terça-feira, 24 de setembro de 2013

Parece até nome de filme. Mas não é. Estamos falando de uma cidade que fica na Pensilvânia, Estados Unidos, uma cidade fantasma, mas não como as outras. O que chama a atenção nesse caso é fogo eterno que a derrubou, e queima até hoje por baixo dela.
Tudo começou em 1962, quando os bombeiros apagaram uma pequena brasa que ameaçava começar um incêndio em um campo. O que eles não sabiam é que essa pequena brasa foi o suficiente para acender uma imensa camada subterrânea de carvão, dando origem assim à um verdadeiro inferno, queimando tudo por baixo da terra.
O fogo que subiu à superfície foi contido sem problemas, mas isso não resolveu o problema, afinal, o subterrâneo tinha um combustível potente: o fluxo de oxigênio presente em diversas minas abandonadas pela cidade. Com isso, o fogo inevitavelmente cresceu e se espalhou, cobrindo assim, com uma intensidade muito maior, toda a área da cidade.
Os habitantes de Centralia só perceberam que tinha algo errado em 1979, 17 anos depois do início do incêndio, quando o dono de um posto de gasolina foi checar a temperatura de seus tanques no porão e se deparou com um termômetro apontando para 77.8ºC. Para quem não lembra, o ponto de fulgor da gasolina é de -42ºC. Logo após esse episódio, um menino de 12 anos quase morreu quando a força do calor destruiu o chão e criou uma rachadura de 46 metros de comprimento ao lado dele.
Sem achar uma solução, a população evacuou em 1984, e Centralia hoje não passa de uma cidade fantasma. Em 1992, foi demolida a grande maioria dos prédios e construções, mas nada foi feito na área, que hoje é inclusive temida por muitas pessoas por causa do elevado risco de rochas se partindo, queimaduras através dos ventos quentes, entre outros.
Hoje, o fogo cobre uma área de 1.6km², e, de acordo com cientistas que estudaram o caso, a área tem uma quantidade de carvão suficiente para manter tudo aceso pelos próximos 250 anos.
Será que um dia esse lugar vai, literalmente, renascer das cinzas?

0 comentários:

Postar um comentário