domingo, 4 de agosto de 2013
O dia 25 de junho de 2009 ficará marcado para sempre na memória dos fãs de Michael Jackson. Nesta data, foi anunciada a morte do cantor, depois de sofrer uma parada cardíaca na casa em que morava, em Los Angeles, Estados Unidos. A morte prematura do rei do pop foi atribuída a uma overdose de remédios que Michael Jackson tinha tomado horas antes de dormir.
O que aconteceu com o cantor é apenas um exemplo dos riscos que os medicamentos apresentam, caso sejam mal administrados. Para Camila Costa, professora do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o maior problema está no excesso. “Medicamentos como anti-inflamatórios, analgésicos, relaxantes musculares e antibióticos são perigosos se usados em grandes quantidades, geralmente acima do limite recomendado pela bula”, informa.
Consumo arriscado
Por isso, engana-se quem acredita que apenas os remédios que necessitam de receita são perigosos. O uso indiscriminado dos fármacos pode trazer danos consideráveis à saúde, mesmo uma simples aspirina em doses acima do recomendado. Até complexos vitamínicos ingeridos por muitos anos em demasia apresentam riscos ao paciente.
Mas com a correria do dia a dia, fica impossível procurar um médico toda vez que sentimos alguma dor. Camila recomenda aos pacientes que procurem sempre pelos farmacêuticos. “Apesar desses profissionais não poderem fazer um diagnóstico, eles podem oferecer uma medida paliativa para tentar solucionar o problema daquele momento”, completa.
Automedicação
A ansiedade pela cura, a dificuldade de acesso de parte da sociedade aos serviços públicos de saúde e a falta de informação a respeito da doença podem ser descritos como fatores que colaboram para a automedicação.
Para Camila, isso nem sempre é ruim, mas é necessário consultar um médico caso o problema persista. De acordo com um editorial da Associação Médica Brasileira, a automedicação é um risco enorme, pois pode mascarar diagnósticos na fase inicial da doença.
Por isso, a palavra-chave é bom senso. “É importante ressaltar que o uso contínuo de qualquer medicamento pode causar tolerância no organismo e não ter a ação que deveria” ressalta Everton Dombeck, médico cardiologista especialista em medicina paliativa.
Confira uma lista que preparamos de alguns medicamentos aparentemente inocentes, mas que podem trazer problemas para a sua saúde caso sejam usados de forma incorreta.
(
1. Vitaminas
Qual vitamina você vai querer, A, B, C, D ou E? Peça pela letra! Bom, não é bem assim. Entrar na farmácia e escolher entre as diversas combinações disponíveis para venda não é o caminho certo para tentar suprir deficiências de organismo. “Milagres são prometidos por complexos vitamínicos, mas seu consumo pode representar mais riscos do que benefícios”, explica Camila.
Se a quantidade ingerida de vitaminas é muito grande ou se a pessoa apresenta problema nos rins, pode ser que o excesso ingerido não consiga ser eliminado pelo corpo. Isso leva ao acúmulo de vitaminas no organismo, chamado de hipervitaminose. Essa condição pode trazer riscos à saúde, como vômitos, diarreia, problemas no fígado, arritmias, osteoporose, perda de cabelo, irritabilidade, fraqueza muscular e inúmeros outros sintomas.
Além disso, as vitaminas podem aumentar o risco de morte, segundo um estudo publicado pela Associação Médica Americana. A ingestão de complementos que contenham vitaminas A, E ou betacaroteno está ligada a um aumento de 5% nos riscos de mortalidade em um grupo de cerca de 181 mil pessoas.
2. Dipirona
A dipirona sódica é um medicamento que é utilizado principalmente como analgésico e antitérmico. A droga permaneceu disponível mundialmente até a década de 70, quando foi descoberto que havia risco de ela causar agranulocitose, uma doença muito perigosa e potencialmente fatal.
Também conhecida como agranulocitopenia, a agranulocitose é uma doença aguda do sangue, caracterizada pela ausência de leucócitos granulosos. Estas células são as principais barreiras de defesa contra as infecções, sendo assim, aumenta o risco do paciente contrai-las.
Desde então, alguns países como Estados Unidos, Japão, Austrália, e grande parte dos que integram o continente europeu, baniram o medicamento. No Brasil, a dipirona é o analgésico e antitérmico mais usado, mas entrou na lista de remédios perigosos.
3. Aspirina
Para a população em geral, a aspirina é um medicação banal, que pode ser usada sem muito critério. Mas ao contrário do que a maioria pensa, ela é uma droga que não está isenta de efeitos colaterais e nem mesmo de reações alérgicas.
Milhares de pessoas tomam aspirina todos os dias para prevenir ataques do coração e derrames ou ainda para diminuir o risco de desenvolver um câncer. Entretanto, um estudo feito por pesquisadores de Londres mostra que esse medicamento pode não ser tão seguro, dado que seu uso contínuo pode trazer mais problemas do que benefícios.
