segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. É um projeto do governo iniciado em novembro de 2005 que visava a aproximação das classes com renda mais baixas da rede mundial dos computadores. No entanto, na Internet, o termo acabou virando sinônimo de “burrice” ou “comportamento inadequado” devido a cultura brasileira de relacionar pobreza com falta de educação.

Orkutização, por sua vez, é vem do nome da rede social Orkut. O Orkut, assim como o Facebook e o Twitter, a principio, era restrito ao público mais nerd, consequentemente, mais inteligente. Esse pessoal viveu no seu mundinho maravilhoso de assuntos intelectuais e nerds até que o Orkut e as redes sociais começaram a ficar populares aqui no Brasil. A invasão da massa na rede social da Google terminou por aflorar a postura repulsiva de alguns usuários, normalmente condenada por uma classe mais elitista. Em determinado ponto, a situação chegou a um ponto que qualquer um com um pingo de educação não suportava mais: eram “pérolas” e “escrotices” por todos os lados e, para se livrar desse castigo, essas pessoas migraram para o Twitter e para o Facebook. Essas redes foram intocáveis por um bom tempo, principalmente por serem completamente em inglês. Porém, com o crescimento e a publicidade massiva em cima delas, acabaram atraindo os usuários do Orkut, que ingressaram também nessas redes, gerando o efeito “Orkutização” que é ato ou ação de conferir características próprias do Orkut a determinado serviço. Também é intimamente ligada a pobreza pelo contexto aonde é empregada pelos seus utilizadores.

O Ah Duvido tentou entender esses termos (embora tenha sido bem complicado definir) e quais atitudes e comportamentos fazem um usuário da Web ser um Orkutizador ou um “Inclusão Digital”. Procuramos em vários fóruns e sites que debatem o assunto e o resulto foi esse. Confira:

Sites e blogs que tocam música


Música é algo muito pessoal. Qualquer um que tenha um mínimo de consciência sabe disso. Por isso que você, um sujeito sensato, escuta sempre a sua música em locais públicos com fones de ouvido ou em um som razoável, que apenas você escute (já que o objetivo é escutar a música e não chamar atenção.)

A Internet é pública e como tal exige bom senso. Por esse motivo que Sites e Blogs que dão autoplay em músicas são tão detestados.

Você está no trabalho, naquele “cinco minutinhos de folga para respirar”, entra em um site para se entreter e de repente a Lady Gaga começa a berrar no meio do escritório. Todo mundo, inclusive o chefe para pra olhar o boçal que está vadiando no meio do expediente. Para piorar, a porra do webmaster escondeu a opção de interromper aquela merda. Isso não era legal em 1997, quando isso surgiu, imagina hoje.

Emoticons para tudo no MSN

A cada duas palavras digitadas no MSN, você usa um emoticon para expressar seus sentimentos? Vish… você deve ser um dos mais irritantes seres da lista de contatos dos outros e nem sabe. Essa é uma das atitudes mais rejeitadas pela maioria dos internautas que utilizam o serviço e é classificada como símbolo da “inclusão digital”.

Correntes


Quem nunca recebeu uma corrente? Envie isso para determinado número de pessoas ou nascerão pés na sua nuca enquanto você escorrega em rochas ígneas para cair num poço de lamentos no inferno!

O mais dramático disso tudo é que quem envia geralmente faz porque acredita. E se acredita é porque tem problemas mentais.

Usar hashtag idiotas ou fazer perfis sem sentido


#Restartéamelhorbandadetodosostempos , #gostamosdeforrópegado, #LadyGagaimmortal, #SerPanicatétudo, #Neymaréumgênio, quem nunca viu uma dessas no Trending Topics? Se você é maior de 12 anos e usou tags semelhante a essa para promover suas “paixonites” , o senhor(a) já pode retirar sua carterinha de Orkutizador.

No Orkut, existiam as comunidades. Quando os orkuteiros migraram para o Twitter, perceberam que essas comunidades não existiam. A solução foi criar hastags como essa, ou perfis do estilo “Todo adolescente isso”, “Toda fã do cacete aquilo”. O Facebook também não escapou, criando fã pages do tipo “Rir no Face”, “Humor no Face”, entre outras.

Usar Oficial, Diretoria, Lotado, “FrENèTiKo” ou qualquer outro título bizarro ao lado do nickname


Quando você faz isso já mostra que dá importância para algo que não tem importância alguma. Se não existir um motivo muito forte para o uso dos “títulos”, o utilizador provavelmente é alguém que almeja muito reconhecimento e na falta de ter algo para justificar isso, atribui importância por algo insignificante. Comportamento originário no Orkut e que foi levado as demais redes sociais. Para completar, quem é diretor de algo importante não precisa dizer que ele é o diretor, todo mundo sabe.

