terça-feira, 10 de setembro de 2013

On 08:26 by papa in , ,    No comments
Iron-Man-3-1-horz











O que faz o papel de Guy Pearce em Homem de Ferro 3 ser tão significativo? Curioso sobre como o personagem de Aldrich Killian foi concebido no filme e quem ele realmente está representando? Você realmente acha que o Universo Cinematográfico Marvel abandonou o Mandarim? Pense novamente. Clique abaixo para seguir uma análise em torno de Aldrich Killian – o verdadeiro Mandarim (obviamente este post já é um spoiler em si mesmo).
Esta é uma tradução de um artigo do Tumblr, que eu achei que pode ajudar alguns  fãs a entenderem melhor o filme.

Para aqueles que já viram o filme Homem de Ferro 3, vocês estão muito bem cientes da grande virada sobre o Mandarim. Claro, isso provocou uma indignação entre, e eu uso esse termo de um modo muito hesitante, “fãs”, sendo que eles sentiram que a coisa toda foi um desserviço ao seu amado vilão de inspiração Fu Manchu.

tumblr_inline_mmu5m8mkxz1qz4rgp
Enquanto muitos fãs do Universo Cinematográfico Marvel vieram a defender a reviravolta, muitos não estão tão bem versados com os quadrinhos, o que significa que há apenas um número limitado de pessoas que estão verdadeiramente cientes das implicações da representação do Mandarim dentro do filme. Não se preocupe mais, pois eu vou dar a explicação que você está procurando.

Aldrich Killian como foi retratado em Homem de Ferro 3]
Aldrich Killian como foi retratado em Homem de Ferro 3
Existem três erros que muitos dos “fãs” revoltados gostam de cometer:

1) Eles pensam que retrato do Mandarim de Kingsley é a única representação do personagem dentro das histórias em quadrinhos

2) Eles acham que a revelação de que o personagem de Kingsley não é nada mais do que um ator bêbado significa que o Mandarim está arruinado PARA TODO SEMPRE

3) Eles abertamente ignoram e descartam o personagem de Aldrich Killian

Agora o negócio é que, o retrato do Mandarim de Kingsley foi fortemente inspirado pelo visual clássico do Mandarim. Este aspecto do Mandarim baseia-se no estereótipo Fu-Manchu, um produto de uma antiga percepção racista conhecida como o “Perigo Amarelo”. Com isso em mente, é prontamente aparente porquê os cineastas decidiram se afastar disso transformando a interpretação do “Mandarim” de Kingsley em uma sátira.

Mandarim clássico
Mandarim clássico
Ah, mas então há a reviravolta, certo? O “Mandarim” não existe realmente no filme, então? Errado. A verdade é que, Aldrich Killian É o Mandarim, e isso é algo que muitos fãs tendem a ignorar ou negar abertamente. Representando a insatisfação dos assim chamados fãs, eles tendem a usar o Coringa como um exemplo, falando “E se o Coringa acabasse sendo um mascote que é controlado por um empresário calculista e você diz que esse cara é o Coringa?” Agora, essa comparação na verdade não funciona porque o Coringa sempre teve uma aparência geral consistente e muito icônica para o seu personagem: um cara usando alguma roupa formal roxa, com pele branca e cabelo verde que se parece com um palhaço.

O que muitos “fãs” não parecem perceber é que a representação do Mandarim de Kingsley não é a única representação/aparência do personagem dentro dos quadrinhos. Ultimamente o Mandarim tem na verdade sido retratado mais como um homem de negócios cortês e um cientista que manipula as pessoas nas sombras diferentemente das iterações clássicas do personagem (soa familiar para alguém?)

Mandarim moderno
Mandarim moderno
Considerando como Drew Pearce já falou publicamente que ele pesquisou sobre as várias versões do Mandarim, não deveria ser nenhuma surpresa que a descrição do Killian chega muito perto das últimas iterações do personagem nos quadrinhos. Enquanto alguns são rápidos em apontar em Extremis como fonte de inspiração para Homem de Ferro 3, leitores de quadrinhos mais ávidos irão na verdade reconhecer que a trama de Killian foi muito obviamente inspirada pelo arco dos quadrinhos Iron Man: Director of SHIELD (# 15-18). Nesse arco de história em particular, é retratado um Mandarim bastante moderno, e que manipula as pessoas (incluindo Maya Hansen) como um presidente de uma grande empresa a fim de ter acesso ao Extremis com planos de “limpeza da humanidade”, enquanto apoia terroristas nas sombras.

