segunda-feira, 16 de setembro de 2013

On 14:32 by papa in , , ,    No comments
Crysis é simplesmente uma das séries mais fantásticas que surgiu no Universo Gamer nos últimos tempos! Você conhece a expressão “Roda Crysis?”, pois é, isso já demonstra que esse jogaço não é um jogo qualquer: Crysis é lançador de conceitos, principalmente no que se refere a parte gráfica.

O game é muito bom, a história também é super-legal, todavia não é o assunto do post de hoje. O foco do post de hoje é: até que ponto nós, seres humanos, temos a tecnologia necessária para produzir a superarmadura usada pelo Prophet , a famosa nanosuit.

Para quem não conhece o game vou dar uma explicação rápida sobre a nanosuit: Nanosuits é um conjunto poderoso e extremamente versátil de armadura de combate tático desenvolvido para combater a dormente ameaça Ceph (civilização alienígena no game)  e contornar a margem tecnológica entre a Humanidade e o Ceph. Engenharia reversa da tecnologia Ceph capturada permitiu a construção do traje CryFibril que pode ser programado para uma variedade de propósitos (tal como o endurecimento da superfície do corpo para absorver mais danos, o aumento do músculo, ou invisibilidade), levando o soldado à um nível de combate superior e desempenho físico fantástico permitindo executar feitos super-humanos. Isso tudo através da capacidade de se adaptar e absorver a energia em miríades de formas que variam de  acordo com o clima, temperatura , radiação, estática, cinética, ou mesmo de níveis de carbono. Em resumo, o portador da nanosuit adquire poderes extraordinários.

Interessado agora? Bom, então sem delongas, confira como é possível construir a nanosuit hoje:

“A nanotecnologia oferece possibilidades sem precedentes para o progresso derrotando-a fome, pobreza e doença, abrindo espaço exterior, e expandir as capacidades humanas. Mas também traz riscos-a sem precedentes espectro de guerras devastadoras lutaram com armas muito mais poderosas de destruição em massa.” - Chris Phoenix, Diretor de Pesquisa, Centro de Nanotecnologia Responsável.

Aumento do campo de batalha da guerra digitais v2.0


Os cientistas médicos e militares afirmam que a nanotecnologia irá transformar o futuro como nós o conhecemos. Com a proliferação global de tecnologias em nanoescala, a partir do bancode pesquisa para o mercado consumidor , é inevitável que um futuro repleto de tecnologias nano aconteça.
Não é novidade para quem conhece esse novo padrão de inovação tecnologica que a nanotecnologia trará as guerras à um novo patamar de conflito. Soldados e máquinas poderão ser integrados em uma rede de comando e controle massivo com a ajuda de computadores, sensores eletrônicos epidérmicas e sem fio, em um sistemas de comunicação e avaliação completamente novo. Soldados e máquinas também poderão se tornar um: a fusão entre homem e máquina.

O ambiente de combate central vai fornecer informação detalhada e controle de campo do batalha para os comandantes em tempo real, até mesmo controle de alguns de seus soldados, em um sistema totalmente revolucionário apelidado por Colin Milburn (pesquisador da cultura nano) de “ Battlefield Digital ”.

“Inspirando-se no programa 2020 Guerreiro Futuro, desenvolvemos o Fibre Nano Suit [Nanosuit aka) que podem aumentar os níveis de força, velocidade e armadura. O jogador pode explorar o máximo da velocidade humana e traços superhumanos através de um campo de batalha aberto [...]“ - Bernd Diemer, Game Designer Sênior, Crytek 2006

Será que o fato faz o homem, ou que o homem fazer o terno?

Crysis 3 é o mais novo capítulo da série Crysis. Em resumo pouco detalhado, em Crysis 3 em um futuro próximo (2047) as aventuras de Alcatraz Profeta, um soldado equipado com um terno batalha nanotecnologia, apropriadamente chamado de Nanosuit, dá continuidade a História e fodásticamente toma NY de volta à mãos humanas. Profeta ainda deve proteger a raça humana da extinção completa do Charybdis, uma raça de alienígenas tecnologicamente muito mais avançada nós – mas que não tem nenhum Profeta do lado deles – e que estão querendo a nossa destruição.

A Nanosuit vem totalmente equipada com três modos de combate principais: Armour, Power and Stealth. Estes modos permitem que Profeta combata os Charybdis com habilidades sobre-humanas. Vamos dar uma olhada por trás da cortina e aprofundar a ciência do Nanosuit CryNet.

