Reprodução
Hoje, dia 22 de setembro, é considerado o dia do Hobbit. Isso porque, em “O Senhor dos Anéis”, temos o aniversário dos dois Hobbits mais famosos da Terra Média – e acho que de nosso mundo atual também - Bilbo e Frodo Bolseiro. Comemore!
Os fãs de J. R. R. Tolkien lembram-se que “A Sociedade do Anel” começa com os preparativos e com a festa de aniversário dos personagens que carregam o fardo do Anel em seus últimos anos de poder. Está festa é uma parte marcante da saga e determina o começo das aventuras contidas na trilogia de “O Senhor dos Anéis”. Por isso muita gente tira o dia, a semana, ou mesmo o mês para homenagear o autor e suas criações. Como exemplo disso, falamos aqui da HobbitCon, evento ocorrido em setembro justamente para homenagear este universo no mês que contém o dia do Hobbit.
Mas se você não pôde comparecer, ou se seu voraz apetite de hobbit não está saciado, veja como pode visitar o Condado e parabenizar os aniversariantes de perto.
O Livro
Bom, nenhuma forma melhor de se aproximar dos hobbits do que lendo ou relendo a obra que traz o nome dos simpáticos glutões que sabem viver a vida como ninguém. É aqui onde tudo começa, pelo menos quando estamos falando dos personagens de Tolkien que ficaram famosos no mundo inteiro.
Divulgação
O Filme
Se você prefere ver a imaginar, pode checar o filme. Lembrando que apenas “Lá e de Volta outra Vez”, a primeira parte do que será uma trilogia, foi lançada. Mas não se esqueça que no final deste ano, dia 20 de dezembro, a segunda parte, “A Desolação de Smaug”, será lançada por aqui.
Divulgação
A HQ
Algo que muitas pessoas não sabem é que a história de Bilbo foi adaptada para os quadrinhos. O responsável por isso foi Charles Dixon, com ilustrações de David Wenzel. Isso foi feito em 1990, muito antes de se pensar em fazer os filmes que vemos hoje.
Reprodução
A Animação
Mas a HQ foi feita depois do filme do Hobbit. “Como assim?” você me pergunta. A resposta é que, também sem ser tão conhecido quanto os produtos novos baseados na obra de Tolkien, existe um filme feito para TV em 1977, no formato de animação. É uma adaptação do livro, com resultados não muito empolgantes. No entanto vale conferir por ser uma relíquia.
O Jogo
A LEGO criou um jogo promocional para o filme “Lá e de Volta outra Vez”. Você pode reviver algumas passagens do que viu na telona e matar as saudades enquanto aguarda a continuação. Veja.
Reprodução / LEGO
A Voz do criador
Para finalizar essas dicas de comemoração sugiro ouvir o grande mestre lendo sua obra e dando sua interpretação pessoal. Uma gravação bem legal em que Tolkien lê o trecho em que Bilbo encontra Gollum e depois trava um duelo de charadas.
Acho que está bom de Hobbit por hoje, não?