domingo, 4 de agosto de 2013

On 13:53 by papa in , ,    No comments
Você sabe porque os seus olhos são azuis?

Pessoas com olhos castanhos, verdes ou azuis sempre se perguntaram por que a cor dos olhos varia de um indivíduo para outro. Mas finalmente, a ciência encontrou a resposta para essa pergunta intrigante.

Não há nenhuma dúvida que originalmente, o homem tinha olhos castanhos. Mas há alguns mil anos atrás nasceu a primeira pessoa com olhos azuis.

Essa pessoa trouxe uma mutação genética devido à um interruptor que desativou a capacidade de produzir olhos castanhos. Esta mutação afeta o gene OCA2 que codifica a Proteína P, que por sua vez regula a produção de melanina, o pigmento que dá cor à nossa pele, cabelo e olhos.

A mutação do gene reduz a produção de melanina na íris do olho que resulta na cor azul. De castanho para verde há uma grande variação na quantidade de melanina, no entanto, para quem tem os olhos azuis, a variação é muito pequena. Os cientistas da Universidade de Copenhague sugerem que pessoas com olhos azuis herdaram o mesmo interruptor exatamente no mesmo ponto de sua composição genética, sendo assim descendentes do primeiro ser humano com olhos azuis.

  • É um processo complexo que envolve vários genes até chegar no resultado final. Do mesmo modo, há três elementos da íris que contribuem para dar cor aos olhos: a melanina do epitélio da íris, melanina da parte anterior da íris e a densidade do estroma da íris.
  • Além da melanina, outro pigmento que atua no processo é lipocromo.
  • Ainda há outros dois tipos de melanina envolvidos no processo que são a eumelanina que resulta no castanho escuro, e a feomelanina que resulta no castanho avermelhado.
  • Em todas as cores do olho, exceto para as condições anormais, o pigmento do epitélio da íris é sempre a eumelanina, aparecendo em grande quantidade.
  • Assim, a variação de cor dos olhos ocorre em princípio pelo pigmento da parte anterior da íris e de quanta luz o estroma é capaz de absorver de acordo com sua densidade.
E aí, qual a cor de seus olhos hein?

0 comentários:

Postar um comentário