Ampliar foto com baixa qualidade


Tem uma foto que você gostou muito mas que a resolução é 100x100px. O que você faz? Usa ela do tamanho que ela veio ou tenta ampliar para 1280x1024px? Dá para imaginar como ficaria, não? Aquele borrão que você chama de foto é totalmente rejeitado pelos usuários e indica que você não tem dinheiro para comprar uma câmera boa.

Usar o Paint para alterar imagens

“Usar o Paint” é a expressão utilizada ao usuários que são muito amadores nas modificações de imagens e acabam criando aberrações que ou assustam muito ou fazem os internautas caírem na gargalhada. Comumente o PaintShop é utilizado para “forçar a barra”, aumentando os peitos da mulherada e os músculos dos homens, efeito obviamente identificado pelo visualizador. Isso quando a montagem ou alteração não parecem um slide de Power Point

Usar o Power Point  para fazer imagens ou apresentações emotivas


PowerPoint é um aplicativo do pacote Microsoft Office muito popular e que quase todo mundo que usa Internet sabe usar pela simplicidade. O proposito do software é auxiliar nas construções de apresentação, usando slides. Claro, há pessoas que usam para outras coisas. É aí que mora o perigo. Quantas vezes você já recebeu aquelas apresentações lindas e “sentimentaloides” feitas em PowerPoint por email? Quantas vezes você viu em um perfil de algum amigo aquela imagem criada no PowerPoint de doer os olhos? É realmente triste mas tem gente que acha isso um máximo. Esse comportamento acabou sendo classificado como “Inclusão Digital”.

Banalização do compartilhamento


Seguindo os passos do Orkut, o Twitter está virando um depósito de cyberlixo. Um lugar para as pessoas reclamarem de tudo e de todos. Todo mundo fala mal de alguma coisa, repare só na sua página. As pessoas postam coisas como “tô tomando uma gelada “cuá” galera”, “vou fritar um ovo”, “tô batendo uma punheta” ou “quebrei uma unha” etc.

No Facebook, as wall estão cheias de imagens engraçadinhas, memes, placas do tipo “essa pessoa aqui”, campanha para “os cachorrinhos maltratados”, oração naquelas imagens aonde Jesus está fazendo alguma coisa, entre outros. Todo mundo quer ser o engraçadinho ou engajado. Como o Caue Moura diz: Se eu quisesse ver piadinhas, coisas engraçadinha, entrava em um dos milhões de blogs de humor que existem por aí. A pessoa acaba ficando no dilema de bloquear a atualização do amigo ou conviver com o Spam.

Spammers


Falando em spam, no mais alto lugar da pirâmide do nojo da Internet mora eles, os Spammers. Eles enviam aquelas mensagens/e-mails para suas redes sociais, para caixa de entrada, para o seu wall. Enviam aquelas solicitações no Facebook que te fazem pensar que é algo importante. Te adicionam em grupos. Enche a Internet de informação lixo. E você querendo ou não, um dia vai ser vítima de um spammer. O Spam era anterior ao Orkut mas ganhou força com a popularização dessa Rede Social.

Aplicativos do Facebook da PQP


“Descubra que novela das 9 você seria” “Seu teste deu 40% Rei do Gado” … PQP, pra quê isso? Pior que compartilha e acha um máximo. Sorte que não existe o botão “Não curti”.

Usar Internet Explorer


O sinal da Inclusão Digital começa com o navegador. Todo mundo sabe o lixo que é o Internet Explorer, exceto o “Inclusão Digital”. Ele acha a maior descoberta do mundo, fica fascinado com aquelas páginas que dão erro a cada 3 pixels. Você tenta e pergunta: Por que você não usa o Google Chrome ou Firefox? E ele responde: “Google Chrome? Firefox?”

Espalhar vírus


Não dá para entender: tem cidadão que está há milhões de anos na Internet e ainda abre o e-mails do tipo  ”Olha as nossas fotos que achei” ou “cara, não sei como falar. Mas flagrei sua namorada com outro cara… veja as fotos”. Pior, é sempre enviado por algum nome esquisito de bot, tal como nabeli235&*. Porra, só falta estar escrito com letras brilhantes e garrafais “Isto aqui é um vírus”. No fim, o sujeito clica e passa para todos os seus contatos a praga. Tem aqueles ainda que baixam o arquivo em anexo “foto.exe”

No Facebook e no Twitter ele também estão presentes, clicando em perfis que divulgam link dizendo “Tenha mais seguidores, clique aqui” ou “descubra o que fulano falou de você”.

