terça-feira, 22 de outubro de 2013

A Igreja Católica é antiga. Bem antiga. Talvez a instituição de maior influência no mundo, não acha? Mas os tempos são outros e a Igreja corre para falar a língua dos jovens, ou pelo menos tenta se comunicar melhor com seu rebanho. Apesar de suas polêmicas, que aliás são muitas, a Igreja tem muitos e muitos mistérios. Confira algumas curiosidades separadas pelo Macaco:
1. Sermão via SMS
Se você acha o clero católico ultrapassado, saiba que o Papa envia, constantemente, resumos de seus sermões via SMS. Para receber as mensagens, basta se inscrever no serviço mobile do Vaticano. Além disso, a Igreja tem um canal oficial no YouTube para transmitir cerimônias papais e um aplicativo para iPhone que distribui o conteúdo do Breviário, famoso livro de orações.
2. Igreja sustentável
Como a Igreja Católica se comprometeu a combater o aquecimento global, decidiu-se instalar painéis solares sobre o auditório “Papa Paulo VI”, evitando assim, o desperdício de energia. Bem moderninho, não?
3. Papa contra o Comunismo
O Papa João Paulo II (que Deus o tenha), teve um papel forte na desintegração do comunismo. O Papa foi alvo de uma campanha da KGB para desacreditá-lo perante os comunistas. De acordo com o jornalista Tad Szule, autor de uma biografia do Pontífice, os partidos comunistas e o serviço secreto russo tentaram mostrar as políticas do Vaticano como prejudiciais, mas não tiveram muito sucesso.
4. Uma Mulher no Poder Cristão
Já imaginou uma mulher nomeada Papa? Pois bem, reza a lenda que já aconteceu. Em 855, com a morte do Papa Leão IV o cardeal João Inglês assumiu o cargo. No entanto, esse cardeal era uma mulher disfarçada de homem que, durante anos escondeu sua identidade pois desejava seguir a vida de monastério, algo proibido para as mulheres naquela época. Sua identidade acabou sendo revelada quando em uma cavalgada sentiu dores e acabou dando à luz em meio aos outros cléricos. João Inglês que na realidade se chamava Joana foi perseguida e assassinada por profanar o trono cristão.
5. Obelisco Profano
Situado na Praça São Pedro, bem ao centro do Vaticano, o monumento obelisco é proveniente da cidade Heliópolis, no Egito, herança dos templos do Deus Rá ou Deus do Sol. O monumento é uma das peças mais antigas do Vaticano, foi trazida pelo imperador romano Calígula, para adornar o  circo que ficava em Roma. Atualmente, o obelisco marca o local onde São Pedro foi crucificado. Uma cosmogonia curiosa entre o cristão e o profano, não?

0 comentários:

Postar um comentário