Pela alteração na formação de plaquetas, a aspirina dificulta a formação de coágulos em nosso corpo. Esse fato pode provocar hemorragias, desde leves até severas. Por esse mecanismo, a formação de um trombo vascular pode ser evitada, mas em seu lugar ocorrer um sangramento que pode provocar um acidente vascular de maior gravidade. Além disso, os acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos são mais frequentes quando o paciente está recebendo o medicamento.
4. Anticoncepcional
Um estudo divulgado em novembro do ano passado pela Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora de remédios dos Estados Unidos, mostra que existe um risco maior de trombose venosa em mulheres que tomam anticoncepcional contendo o hormônio drospirenona.
As usuárias de anticoncepcionais orais apresentam até quatro vezes mais chances de apresentarem trombose venosa profunda quando comparadas à população em geral. Esta doença possui como complicação o tromboembolismo pulmonar, que é uma afecção grave com alto índice de mortalidade.
5. Paracetamol
Consumir uma dose um pouco acima da recomendada do analgésico paracetamol por um longo período de tempo – mesmo que apenas por uma questão de dias – pode causar graves danos à saúde, de acordo com pesquisadores ingleses.
Eles descobriram que muitas pessoas que usam os comprimidos contra dor não percebem quando tomam mais do que o permitido, e elas não se dão conta dos danos causados pelo consumo excessivo do remédio ao fígado.
Ingerir paracetamol em excesso conduz à “overdose escalonada”, que pode ocasionar problemas no fígado e cérebro, além da necessidade de diálise ou ajuda para respirar. Aumentam também as chances de morte devido a estas complicações.
6. Antibiótico
Os antibióticos são venenos seletivos, que matam bactérias específicas sem afetar as células do nosso corpo. Mas seu uso indiscriminado é um problema de saúde muito sério.
O uso imoderado favoreceu o contato de diversas bactérias com múltiplos antibióticos, as quais, devido aos seus mecanismos de defesa, sofreram alterações (mutações) para conseguir conviver com os medicamentos, tornando-se resistentes. Ou seja, as bactérias apresentaram progressivamente, sinais de resistência e até mesmo de indestrutibilidade aos antibióticos.
Isso quer dizer que o uso abusivo pode fazer com que bactérias em seu corpo tornem-se imunes aos antibióticos. Mais de 25 mil pessoas morrem por ano na Europa por causa de microrganismos resistentes.
Aqui o risco é duplo, pois prejudica a sua saúde e de toda humanidade. O uso generalizado ou incorreto deste tipo de medicamento pode fazer a raça humana regressar à primeira metade do século XX, quando as doenças infectocontagiosas eram as grandes responsáveis pela taxa de mortalidade.
.....
Medicamentos são produtos importantes para a sua saúde, mas também são produtos de risco. Por isso, consulte sempre um profissional antes de ingeri-los. E nunca se esqueça: a diferença entre o remédio e o veneno está apenas na dose.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Search
Popular Posts
-
N a semana passada, circulou a notícia falando a respeito da capacidade das impressoras 3D imprimirem artefatos de plástico, como brinquedos...
-
Dia boring? Sem nada bom pra fazer ou ler? Temos a solução! Está no ar a segunda parte (ou a primeira, depende de como você vai interpretar)...
-
1 - Foi lançado em 9 de dezembro de 2006. Diga a verdade: você já quis fazer isso com o valentão que te batia na escola. 2 - Fo...
-
Este é o “Apeman da Amazônia” o homem macaco da floresta Amazônica. Ele pode ser o elo perdido da evolução, seus lábios são grandes, testa...
-
Temos certeza que você guardou um lugar especial em seu coração para os clássicos da Disney que povoaram sua infância. Garotinhas assistia...
Blog Archive
-
▼
2013
(2167)
-
▼
agosto
(146)
- O que acontece quando você deleta um arquivo?
- A vida secreta de Obi-Wan Kenobi
- Batman: desconstruindo a figura mítica do morcego ...
- Os 10 vilões mais malignos dos animes
- Cientistas criam objeto que gira a 600 milhões de RPM
- Estudantes criam garrafa que torna potável a água ...
- “Game of Thrones” supera “Bíblia” na lista de livr...
- O que acontece se misturar leite e coca-cola?
- Controle genético cria “super vacas” com o dobro d...
- As coisas mais raras do mundo
- Me denunciem ao Ibama, estou maltratando um animal...
- Realmente seria fácil derrotar o Superman…
- Ditadura do proletariado em Gotham City: Artigo de...
- As dez coisas mais estranhas que já caíram do céu
- Agora é possível inserir GIFs animados no Facebook
- Se o jogo fosse como o anime
- Dinossauros robôs em Transformers 4? Aí sim!
- Cientistas usaram cérebro de uma pessoa para contr...
