domingo, 16 de junho de 2013

Responda-me:
Quantos palavrões você seria capaz de proferir se, no caso de ser um menino de 8 a 10 anos de idade, alguém lhe falasse que você brinca de “bonecAs”?
Respondo por mim. Todos os 159 que conheço.
Foi pensando nisso, que em 1964 a Hasbro (empresa de brinquedos e jogos norte-americana responsável por sucessos como “Monopólio” e o “Sr. Cabeça de Batata”) criou o termo “Action Figure” para designar sua coleção de bonecos com temática militar, os consagrados e adorados G.I. Joe.
Criados por Stan Weston, e inspirados pelo sucesso da linha de bonecas Barbie, a série com temas militares era inicialmente formada por três figuras diferentes de 12 polegadas (30 cm), representando cada uma das forças militares: Ace (Aeronáutica), Rock (Exército) e Skip (Marinha).
Trilhando um caminho de sucesso, os direitos do brinquedo foram vendidos por todo o mundo, chegando ao Brasil com o nome de “Falcon”.
Na década de 70 com uma crise do petróleo pressionando o custo para produção das figuras de 12 polegadas, a empresa japonesa Takara criou as primeiras figuras de 4 polegadas com a série Microman.
Em 1976 a Kenner lançou uma série de figuras de 4 polegadas inspiradas no sucesso de bilheteria Star Wars. O sucesso das figuras foi tão grande e as vendas tão vantajosas que tornaram o tamanho de 4 polegadas, durante muito tempo, padrão das indústrias que produziam as figuras de ação.
Nos anos 80, as indústrias de brinquedos apoiaram-se na grande febre de desenhos animados e quadrinhos inundando o mercado de figuras de ação inspiradas em sucessos de público como: ThundercatsSuperpowers (DC Comics), Secret Wars (Marvel Comics), Centurions e He-Man (que seguiu o caminho inverso e teve desenho animado e quadrinhos criados para vender as figuras).
Uma das séries lançadas pela Takara no Japão para a coleção Microman em 1984 era chamada Micro Change, com objetos que se transformavam em pequenos robôs. O sucesso da série foi tão grande que a americana Hasbro comprou a licença dos produtos e deu início a uma nova mania, osTransformers. Era o nascimento de um ícone da cultura pop, que inspirou quadrinhos, desenhos animados e até um filme (que será lançado em breve nos cinemas).
Nesta década, as figuras de ação eram com certeza os brinquedos prediletos de 9 entre 10 meninos e chamaram atenção de empresas como Kernel, Mattel, Toy Biz, Bandai e tantas outras.
No final da década de 90 uma novidade agitou novamente o mercado das figuras de ação, uma nova empreitada de Todd McFarlane (desenhista, cofundador da Image Comics e criador do personagem Spawn) criou aMcFarlane Toys e expandiu o mercado com figuras de alta qualidade de seu personagem principal Spawn, dos personagens coadjuvantes e dos vilões da série.
Empresas como Toy Biz e Mattel não ficaram para trás, lançando centenas de figuras de personagens da Marvel Comics (X-Men, Homem-Aranha) e da DC Comics (Batman, Superman) e, entre outras, novas séries de personagens de Star Wars foram lançadas.
Este novo “boom” de lançamentos e o crescimento do “império” e da qualidade dos produtos da McFarlane Toys transformaram definitivamente um mercado quase restrito para crianças em um enorme mercado de colecionadores.
Séries com cantores famosos (Ozzy Osbourne, Kiss, Alice Cooper), personagens de cinema e de seriados (Exterminador do Futuro, Freddy Krueger, Sin City, 300, Lost) e até mesmo atrizes pornô foram lançadas, tornando as figuras de ação itens cada vez mais interessantes para os colecionadores.
Novas empresas surgiram, como Mezco e Neca, produzindo verdadeiras esculturas em plástico e podemos dizer que hoje estamos vivendo a verdadeira Era de Ouro das figuras de ação, com dezenas de lançamentos anunciados a cada dia em todos os cantos do planeta.
E então, já tem argumentos suficientes para que sua namorada pare de dizer que “bonequinhos” são coisa de criança?
Aguarde novidades. Nas próximas semanas esta coluna estará inundada de notícias, informações e dicas para manter (ou começar) sua coleção de figuras de ação, ou como sua namorada vai continuar chamando “os malditos bonequinhos”.

0 comentários:

Postar um comentário