segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Comic Sans, a fonte mais odiada do mundoComic Sans: uma das fontes mais usadas e ao mesmo tempo mais odiadas.

Não é preciso ser designer para conhecer (e provavelmente odiar) a Comic Sans, uma das fontes mais famosas e controversas do Windows.

Além das reclamações estéticas de quem entende sobre o assunto, a Comic Sans é frequentemente usada em situações inusitadas e acaba sendo, por isso, alvo constante de piadas e até de protestos — existe, por exemplo, um projeto chamado Ban Comic Sans que pede que a fonte seja banida do Windows.

Exageros à parte, a verdade é que essa fonte é realmente bastante usada fora do seu contexto original e esse é um dos motivos para que tantas pessoas a detestem tanto. Mas qual seria, então, o uso correto imaginado para a Comic Sans?

Tudo começou quando...


Poucas fontes são criadas com um propósito tão claro quanto foi a Comic Sans: desenhada pelo designer da Microsoft Vincent Connare, o seu objetivo era ser uma forma mais adequada de ilustrar os balões de fala do Microsoft Bob, uma interface gráfica do Windows 3.1 que era voltada para o público infantil.

Comic Sans, a fonte mais odiada do mundoA fonte Comic Sans iria substituir o uso da Times New Roman neste programa. 

Vincent Connare percebeu que a fonte usada nos balões de fala do cachorro Bob era a Times New Roman e decidiu criar uma alternativa mais “simpática” para o público daquele programa. Nascia assim, em 1994, a Comic Sans, uma fonte que imita aquelas usadas em revistas em quadrinhos e que também contém elementos da escrita à mão.

Ela acabou não entrando na versão final do Microsoft Bob, porém ganhou espaço no Windows 95 e desde então aparece em todas as versões do sistema operacional da Microsoft, ganhando até cópias em outros sistemas operacionais, como o Mac OS X. Porém, apesar da fama, ela é geralmente vista como a pior fonte do Windows e até como a fonte mais odiada do mundo.

O terror dos designers


Comic Sans, a fonte mais odiada do mundoCarros, logotipos, cartões e muito mais: essa fonte está por todas as partes 

Um dos maiores motivos para que essa fonte seja tão detestada é o seu uso indiscriminado mesmo quando uma alternativa melhor poderia ser utilizada. Convites de aniversários, cartões e pôsteres feitos em casa são os campeões — é praticamente impossível que você nunca tenha recebido um desses usando a famosa fonte —, mas existem situações ainda mais inusitadas nas quais a Comic Sans já foi avistada.

Letreiros de lojas, logotipos, formulários de documentos, embalagens, placas e até uma embaixada já foram “vítimas” da escolha dessa fonte. Geralmente, ela é escolhida em uma tentativa de usar uma letra mais divertida ou menos séria do que as alternativas nativas do Windows — além de, ao mesmo tempo, ser fácil de ler (o que não aconteceria com uma fonte que imita fielmente a escrita à mão, por exemplo).

Comic Sans, a fonte mais odiada do mundoTroféu da Supercopa da Espanha e embaixada da Austrália usando Comic Sans 

O problema é que ela acabou sendo banalizada e o seu uso original — histórias em quadrinhos e interfaces infantis — foi sendo cada vez mais deixado de lado. Este grupo no Flickr, por exemplo, mostra exemplos de uso da Comic Sans nos mais diversos locais nos quais ela não deveria estar, como a pintura de carros, letterings de programas de TV, documentos e até um site do Vaticano.

Protestos e piadas


Com o uso tão indiscriminado dessa fonte e com a dura realidade de que isso não vai mudar tão cedo, a Comic Sans acabou se tornando alvo constante de piadas por toda a internet. Existe um projeto bastante irônico, por exemplo, que troca as fontes de logotipos famosos como o da Coca-Cola e até o da NASA pela fonte, mostrando como eles seriam neste caso.

Comic Sans, a fonte mais odiada do mundoO Comic Sans Project substitui as fontes de logotipos famosos por esta. 

Há quem peça que ela seja banida para sempre dos produtos da Microsoft, porém isso é algo que provavelmente nunca vai acontecer, já que a sua fama acabou transformando a Comic Sans em um ícone cult, mesmo que ainda seja bastante odiada por designers e entusiastas do design gráfico.

De joguinhos como The Sims até a sites inteiros na internet dedicados a amar ou odiar a Comic Sans, ela está espalhada por toda a rede e até fora dela. Camisetas como a da imagem abaixo, em que o nome da Helvetica — a fonte queridinha dos designers — é escrito usando Comic Sans e tantos outros produtos irônicos são bastante comuns em sites de compras voltados para geeks, designers ou amantes da cultura pop.

Comic Sans, a fonte mais odiada do mundoProdutos brincam com a Comic Sans, a fonte que todos amam odiar.

Existem motivos reais para usar a Comic Sans?


Se você acha que, depois de tantos usos considerados errados e de tanta polêmica envolvendo essa fonte, ela é completamente inútil, saiba que nem tudo está perdido para a Comic Sans. Existe pelo menos uma situação na qual o seu uso não apenas é justificado, como também é incentivado.

De acordo com várias associações e grupos que tratam sobre a dislexia, o uso de Comic Sans ajuda a leitura para pessoas com graus moderados dessa condição. Isto é, pessoas disléxicas possuem mais facilidade para ler textos que forem escritos em Comic Sans, devido justamente à aparência da fonte e ao seu espaçamento.

Apesar desse uso ser justificado, no entanto, ele é um caso isolado e ainda vale a pena rever as suas opções quando você for criar qualquer tipo de produto, objeto ou página da internet. Existem muitas fontes gratuitas disponíveis para baixar em sites como o 1001 Fonts e até opções de softwares que permitem que você crie a sua própria, como o FontStruct e o YourFonts.

Usando outra fonte, você tem a chance de achar um tipo grático que combine mais com o seu projeto. Além disso, fazer isso também evita perder a credibilidade com os seus clientes e amigos por estar usando no seu produto, site, texto ou até mesmo em um convite para o seu aniversário uma fonte tão controversa quanto a Comic Sans.

0 comentários:

Postar um comentário