sábado, 28 de setembro de 2013

On 08:56 by papa in , , ,    No comments
Para compreender a natureza da Pringles e outros chips empilháveis, esqueça a idéia de que eles vêm de batatas reais de qualquer forma reconhecível.
A Pringles Company (em um esforço para evitar os impostos cobrados contra “alimentos de luxo”, como batatas fritas no Reino Unido), uma vez, chegou a argumentar que o conteúdo de seus chips de batata era tão baixo que tecnicamente, não são mais batatas fritas.
Sem título
Então, se elas não são feitas de batatas, do que são exatamente?
O processo inicia-se com uma pasta de arroz, trigo, milho, e flocos de batata, que são prensados na forma.
Esta massa de substâncias então é cortada por uma máquina em folhas ultra-finas e pulam pra fora em forma de biscoitos chips.
“Os chips avançam em uma correia transportadora até que fiquem pressionados para ser moldados, o que lhes dá a curva e faz com que eles se encaixem um no outro.
Esses moldes percorrem o óleo fervendo … E então eles são fritos, secos, pulverizados com sabores em pó e, por fim, deitados em uma correia transportadora de movimento mais lento de forma que lhes permite ser empilhados. A partir de então, vão para as latas … e em direção as bocas inocentes dos consumidores.”
Eu suspeito que quase todo mundo que esteja lendo isso provavelmente goste do sabor das batatas fritas. No entanto, elas são claramente um dos alimentos processados mais tóxicos que você pode comer, quer eles são feitos a partir de lascas de batata reais ou não.
Batatas fritas são carregadas com produto químico cancerígeno
Um dos ingredientes mais perigosos nas batatas fritas não é intencionalmente adicionado, mas é um subproduto do processamento: A Acrilamida.
A acrilamida, um químico causador de câncer, e potencialmente neurotóxico, que é criado quando os alimentos ricos em carboidratos são processados a altas temperaturas, seja cozido, frito, assado ou tostado. A batata frita é um dos piores, mas muitos alimentos cozidos ou processados em temperaturas acima de 212 ° F (100 ° C) podem conter acrilamida. Como regra geral, o produto químico é formado quando o alimento é aquecido o suficiente para produzir uma superfície relativamente seca e castanho / amarelada.
Assim, a acrilamida pode ser encontrada em:
- Batatas – batatas fritas, batatas fritas e outros alimentos de batata assada ou frita
- Grãos – crosta de pão, torradas, pão torrado, cereais e café da manhã torrado vários lanches processados
- Café, grãos de café torrados e em pó de café moído. Surpreendentemente, *substitutos do café com base na chicória, na verdade, contém 2-3 vezes mais acrilamida do que um verdadeiro café
Acrylamida – quanto você está consumindo?
O limite federal nos Estados Unidos de consumo de acrilamida na água potável é de 0,5 partes por bilhão, ou cerca de 0,12 microgramas em um copo de 177 ml. No entanto, uma porção de 170 mg de batatas fritas pode conter de 60 microgramas de acrilamida, ou cerca de quinhentas vezes acima do limite permitido.
No Brasil a Portaria MS nº. 518, de 25 de março de 2004, que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, fixa o limite de 0,5 µg/L para presença de acrilamida na água potável, o mesmo recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Ou seja, é o mesmo limite dos EUA (fonte anvisa).
Dessa forma, batatas fritas tem notoriamente um índice muito elevado deste produto químico perigoso. Tão alto que, de fato, em 2005, o Estado da Califórnia processou os fabricantes de batatas chips por não alertarem os consumidores californianos sobre os riscos para a saúde de acrilamida em seus produtos. Um acordo foi feito em 2008, quando a Frito-Lay e vários outros fabricantes de batatas chips concordaram em reduzir os níveis de acrilamida em suas fichas para 275 partes por bilhão (ppb) em 2011, que só é baixo o suficiente para evitar a necessidade de um rótulo de advertência câncer.
O relatório de 2005 “How Potato Chips Stack Up: Níveis de acrilmida causadores de câncer em marcas populares de batata frita”, emitido pela Environmental Law Foundation (ELF) baseada na Califórnia, enunciou os perigos neste lanche popular. A análise constatou que todos os produtos de batatas fritas testados excederam o limite legal de acrilamida num mínimo de 39 vezes, e de outros de até 910 vezes! Alguns dos piores criminosos da época foram:
