segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Uma das perguntas mais frequentes que nos fazemos nos momentos de profunda reflexão é: “Será que dragões existiram um dia?”. A resposta, infelizmente, é não. Mas um animal que consegue ser o favorito de muita gente mesmo sem nunca ter existido merece um pouco de atenção, não é mesmo? E pra começar, que tal nos perguntarmos de onde eles vieram? Afinal, se eles não são reais, foram inspirados em alguma coisa. Conheça agora alguns bons candidatos à origem dessa fantástica criatura:

5. DINOSSAUROS


Uma escolha óbvia por se tratar de lagartos gigantes, é bem provável que as civilizações antigas tenham encontrado seus fósseis e imaginado os dragões à partir deles. E não os culpe, você também imaginaria coisas bem bizarras ao se deparar com um esqueleto de 10 metros com a coluna vertebral repleta de espinhos.
2a5

4. CROCODILOS DO NILO


Essa é uma espécie de crocodilo nativa da África sub-saariana, que pode chegar a mais de 5 metros de comprimento. Esses crocodilos gigantes frequentemente nadavam até a Itália e a Grécia, o que pode ter inspirado muitas das lendas sobre dragões marinhos.
2a4

3. GOANNAS


A Austrália é o lar de muitas espécies de lagartos-monitores, também conhecidos como Goannas. Esses lagartos são carnívoros com garras e dentes bem afiados, e são frequentemente representados no folclore aborígene australiano. Entre as espécies mais conhecidas, está o Dragão de Komodo, maior lagarto vivo atualmente.
2a3

2. BALEIAS


Esbarrar com uma carcaça de baleia apodrecendo numa praia é uma experiência bem desagradável para qualquer um. Agora imagina se você não tivesse ideia do que é uma baleia? Por conta delas passarem a maior parte de suas vidas debaixo d’água, as sociedades antigas não sabiam muito sobre elas. E o susto de encontrar a ocasional vítima em terra firme foi um dos combustíveis para as histórias fantásticas sobre animais e monstros gigantes, incluindo nossos amados dragões.
2a2

1. O CÉREBRO HUMANO


O animal responsável por uma das explicações mais fascinantes para a existência de dragões em nosso arsenal imaginário é o Homem. De acordo com o antropologista David E. Jones, os dragões ficaram tão populares por conta de um medo de predadores que nós herdamos de nossos antepassados. Assim como os macacos têm medo de cobras e felinos grandes, a hipótese de Jones defende que esse pânico é genético. E isso nos levou a imaginar coisas ainda maiores para temer, incluindo muitas vezes variações mais aterrorizantes do que o que já aterroriza os nossos instintos.
2a1

0 comentários:

Postar um comentário