sexta-feira, 6 de setembro de 2013

On 06:06 by papa in , , ,    No comments
Haters will be haters, a Internet está aí para provar isso mais do que nunca. Mas ao invés de sair detonando o casting do Ben Affleck ou até a adição do Batman ao próximo filme do Superman, que tal pensar em cinco motivos porque este filme pode sim dar certo!

1. A Internet e a Nova Geração

banner 1
Sim, nós somos a principal razão. A Warner tem assistido de camarote a rival Marvel encher os cofres com bilhões e bilhões de dólares e eles querem um pedaço da pizza agora. A Marvel escuta os fãs e está sempre de ouvido colado na Internet para fazer sempre aquilo que vai agradar o maior número de fanboys possível.
O diálogo com os fãs nunca foi tão grande graças à internet e a nova geração de cineastas, responsáveis pelas franquias de super-heróis, nunca estiveram tão próximos do material original. Joss Whedon por exemplo éfã incondicional do formato de HQs e mesmo que Nolan não seja a figura clássica do Geek leitor, ainda assim respeita o cânon do material original e sabe da responsabilidade do que tem que entregar aos fãs.
Zack Snyder, assim como Joss, curte quadrinhos, ele é tão Geek quanto nós. Sua interpretação do Watchmen é praticamente quadro a quadro em alguns momentos, ele queria porque queria homenagear a HQ original, o respeito é enorme e factual.
Batman e Superman têm anos e anos de excelentes histórias só esperando para serem exploradas e não tenho a menor dúvida que muitos momentos clássicos da HQ irá parar sim no filme, a maior indicação disso foi a citação que apresentou o projeto na Comic Con, a clássica fala de Frank Miller da melhor HQ do Morcego em anos: O Cavaleiro das Trevas.
Zack e Nolan não vão deixar a peteca cair, pelo menos não no conceito geral do filme.

2. Os Personagens

banner 2
O símbolo do Superman só fica atrás da Cruz Cristã em reconhecimento mundo afora. Só o segundo filme da recente trilogia do Batman fez mais de um bilhão de dólares de bilheteria. Estamos falando de dois dos personagens mais clássicos dos Quadrinhos e do Cinema.
São personagens cultuados e que carregam nos ombros uma potencial franquia multi-bilionária e a Warner Bros. sabe disso. Ambos os personagens irão vir de filmes de sucesso tanto de crítica quanto de público. Os dois já estão bem estabelecidos na mente do público cinéfilo e qualquer coisa que diferencie muito desta imagem será um enorme erro, em time que está ganhando não se mexe. Se houver mudanças, o público terá que passar por nova adaptação e isso irá refletir na bilheteria.
Batman e Superman nunca dividiram a telona antes e a expectativa é enorme, são dois opostos com uma única coisa em comum, o senso de justiça. E é exatamente por serem opostos que um filme com os dois pode dar tão certo, são tantas as possibilidades de explorar os conflitos entre eles que as chances de acertarem são maiores do que de errarem (não que seja impossível mas…)

3. Christopher Nolan

banner 3
O que Joss Whedon fez tão bem para Marvel, Nolan foi contratado para fazer para a DC. Para alguém com poucos filmes no currículo, e todos excelentes, Nolan sabe como contar uma história e sabe como manipular o público para ficar do seu lado. Ele é com certeza um dos melhores cineastas à surgir em muito tempo e sua mão foi sentida já no Man of Steel.
O papel do Produtor nos EUA é participar de TODAS as decisões criativas de um filme, desde roteiro à casting. E se Nolan provou algo é que suas decisões criativas são na sua maioria inspiradas.
A Warner deu carta branca à Nolan depois do sucesso de Dark Knight e ele fará bom uso dela, a máxima americana é um fato até que se prove o contrário: “In Nolan We Trust”, “Em Nolan Nós Confiamos”.

4. O Gênero Mudou

banner 4
Para os mais chatos que ficam jogando o ruinzinho “Demolidor” na cara do Ben Affleck, é preciso lembrar que este filme já tem dez anos e de lá para cá muita coisa mudou, e para melhor.
Os primeiros filmes de super-heróis que ajudaram a transformar o gênero no mais rentável de Hollywood eram muito menos respeitados por críticos, profissionais e público do que são hoje, e isso refletia na maneira como eram feitos.
O gênero mudou, evoluiu, virou trabalho de “gente grande e séria”. Virou filme de bilheteria enorme e nenhum estúdio pode mais se dar ao luxo de não ouvir os verdadeiros fãs, fazer o que bem entende apenas para desovar o herói nas telonas. Alguém aqui realmente acredita que uma atrocidade como o filme da Mulher-Gato com a Halle Berry chegaria hoje aos cinemas?
Como os super-heróis se tornaram os campeões dos estúdios, são tratados como vasos de cristal, todo cuidado é pouco, são a prioridade. A Warner já vinha planejando este filme antes mesmo do Man of Steel estrear nos cinemas, pode apostar. Nada está sendo feito às pressas porque o estúdio não pode mais se dar à esse luxo.
Eu trabalhei na produtora Arad Productions do produtor Avi Arad, responsável pelos filmes da Marvel, em 2008, ano que estreou o primeiro Homem de Ferro. E já em 2008 eu vi o planejamento da Marvel até 2012, a chamada Fase I.
Já estava tudo planejado, pendendo apenas o sucesso comercial de cada filme, é claro.

5. Ben Affleck

banner 5
Sim, ele pode dar certo, ele pode dar muito certo. Ben se tornou um excelente diretor de cinema e produtor, e isso que é o mais importante. Como eu disse acima, o produtor nos EUA participa de TODAS as decisões criativas, ele precisa ter um total domínio da linguagem e de roteiro, pelo menos o bom produtor.
Ben Affleck mostrou que sabe desenvolver um roteiro e contar uma história. Só por isso já seria uma vantagem, mas ele também estará em set com o diretor Zack Snyder e uma parceria dos dois pode ser algo muito interessante.
Enquanto Zack é um diretor mais visual com um faro para ótimos enquadramentos, trabalho de câmera e edição, Ben já é um diretor mais emotivo, que sabe extrair emoções e excelentes performances de seus atores.
Não é muita pretensão nossa achar que ele sabe dirigir mas não sabe atuar? Ben pode não ter a voz do Batman mas certamente terá o porte e tirará de letra o papel pois isso ele aprendeu a fazer bem: representar personagens taciturnos.
A única e maior dúvida é se Ben Affleck conseguirá desaparecer para dar lugar ao Batman, será que iremos esquecer quem está debaixo da máscara e enxergar apenas o Batman? Será que vamos esquecer que este mesmo ator fez Gigli?
A maior dificuldade do filme será fazer Ben desaparecer no papel, nos fazer esquecer que estamos assistindo o Ben Affleck interpretando o Batman e não que estamos assistindo o Batman.
Este é o maior problema quando se coloca atores muito famosos para interpretarem ícones, eles podem entrar em conflito.
Deixo vocês agora com um trailer do que pode vir a ser este filme… Comentários e críticas são bem-vindos, manda bala pessoal!

Fonte: Real Nerd

0 comentários:

Postar um comentário