terça-feira, 17 de setembro de 2013

Você é daqueles que gosta de um bom mistério? E de coisas bizarras e assustadoras? E de acontecimentos incompreensíveis? Pois bem, temos tudo isso nas “Estações Númericas”…

Após o ano de 1980 época em que os fabricantes tradicionais de transceptores para o Serviço de Radioamador tanto os americanos como os japoneses iniciaram a fabricação de equipamentos cujos receptores passaram a funcionar com uma cobertura total das ondas curtas, ou seja, fazem a recepção em banda corrida desde 1.8 MHz. até os 30 MHz. Como resultado desta possibilidade de escuta, muitos radioamadores e radio escutas dedicaram-se a explorar as frequências fora das bandas de radioamador e para surpresa geral encontraram sinais de rádio sumamente estranhos…

Ao sintonizar o receptor do rádio nas frequências ao redor das utilizadas em ondas curtas, na parte da manhã ou na parte da noite existe sempre a oportunidade de se ouvir um certo número de estações que transmitem números e letras em diversos idiomas, como o espanhol, inglês, russo ou alemão.
Estas estações acabaram ficando conhecidas como “Estações de Números”.

As primeiras transmissões das misteriosas “Estações de Números”, foram escutadas pelos rádio escutas no começo da década de 60, somente mais tarde por volta de 1980 veio despertar um maior interesse do público. Foi nesta época quando os radioamadores com seus rádio-escutas começaram a observá-las melhor pois dispunham de melhores receptores, principalmente, os de banda corrida, assim como, melhores antenas, sendo também nesta época a existência de muita especulação sobre o assunto e sobre a finalidade destas estações, que realmente acabaram gerando muita confusão e muita “fofoca” nos meios Radioamadorísticos.

É interessante também relatar que, em alguns casos, é impossível encontrar o sinal de origem.

Entre as “Number Stations” mais conhecidas estão a UBV-76, da Rússia, que já apareceu aqui nos “Mais 50 mistérios inexplicáveis” . Essa estação normalmente transmite um “buzina” irritante, como você poderá escutar clicando no vídeo abaixo (fato que lhe atribuiu o apelido “The Buzzer”):


Contudo, hora ou outra, ela para de transmitir a “buzina” e uma mensagem é enviada, como no caso que você pode conferir abaixo, clicando no vídeo:

A mensagem dizia:

“UVB-76, UVB-76 — 93 882 naimina 74 14 35 74 — 9 3 8 8 2 nikolai, anna, ivan, michail, ivan, nikolai, anna, 7, 4, 1, 4, 3, 5, 7, 4″
O projeto “The Conet”, procura por essas estações pelo mundo todo.  Uma das mais famosas estão disponíveis abaixo, clique e confira:


Aqui tem um link do Projeto para que se interessar pelo assunto, com mais de 150 estações númericas descobertas:

0 comentários:

Postar um comentário