro de 1971, o astronauta Ed Mitchell regressava à Terra quando experimentou um estranho sentimento de felicidade. De repente, “viu à Terra e seus habitantes e o resto de espécies e sistemas como um todo sinérgico, integrado e unificado. Sentiu-se bem, em êxtase”. Acabava de experimentar o que os astronautas chamam efeito visão geral.
10 coisas que talvez não saiba da corrida espacial
8. As árvores da lua - O astronauta Stuart Roosa, membro da missão Apolo 14, incluiu em seu kit de objetos pessoais um cilindro metálico com mais de 400 sementes. Em seu regresso, aquelas sementes de pinhos, plátanos e sequóias foram plantadas em diversos lugares do mundo e foram batizadas como as árvores da lua; as primeiras e únicas que tinham ido e voltado de nosso satélite.
10 coisas que talvez não saiba da corrida espacial9. A maior velocidade atingida por um ser humano - Em 26 de maio de 1969 os astronautas da Apolo 10 realizaram uma das manobras de reentrada à Terra mais difíceis da história espacial. Guiada por um computador pré-histórico, a nave chegou a beirar os 40.000 km/h, a maior velocidade atingida pelo homem, equivalente ao Mach 36.
10 coisas que talvez não saiba da corrida espacial 10. Uma lua na terra - No ano de 1963, a NASA recriou no deserto do Arizona um campo de crateras quase idêntico ao que os astronautas iriam encontrar ao chegar à lua. Para obter uma réplica o mais realista possível utilizaram-se imagens da superfície lunar e o terreno foi modelado mediante explosões controladas. Cada cratera devia ter o mesmo tamanho e estar situado no mesmo lugar que a original. As fotografias da ambientação dos astronautas neste cenário são largamente utilizadas pelos defensores da lenda urbana de que o homem nunca foi à lua.

0 comentários:

Postar um comentário