O Mandarim como foi mostrado em Iron Man: Director of SHIELD
O Mandarim como foi mostrado em Iron Man: Director of SHIELD
Muito parecida com Killian no final do filme, esta interpretação moderna do Mandarim foi apresentada lutando sem camisa e com as próprias mãos contra Tony Stark.

tumblr_inline_mmu6klXAU31qz4rgp
Homem de Ferro na armadura Centurião Prateado lutando contra o Mandarim
Acrescentando ainda mais um paralelo entre o filme e este arco de história, Tony aparece abandonando a sua armadura Extremis tradicional em favor de sua armadura clássica do Centurião Prateado para combater o Mandarim. No filme Homem de Ferro 3, quando Tony vai ajudar Pepper a se livrar dos escombros, de repente ele é atacado por Killian. Adivinhe qual armadura Tony estava usando durante esse momento? Sim, é isso mesmo, a armadura Centurião Prateado, completa com acabamento de prata e ombros pontiagudos.

A armadura Centurião Prateado nos quadrinhos (esquerda) e no filme Homem de Ferro 3 (direita)
A armadura Centurião Prateado nos quadrinhos (esquerda) e no filme Homem de Ferro 3 (direita)
Como outra comparação notável, antes do Mandarim ter ressurgido em quadrinhos recentes, ele tinha realmente perdido as mãos de antemão, eventualmente adotando um set de mãos artificiais (visíveis nas imagens anteriores). Apesar de não ter sido confirmado se foi intencional por parte dos cineastas, isso  certamente é um reflexo da cena em que Killian tem a sua mão cortada por Tony durante o seu primeiro confronto de verdade, juntamente com a batalha final na qual Killian momentaneamente quebrou o pulso enquanto lutava com Tony (só que no filme ele é capaz de se regenerar através de seu vírus Extremis).

Com tais semelhanças gritantes entre o filme e esta versão em particular do Mandarim, deve ficar claro que tais ligações não são meras coincidências. Ainda não está convencido? Bem, e quanto a isso:

- Mandarim dos quadrinhos é um artista marcial super-humano hábil e um cientista louco que cria planos para causar a 3ª Guerra Mundial para que ele possa governar as cinzas. Ele é extremamente atlético e luta usando golpes de karatê com os seus poderes chi. O seu design tem motivos de dragão e ele tem laços com o personagem que é um dragão Fin Fang Foom.

- Aldrich Killian é um artista marcial sobre-humano e um cientista louco que bola esquemas para controlar e expandir a guerra ao terror para que ele possa lucrar com as cinzas. Ele é atlético e luta usando golpes de karatê por meio de suas habilidades Extremis. Ele tem tatuagens de dragão em seu peito, que são descritas pelo diretor Shane Black como uma referência a Fin Fang Foom.

Não é tão diferente mais agora, hein? Se qualquer coisa, Killian é na verdade muito mais próximo do Mandarim do que a origem do seu próprio nome. Para referência, o Aldrich Killian original nos quadrinhos era apenas o cientista que criou Extremis, que se suicidou nas primeiras páginas da saga Extremis antes que Tony pudesse até mesmo ter conhecido o personagem.

Enquanto alguns possam argumentar que a remoção dos poderosos dez anéis do Mandarim em favor de habilidades Extremis é uma blasfêmia, a ideia de combinar antagonistas tem uma precedência que já aconteceu antes através do personagem Whiplash/Ivan Vanko em Homem de Ferro 2 (ele próprio sendo uma combinação de vilões do Homem de Ferro Blacklash e Crimson Dynamo). No caso de Aldrich Killian, eles simplesmente lhe deram as habilidades Extremis do vilão do Homem de Ferro chamado Mallen (o antagonista direto da saga Extremis), em favor de brincar com os dez anéis alienígenas do Mandarim dos quadrinhos. Ainda assim, isso não significa que Aldrich Killian seja simplesmente um personagem original que é uma mistura de vários. Para todos os intentos e propósitos, Aldrich Killian é bem e verdadeiramente “O Mandarim”, só que a ele é dada a identidade de “Aldrich Killian”, juntamente com as habilidades Extremis de Mallen (completas com respiração de fogo).

