terça-feira, 24 de setembro de 2013

Se você é um fã da saga de Star Wars, deve lembrar muito bem quando o personagem Han Solo (interpretado por Harrison Ford) foi congelado em carbonita pelo monstro gosmento Jabba, the Hutt.
Agora imaginem essa imagem de Han transferida para a superfície de Mercúrio. Curioso, não é? Pois a NASA divulgou uma foto com essas características de uma formação rochosa real no planeta mais próximo do Sol.
A imagem foi capturada em 2011 pela sonda Messenger, mas só agora foi divulgada pela agência espacial. A foto mostra uma formação rochosa com formas humanas, sendo bastante parecida com a do filme. Confira as informações do release engraçadinho da NASA:
Uma parte da superfície ao redor da margem norte da bacia de Caloris hospeda um bloco elevado na forma de certo mercenário congelado em carbonita, que pode fazer a rota Kessel Run* em menos de 12 parsecs.
Se há duas coisas que você deve lembrar é: não é cruzar um Hutt e que a superfície de Mercúrio pode apresentar todos os tipos de surpresas. Este bloco pode ser uma parte da superfície original que antecede a formação de Caloris, que foi moldado por material ejetado durante o evento da bacia de formação.

Pareidolia

Obviamente, os cientistas sabem que é apenas uma formação comum, que associamos com uma forma conhecida de nossa vida. Esse fenômeno é chamado de "pareidolia" e acontece quando o nosso cérebro associa as imagens, fazendo com que vemos formas humanas ou não em nuvens, montanhas, rochas, líquidos e outros lugares.
* Curiosidade: Nos filmes de Star Wars, a Kessel Run (citada acima) era uma das rotas de contrabando mais utilizadas no Império Galáctico. Han Solo alegou que a sua nave Millennium Falcon fez a Kessel Run em menos de doze parsecs. Um parsec é uma unidade de distância, não de tempo, e equivale a 3.258 anos-luz.

0 comentários:

Postar um comentário