- Viagem sem volta a Marte já tem mais de 100 mil in...
- Suposto documento do WikiLeaks aponta que Globo re...
- Parque no Japão faz você matar zumbis de ''verdade''.
- Técnica cria esperma feminino e óvulo masculino
- Digletts podem ser perigosos se você for uma menina
- A realidade seria muito mais legal com Pokémons
- MAS O QUE ACONTECEU COM OS TREINADORES POKÉMON?
- Os 7 originais
- 10 livros para idiotas
- Como seriam os Vingadores na Idade Média?
- Jogar Yu-Gi-Oh me parece mais interessante agora
- Com certeza eu assisto Fairy Tail pela história
- Eu assisto One Piece pela história
- Enquanto isso em Yu-Gi-Oh
- Quem diz que assiste Suisei no Gargantia pela hist...
- Nada é mais forte que o nosso amor
- Como meninas comem ovo frito em um anime
- Nós temos um Exodia
- Como preparar seu filho para a vida
- Mais um dia normal na internet
- Eu assisto Tengen Toppa Gurren-Lagann pela história
- Como fazer um cosplay de dragão perfeito
- Como um nerd faz vandalismo
- Mais um dia normal no Japão
- 10 rituais a que as gigantes da tecnologia submete...
- Veja o trailer de lançamento de Final Fantasy XIV:...
- Ben Affleck recebe ameaças de morte através de pág...
- Smartphones sul-coreanos terão botão de autodestru...
- Revelado título de Piratas do Caribe 5
- Weta produz estátua de Arwen
- Os 6 portais do Inferno
- Cabelos de anjo
- A teoria macabra sobre Breaking Bad
- Porque Ben Affleck disse ‘sim’ para Batman; o ator...
- 10 coisas que você não sabe sobre o Homem-Aranha
- Como seriam os X-Men na idade média?
- A Liga da Justiça mora agora no Canadá
- Mundo com internet x Mundo sem internet
- Receita vai fechar cerco a sites estrangeiros
- Ben Affleck será o novo Batman do cinema
- Deve ser assim que elas protegem
- 7 fatos sobre Pacific Rim que você deveria saber
- 4 novos posters de O Hobbit: A Desolação de Smaug
- Todas as mortes de Breaking Bad explicadas em uma ...
- Game Of Thrones: aprenda os penteados das ladies d...
- Visitando lugares que foram locações de filmes/séries
- O cinema está indo longe demais: Squirrels, um fil...
- Os 5 vilões mais estranhos que o Batman foi obriga...
- As 10 estratégias de manipulação midiática
- Em carta, Albert Einstein ataca Deus
- 6 comandos do Prompt que você deve conhecer
- Soul Edge ganha vida
- Star Wars VII ganha nova previsão de estreia – e D...
- Falha de 5 minutos no Google faz tráfego mundial n...
- Batalhas épicas de Pokémon
- 7 personalidades históricas que supostamente fizer...
- 25 coisas que você acha que sabe, mas não sabe
- Se Assassin’s Creed fosse realista
- 4 mentiras que seus pais contaram que influênciara...
- Fala mal do Aquaman agora
- 15 anúncios que revelam o mundo da tecnologia sob ...
- Vivo X3: o smartphone mais fino do mundo posa para...
- Man Of Steel VS The Avengers
- Triângulo do Dragão
- O que realmente acontece quando se deleta um arquivo?
- O lugar onde o mar se abre
- Atenção: 4 motivos para você não fazer download de...
- É possível imprimir armas de fogo em casa?
- O maior mistério de todo Universo
- Homens de Preto, Os verdadeiros MIB
- 11 regras de Bill Gates
- Será que você é um Serial Killer?
- A tocante história de Keanu Reeves
- Os 7 tipos de inteligência: Qual é a sua?
- Em visita ao Brasil, Kerry defende programas de es...
- O mapa do fim do mundo
- 11 coisas pra se fazer na internet quando estiver ...
- 34 coisas que você sempre quis saber, ou não!
- Os 10 misteriosos códigos e textos indecifráveis
- [Re-Post] Momento Indignação: Televisão X Internet...
- Os 10 livros mais misteriosos do mundo
- Como ser um verdadeiro Viking no próximo inverno
-
▼
agosto
(146)
Tecnologia do Blogger.
Tópicos
#Imagem
#LOL
#Imagens
#Lista
#Curiosidades
#Vídeo
#News
#Interessante
#Batman
#Ciência
#GTAV
#Filme
#História
#animais
#Games
#SuperMan
#BreakingBad
#Cinema
#LOR
#Facebook
#Rússia
#HomemAranha
#Evolução
#MortalKombat
#Nasa
#TBBT
#AssassinsCreed
#China
#Alimentos
#CIA
#KaleyCuoco
#TiocianatoDeMercúrio(II)
0 comentários:
Postar um comentário