Mallen cuspindo fogo em 'Homem de Ferro: Extremis')
Mallen cuspindo fogo em ‘Homem de Ferro: Extremis’)
Então, por que não Killian usa os anéis? Bem, por mais que Killian não realmente use anéis em combate, se você realmente prestou atenção ao filme, verá que Killian na verdade usava um número excessivo de anéis (uma dica para a sua verdadeira identidade), apesar de ser solteiro.

Isso tudo pode parecer que é um monte de teorias loucas de fãs, mas não tenha medo, isso já foi confirmado. O diretor de Homem de Ferro 3, Shane Black, elaborou que o personagem de Guy Pearce (Aldrich Killian) é na verdade a representação do Mandarim no Universo Cinematográfico Marvel, como foi indicado por suas tatuagens de dragão. Black descreve a persona terrorista (interpretada pelo personagem de Kingsley) como representante do Killian, essencialmente uma “máscara” para Killian permanecer anônimo ao manipular a mídia e o governo.

Artes conceituais de Aldrich Killian/O Mandarim para Homem de Ferro 3
Artes conceituais de Aldrich Killian/O Mandarim para Homem de Ferro 3
Esta entrevista enfatizou fortemente a noção do “Mandarim de Pearce” ao invés de algo que simplesmente foi inspirado pelo personagem das histórias em quadrinhos. Isso praticamente legitima o seu papel como a versão do UCM do Mandarim  ao invés dele simplesmente ser um amálgama de vários personagens. Com a intenção de satirizar o modo como a mídia trata o terrorismo de forma sensacionalista, Black reinventou o personagem usando a aparência clássica do Mandarim para criar a persona terrorista, enquanto usa a interpretação moderna do personagem para criar Aldrich Killian.

Sem mais rostos falsos. Você disse que queria “O Mandarim”… você está olhando para ele. Sempre foi eu, Tony, desde o começo. Eu sou o Mandarim!” (Aldrich Killian) [Era de se pensar que com esta fala as pessoas fossem entender, mas aparentemente não é o caso]

À luz desta revelação, o retrato de Kingsley não fica obsoleto de jeito nenhum, sendo que a persona terrorista do “Mandarim” essencialmente atuou como a “cara” e o “porta voz” de Killian, mantendo-se assim uma parte vital de seu personagem. Considerando como a concepção de Killian do “Mandarim” foi supostamente inspirada por Sun Tzu, você pode facilmente atribuir a sua preferência pela estética do Oriente, como parte de sua fixação sobre Sun Tzu e suas obras no que diz respeito à guerra. Tanto quanto o “Homem de Ferro” é verdadeiramente Tony Stark, o “Mandarim” é verdadeiramente Aldrich Killian.

Arte conceitual da persona terrorista do Mandarim em Homem de Ferro 3
Arte conceitual da persona terrorista do Mandarim em Homem de Ferro 3

Black explica que isso é o que Killian realmente quis dizer durante seu discurso final, no qual ele e Tony devem parar de usar “faces falsas” para destacar sua aceitação e direito sobre seus crimes, assim como o seu papel como o verdadeiro “Mandarim”. Afinal, o título de “mandarim” é descrito no filme como um “conselheiro do rei”, o que basicamente aponta para o objetivo de Killian de ganhar poder e controle sobre o governo, enquanto continuamente utiliza a persona terrorista para manipular o público. O que faz este retrato particular do Mandarim ser tão significativo é o fato de que os cineastas decidiram finalmente retratar o Mandarim como um inimigo pessoal de Homem de Ferro de um modo diferente de qualquer outra representação do mesmo que já tenha aparecido.

Arte conceitual de Aldrich Killian/Mandarim para Homem de Ferro 3
Arte conceitual de Aldrich Killian/Mandarim para Homem de Ferro 3
Seu personagem é interessante à medida em que ele vira uma versão subvertida do nêmese do Homem de Ferro. Ao lhe dar uma identidade real ao invés de simplesmente ser uma persona, ele se transformou em algo mais humano do que se poderia pensar, e sua colocação no UCM como um dos próprios “demônios” de Tony faz dele um vilão mais interessante do que o habitual. Agora, vamos compará-lo com os outros vilões do Homem de Ferro.

