sábado, 14 de setembro de 2013

Krampus: o anti-noel
A famosa foto, supostamente retirada da Deep Web.
A imagem acima surgiu na internet há alguns anos sendo dita como proveniente da Deep Web (ou seja, a parte da internet cujos sites não são indexados pelos buscadores, como o Google) e poucos conhecem sua história real. Muitas pessoas acreditam que a foto tenha sido encontrada em um fórum de pedofilia da Deep Web, outros afirmavam ser a imagem de uma seita etc.
Capa do disco da banda de black metal HellHorse
O fato é que ela é proveniente do álbum da banda de black metal HellHorse e é a representação de uma antiga lenda alemã da criatura bestial Krampus.
Como bem sabido, o natal, antes de ser utilizado pela Igreja Católica como uma data cristã (a Igreja começou a cristianização da região germânica por volta do século IV)*, era uma tradição pagã e como tal, encontrava-se também dentro das tradições germânicas.
Krampus, nesse sentido, é uma criatura demoníaca do folclore alemão que apareceria na época do natal pré-cristão para punir as crianças desobedientes. Dessa forma, ao contrário de São Nicolau, que presenteava as crianças boas e obedientes, o Krampus era um anti-noel e capturava as crianças más e as levava para longe de suas casas.
Na tradição germânica atual, o demônio aparece com a enorme língua para fora e carrega correntes e um ramo de graveto nas mãos. Se reparar bem na foto pertencente ao álbum da banda HellHorse, é possível notar que uma das pessoas fantasiadas carrega um ramo de gravetos e uma corrente, assim como Krampus. É importante salientar, também, que em algumas versões do folclore, a criatura bestial tem ajuda de outros demônios na captura de crianças desobedientes e, dessa forma, a fotografia que acompanha o disco da banda supracitada faz jus à lenda do anti-noel.
São Nicolau e Krampus
St. Nicolau e o demônio Krampus em uma casa na Áustria. Desenho de um jornal de 1896.
Ainda que tenha raízes no folclore germânico, Krampus aparece em diversos outros países e regiões da Europa como na Áustria, Hungria, Eslovênia, Eslováquia, Croácia e outros, sempre na semana do natal.
Representações de Krampus
Representações de Krampus
Mesmo após a cristianização de algumas crenças consideradas pagãs pela Igreja Católica, o Krampus continuou fazendo parte das lendas germânicas e por volta do século XVII foi incorporado nas celebrações cristãs de parte da Europa, ao lado de S. Nicolau.
Ainda assim, a figura demoníaca foi discutida a respeito de ser ou não apropriada para as crianças; por várias vezes durante o século XX, Krampus foi abandonado das tradições e novamente incorporado até que no final do século, se consolidou nas celebrações populares e permanece atualmente.
*Informações adicionais:
Por muito tempo as outras crenças relutaram em abandonar suas práticas diante do Cristianismo. Assim, os missionários e padres cristãos aceitaram, visando converter os seguidores de outros credos, incorporar alguns festivais considerados pagãos.
Apenas no século IV, por exemplo, que a data 25 de dezembro foi fixada pela Igreja como aniversário de Jesus e chamada de Natal, que tem suas raízes em alguns ritos, como a Festa do Solstício de Inverno, o Festival Escandinavo de Yule, de onde origina-se a lenda de Krampus, e as Saturnais Romanas.
Das Saturnais Romanas, por exemplo, a Igreja Católica sancionou parte do ritual no que diz respeito à troca de presentes e o grande banquete dado na noite de 25 de dezembro. Era prática romana, durante o mês de dezembro (segundo calendário atual), os cidadãos romanos trocarem de papel com seus escravos que presidiam um grande banquete, com o amo os servindo com todas as honras.
O Cristianismo não sancionou completamente tal prática, pois após o banquete, os escravos eram conduzidos ao anfiteatro e executados.
Já a árvore de Natal e as velas pertencem à tradição escandinava, em que ambos eram símbolos da luz e do fogo que aliviava os homens do frio e das trevas do inverno nórdico. A figura do papai Noel também é uma mistura de um Deus escandinavo, o Lord da Confusão, com trajes vermelhos, e de S. Nicolau, o santo patrono das crianças.
FONTES:
- “GOAT-HEADED CHRISTMAS CHEER: RUN, KRIS KRINGLE, KRAMPUS IS COMING!“. DER SPIEGEL, 2011.
- ZAWADIL, ALEXANDRA.”SANTA’S EVIL SIDEKICK? WHO KNEW?“. REUTERS. 2006.

0 comentários:

Postar um comentário