sexta-feira, 20 de setembro de 2013

On 08:12 by papa in , ,    No comments
Cansamos de mocinhos. Cansamos do sujeito sofrido, que todo mundo cospe na cara, daquele que chora, acorda cedo e no fim do dia diz uma mensagem de esperança que faz nossos corações bater mais forte. O Superman, o escoteiro, o bom moço, o deixa disso… já era. Agora é a vez do anti-herói. Mas porque? Inversão de valores? Não… de certa maneira nos identificamos com eles. Afinal possuem defeitos, um passado e seus atos são “justificáveis”: se fez algo, era necessário.
No Emmy 2013 a categoria de Melhor Ator em Série Dramática está recheada de anti heróis. Gostaria de destacar 3 dos meus favoritos a levar o prêmio: Damien Lewis por Brody(Homeland)Kevin Spacey por Frank Underwood (House Of Cards) Bryan Cranston porWalter White (Breaking Bad).
Aos mais atrasados e frágeis, o texto pode conter alguns spoilers. Mas nada demais, relaxa.
Meu nome é Nicholas Brody e eu sou um sargento da Marinha dos Estados Unidos
Nicolas Brody, fuzileiro naval americano, ficou durante 8 anos nas mãos Al-Qaeda. Com corpo e mente destruídos diariamente, foi resgatado e agora está novamente em solo americano. Considerado herói de guerra, tenta retomar a rotina. Porém poucos sabem das consequências de uma guerra como ele.
Antes de ser resgatado, Brody presenciou um ataque americano que matou dezenas de crianças, entre elas Issa, filho do seu protetor, o terrorista Abu NazirIssa foi um filho para Brody e agora ele vê a criança em pedaços. Convertido ao islamismo, Brody jurou vingança e agora, novamente em casa, quer pagar sangue com sangue.
É assim que Homeland se desenvolve. Um soldado perturbado com os horrores da guerra lutando contra o certo e o errado. Brody não está a vontade com sua missão e o grande brilho da série é mostrar isso até o último, mas o último segundo mesmo. As vezes você deseja que os EUA exploda por completo, depois percebe que isso não é justo.
Afinal Brody é o herói de um povo oprimido ou um soldado assassino?
Poder é o velho edifício de pedra, que se mantém de pé por séculos
Frank Underwood é o político que faz as piores coisas possíveis para se manter no poder (exceto roubar verbas públicas, isso é coisa de brasileiro). O deputado é peça chave para a eleição do novo presidente dos Estados Unidos. Mas Frank não mexe um peão de graça, em troca de sua ajuda, o presidente lhe daria o cargo de Secretário de Estado. Promessa não cumprida.
Frank se sente traído e agora quer vingança. Sua carreira política é um tabuleiro de xadrez e sua esposa, amigos, adversários e até mesmo o presidente são peças. Cada um com seu valor, cada um com sua utilidade. Envolvido em um jogo de poder e prazeres com uma repórter, Frank mostra que é capaz de tudo, de tudo mesmo para que as notícias do jornal de amanhã sejam favoráveis a sua imagem.
Quando em certos momentos Frank se vira pra câmera e conversa com você frente a frente, você entende porque é melhor não ficar em seu caminho. E se mover conforme ele mandar.

Crescimento, declínio e transformação
É mais um dia normal de aula, o professor Walter White fala sobre a química: “química é o estudo da transformação. Elementos se combinam e se transformam em compostos. Isso faz parte da vida”.
Logo no primeiro episódio de Breaking Bad, Walter White resume a série, resume sua vida daqui pra frente. Walter se transformou… assim como os elementos químicos. Câncer, mulher grávida, filho com paralisia cerebral, sem reconhecimento… Walter está nu. Por que não fazer aquilo que sabe fazer de melhor para salvar sua família?
A jornada de Mr. White (maneira respeitosa que Jesse se refere a ele) começa assim. Você torce e vibra com cada vitória. Mas quando o crescimento de Walt entra em declínio e o processo de transformação em Heisenberg se torna inevitável, você começa a repensar tudo. Cada frase, cada ato. Porque chegar tão longe? Porque não parar?
É simples. Ele não está no “meth business” ou “money business”… “I’m in the Empire Business!”.
Bryan Cranston levou 3 Emmys de Melhor Ator em Série Dramática: 2008, 2009 e 2010.
Damian Lewis levou em 2012. Pra qual anti-herói você irá torcer? Quem merece levar o prêmio? Domingo…

0 comentários:

Postar um comentário