Memes em demasia


Ao contrário do que muitos pensam, Memes não são as rage comics ou as facechans, entre outras denominações que dão para aquelas “carinhas toscas” com expressões. Memes é aquilo que viraliza na Internet e vira de conhecimento comum na web. O problema é que tem fulano que usa memes para tudo. Usar uma vez ou outra até vai….. mas tem gente que não sabe moderar. Afinal, se tem memes é engraçado, não é? É um comediante, o senhor da graça! Na maior parte do tempo, o uso dos memes são justificados pela ausência da capacidade de escrever.

Adicionar todo mundo no perfil pessoal


“Boladão 69 adicionou você como amigo? Aceitar : Sim ou não?” Para que recusar, não é? O negócio é ter números e colocar  “Lotado” do lado do NickName. Não importa que você nunca viu o infeliz, muito menos o motivo pelo qual ele te adicionou ( provavelmente para stalkear suas fotos bloqueadas ou ficar xavencando).  Querem comportamento mais orkutizante que esse?

Gifs coloridos


Ah, aqueles gifs coloridos e brilhantes, que piscam e piscam…. foram um dos marcos iniciais do fim do Orkut. Lembra da época que você abria a página de scraps e ela estava cheia deles, num processo quase hipnotizador com tanto brilho? Recentemente descobriram como compartilhar gifs no Facebook. Pensei que iria começar novamente aquela onda de luminosidade estelar mas parece que o povo desistiu. Ainda bem.

 Usar em excesso as palavras Hipócrita/Hipocrisia, preconceito e generalização


Pessoas que leem pouco geralmente não sabem interpretar um texto. Logo, se tornam vítimas de ideias implícitas. O escritor não precisa repetir o tempo todo que está falando de uma maioria, ou está dando uma opinião, ou que também está incluso no meio da crítica. Quem lê muito sabe disso. Agora, o “inclusão social” por ter uma cultura defasada, normalmente vê hipocrisia, preconceito e generalizações em tudo. Se o texto não estiver escrito detalhadamente e da forma mais literal possível, ele já tem um “ataque”. Esse comportamento nasce na Escola  e se espalha pela redes, já que os perfis espelham seus donos. Muitas delas sequer sabem ao certo o que significa as palavras que usam.

Atrasados em um milênio


Todo mundo tem um colega de trabalho que já fez isso. Ele chega inspirado, sorriso no rosto e, normalmente, utiliza as palavras “você não vai acreditar” e  ”muito engraçado”. Ele reúne toda a firma e mostra o vídeo. O que era? Uma nutricionista gaguejando na televisão em 2005. Ou o vídeo do “Jeremias muito louco”. E você certamente não ri e acaba virando o “mau humorado” da empresa.

Noobs da Internet


“Você é o visitante um milhão, clique aqui para ver o seu prêmio” e o filhadaputa clica! Noobs da Internet são aquelas pessoas que parecem que nunca entraram na Internet antes. Clicam em tudo, não sabe acessar nada, apanham até para barra de rolagem. Tem até aqueles que procuram Google no Google. Procuram um assunto com palavra de grande abrangência sem aspas. Resumindo: é o tipo que irrita só em observar ele mexendo no computador.

Transtorno Fotográfico Compulsivo


São vítimas dessa síndrome toda aquela pessoa que tira uma fotográfia de tudo que faz na vida. Ele sai de casa para o trabalho, bate uma foto, publica. Chega no trabalho, bate uma foto, publica. Vai no banheiro, bate uma foto, publica. Vai almoçar, bate uma foto, publica. Ele compartilha tantas fotos por dia que se você não bloquear ele na sua rede acaba sabendo tudo que essa pessoa fez durante toda a sua vida mesmo sem querer. Postam fotos a cada 5 segundos sem critério algum.

Entrar em uma rede social por causa de uma celebridade


O sujeito que usa as redes sociais para tentar se comunicar com uma celebridade só falta tatuar a tag #inclusaodigital na testa.

Inclusãodigitaltês


Esse é o idioma de quem massacra sem piedade o Português. Não estou falando de um errinho, uma gíria ou outra, muito menos da língua informal. Estou falando daqueles que exterminam sem piedade a gramática e a ortográfica! Esses lideram a corrida e ganham o lugar mais alto no pódio na pista da Inclusão Digital. Se você faz isso, por favor, pare de fazer!

O que as redes sociais e os sites acham da Orkutização?

  

Parte Adaptada de: Game Vicio

0 comentários:

Postar um comentário