- Cape Cod Robust Russet: 910 vezes o limite legal de acrilamida
- Batatas fritas Kettle (levemente salgado): 505 vezes
- Kettle Chips (dijon mel): 495 vezes
Cuidado: Batatas fritas anunciadas como cozidas podem ser ainda piores do que fritas!
Se você acha que pode evitar os riscos para a saúde de batatas fritas, escolhendo as variedades cozidas, que normalmente são anunciadas como sendo “mais saudáveis”, pense duas vezes. Lembre-se de que a acrilamida é formada não só quando os alimentos são fritos ou grelhados, mas também quando eles são cozidos. E de acordo com dados do Food and Drug Administration dos EUA (FDA) sobre os níveis de acrilamida nos alimentos, os chips cozidos podem conter mais de três vezes os níveis de acrilamida dos chips regulares!
Curiosamente, a mesma tendência vale para outros alimentos também, o que sugere que batatas processadas em alta temperatura pode ser uma das piores formas de cozinhá-las. Por exemplo, de acordo com dados da FDA, “Ore Ida Ouro Fries” continha 107 ppb de acrilamida na versão frita regular e 1098, quando cozido. Então lembre-se, todos os chips de batata contêm acrilamida, independentemente se eles são naturais ou não, cozido ou frito. Da mesma forma, todos eles vão influenciar os seus níveis de insulina de uma forma muito negativa.
Acrilamida Não É O Único Perigo
A acrilamida não é o único composto genotóxico perigoso formado quando o alimento é aquecido a altas temperaturas.
Um projecto da União Européia desenvolvido ao longo de três anos, conhecido como os tóxicos na comida gerados pelo calor [url=www.slv.se/default.aspx?id=1379&epslanguage=EN-GB]Heat-Generated Food Toxicants (HEATOX)[/url], cujos resultados foram publicados no final de 2007, sustenta que há mais de 800 compostos induzidos pelo calor encontrados em alimentos, dos quais 52 são potenciais cancerígenos. Além de sua constatação de que a acrilamida representa uma ameaça à saúde pública, os cientistas HEATOX também descobriram que você é muito menos propenso a ingerir níveis perigosos da toxina quando você come alimentos caseiros comparado ao industrial ou aos preparados em restaurantes.
Além disso, os resultados HEATOX também sugerem que, embora existam formas de diminuir a exposição à acrilamida, ele não pode ser completamente eliminada.
De acordo com seus cálculos, a aplicação bem-sucedida de todos os métodos actualmente conhecidos reduziria a ingestão de acrilamida em 40 por cento, no máximo, o que me faz pensar se os fabricantes de chips têm realmente conseguido neste momento na redução dos níveis de acrilamida para dentro dos limites legais … Como ainda não há dados atualizados, não há como dizer se eles estão sendo capazes de cumprir com o acordo de 2005.
Para mais informações detalhadas sobre a acrilamida, eu recomendo a leitura do relatório on-line de calor gerado Alimentos Tóxicos, identificação, caracterização e minimização do risco. Em geral, no entanto, basta lembrar que o cozimento de alimentos em altas temperaturas não é aconselhado. Algumas das toxinas mais conhecidas criados em cozedura a alta temperatura incluem:
- As aminas heterocíclicas (ACS): Estes formam quando a carne é cozida em altas temperaturas, e eles também estão associados ao câncer. Em termos de HCA, a pior parte da carne é a seção enegrecida, que é por isso que você deve sempre evitar carbonização sua carne, e nunca comer partes enegrecidas.
- Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs): Quando a gordura pinga sobre a fonte de calor, causando excesso de fumaça, e esta fumaça envolve o seu alimento, ela pode transferir HPAs cancerígenos para a carne.
- Glicação avançada End Products (AGEs): Quando o alimento é cozido em altas temperaturas (inclusive quando é pasteurizado ou esterilizado), aumenta a formação de AGEs na sua alimentação. Quando você come o alimento, ele transfere os AGEs para o seu corpo. Os AGEs se acumulam em seu corpo ao longo do tempo, levando ao estresse oxidativo, inflamação e aumento do risco de doenças cardíacas, diabetes e doença renal.

0 comentários:

Postar um comentário