domingo, 3 de novembro de 2013



Se cortar com papel é muito doloroso por que geralmente o corte é feito nos dedos ou em alguma outra área das mãos. A mão possui muito mais nociceptores (fibras nervosas) por milímetro quadrado do que a maior parte do resto do corpo, como pernas, braços, a área do estômago, etc. Essa quantidade enorme de nociceptores acaba tornando a sua mão muito sensível, por isso cortes com papel (e qualquer outro objeto cortante) costumam doer mais nas mãos do que em outras partes do corpo.
Mas por que cortar a mão com papel parece doer mais do que cortar com outro objeto? Isso acontece por que o corte com papel causa muitos danos microscópicos. Pense assim, você corta um bife com uma faca comum, ela mutila a carne em vários pedaços visíveis, se fosse feito com uma faca afiada, os cortes seriam bem mais precisos e sobraria menos retalhos na mutilação. Os cortes de papel, você não consegue ver a olho nu, mas o mesmo tipo de corte está acontecendo.
Não só há mais danos microscópicos, mas o dano também é muito raso na pele e isso aumenta ainda mais a dor porque alguns dos nervos mais sensíveis da mão ficam muito perto da superfície e tem um baixo limiar para disparar. Isto resulta em uma dor bem mais nítida e distinta do que a dor de um corte mais profundo, que causa danos maiores e a dor é semelhante a uma pulsação.

Além disso, o corte de papel, por se tratar de uma ferida superficial, tende a doer mais por que não sangra muito. Isto deixa os nervos abertos para o ar e outros agentes irritantes, assim, eles continuam ativos enviando mensagens de dor ao cérebro por muito mais tempo do que os cortes mais significativos.

0 comentários:

Postar um comentário