Obadiah Stane era como o “tio” próximo-mas-malvado que queria destronar o herdeiro da empresa, assumindo as Indústrias Stark e “improvisar” (leia-se roubar) as ideias de Tony. Whiplash/Vanko por outro lado queria vingança clássica na forma de fazer uma declaração, especificamente mostrando ao mundo que o Homem de Ferro não era tão invencível quanto parecia. Então há Justin Hammer, que sempre se viu como rival de Tony e superior, especialmente com o seu objetivo de fazer o Homem de Ferro parecer uma “antiguidade”.

Finalmente temos Killian, um cara que era um dos maiores fãs auto-admitidos de Tony, até que ele foi humilhado pelo próprio cara que ele admirava. Mais do que tudo, Killian queria ser como Tony. Seus esquemas envolviam roubar e destruir o que Tony tinha. Ele não estava fazendo uma declaração ou difamando Tony como os outros vilões passados. Por qual outro motivo ele iria querer que ele fosse silenciosamente assassinado durante todo o filme? Em vez disso, sua vingança contra Tony era sobre basicamente substituir o cara, além de também tentar realizar mais do que Tony jamais poderia ter realizado. Ele fundou uma empresa de fabricação de armas e de ciência que poderia basicamente rivalizar com a Stark Industries. Ele empregou Maya Hansen, porque ela estava interessada em Tony, e raptou sua antiga paixão, Pepper Potts, porque ela se envolveu romanticamente com Tony, até mesmo indo tão longe a ponto de descrevê-la como seu “troféu”.

Virginia 'Pepper' Potts e Aldrich Killian/Mandarim
Virginia ‘Pepper’ Potts e Aldrich Killian/Mandarim
No clímax do filme, Killian é mostrado como tendo acumulado o seu próprio exército de soldados Extremis enquanto que em contraste temos Tony com seu exército de armaduras Homem de Ferro. É definitivamente interessante que Killian seja tratado como uma espécie de erro, um “demônio” que Tony tinha criado por causa de seu antigo estilo de vida arrogante. Como tais, os soldados Extremis e Killian são os “demônios” que ele teve que enfrentar, e com as armaduras Homem de Ferro ao seu lado, qual a melhor maneira de lutar contra seus demônios do que usar as mesmas ferramentas que o transformaram no homem mudado que ele é agora?

‘Fãs’ enfurecidos afirmam que Killian nunca pareceu assustador ou impressionante o suficiente para ser “o Mandarim”, mas isso não quer dizer que ele não era perigoso, e eu acho que ele é definitivamente um dos inimigos mais perigosos e pessoais de Tony até agora.

Adornado com tatuagens de dragões e melhorado pelo vírus Extremis, Aldrich Killian se revela como o alter-ego verdadeiro do "Mandarim" no clímax do filme
Adornado com tatuagens de dragões e melhorado pelo vírus Extremis, Aldrich Killian se revela como o alter-ego verdadeiro do “Mandarim” no clímax do filme
Toda a ideia por trás do filme era que você “cria seus próprios demônios”. Esses “demônios” pessoais não são apenas forças externas (como a representação do Mandarim de Kingsley), são coisas nas quais você teve uma mão na moldagem delas, essencialmente criando seu próprio carrasco. Ao designar Killian como “demônio” pessoal de Tony, foi consolidado ainda mais o seu papel como verdadeiro arqui-inimigo do Homem de Ferro: O Mandarim.
Com tudo isso tendo sido dito, a próxima vez que alguém falar que a Marvel estragou o Mandarim em Homem de Ferro 3 ao transformá-lo em uma piada, diga que é o contrário. Da interpretação de Guy Pearce e as referências dos quadrinhos. Através da inferência de suas ações e o discurso direto do próprio personagem. E, finalmente, a partir das próprias palavras do diretor, tenha certeza de que o Mandarim verdadeiramente existe; e seu nome é Aldrich Killian.

tumblr_inline_mmu8ybThKy1qz4rgp

0 comentários:

Postar um comentário