Coincidência? Eu acho que não-CryFibril no carbono esquerda e nanoescala (grafeno) à direita

CryFibril – estrutura do futuro ou é já aqui?

Grafeno (foto acima) é uma folha de espessura de um átomo de carbono dispostos em um padrão hexano repetitivo que tem algumas propriedades mecânicas realmente surpreendentes. Pode não parecer muito, mas a descoberta do grafeno , em 2004, foi um grande negócio. Na verdade, os pesquisadores foram agraciados com o Prêmio Nobel apenas 6 anos mais tarde, o que é quase inédito. Então, o que há de tão especial sobre neste tal grafeno para os inventores serem tão condecorados?

Bem, em suma, o grafeno é um dos materiais mais fortes já fabricados. Ele tem uma resistência à ruptura de 100 vezes maior do que o aço e pesa milhares de vezes menos (10.194 vezes menos para ser exato). Grafeno pode ser enrolado em tubos, chamados de nanotubos de carbono, que são ainda mais fortes do que folhas de grafeno. Os nanotubos de carbono podem ser fiados em conjunto fabricando um tecido de fibras nano que são muito mais flexíveis e um material muito mais útil para a engenharia, tornando-o ideal para confeccionar um Nanotraje. Acredite, os nanotubos de carbono são ainda mais duro do que o diamante. Por isso, não é  nenhuma surpresa  que a pesquisa já estão em andamento para o desenvolvimento de nanotubos de carbono para armaduras destinadas à polícia e aplicações militares.

Grafeno pode ser enrolado em um tubo como uma folha de papel e girou em super fortes nanofibras de carbono, o material perfeito para uma Nanosuit blindado.

Armadura máxima

Em um instante, o Profeta pode desviar a energia da sua suit para aumentar temporariamente a proteção contra objetos de alta velocidade de entrada, traumas, ataques diretos e explosões. Esse processo, chamado de Modo Armour, supostamente adapta o traje ao corpo do usuário, endurecendo a superfície corporal de forma que à transforma em um escudo impenetrável seja qual for a fonte de ataque.

Curiosamente, há no mundo real um nanomaterial em desenvolvimento chamado D30 gel . Este nanogel de proteção é um fluido não-newtoniano dilatante , que é uma maneira muito elegante de dizer que é flexível quando se deslocam lentamente, mas aumenta a rigidez no momento do impacto, antes de rapidamente retornar novamente ao seu estado flexível. Estes tipos de materiais se comportam muito estranhamente. Confira no YouTube,você não vai se arrepender . Estudos apontam que D30 gel pode absorver parte da energia de um choque ou impacto, reduzindo os danos causados ​​ao utilizador. Ela já está em uso em equipamentos esportivos de proteção e está chegando em breve em um campo de batalha mais perto de você.

De absorção de choque nanogel (D30), a vida real Armour máxima

Potência máxima

Quando Profeta precisa se locomover rapidamente pelo campo de batalha, saltar de lugares altos ou para lugares altos ou ainda atirar um carro destruído em um grupo maldito de Ceph, Modo Maximum Power é a escolha certa. Esse modo utiliza a energia Nanosuit direcionando-a para os músculos e concedendo uma força sobre-humana ao jogador.

Como podemos realizaf isso com um pouco de ciência no mundo real? Bem, poderíamos usar um exoesqueleto motorizado como o XOS Raytheon . Isso caberia levando em conta o modo de energia funcional , mas dificilmente seria uma tecnologia em nanoescala.

Uma equipe internacional de pesquisadores liderada por Ray Baughman na Universidade do Texas chegaram a uma alternativa de tamanho nano. Eles desenvolveram uma fibra muscular nanoartificial . Estas fibras nano são feitas de cordas de nanotubos de carbono, que são trançados em fios mais grossos e colocada em cera de parafina.

Os feixes de fibras nano pode contrair-se rapidamente quando exposto ao calor ou eletricidade tornando-a até 200 vezes mais forte do que o músculo humano. E não apenas isso: a contração pode produzir uma força absurda, digna de superman. O processo de fabricação terá que ser melhorado para tecer telas maiores, como o nosso  fiel Nanosuit, mas a premissa básica confere.

Cordas de nanotubos de carbono podem ser transformados em fios mais grossos, formando músculos artificiais de alta resistência.
Uniformes de camuflagem militar que se misturam com uma variedade de ambientes sem a necessidade de uma fonte externa para impulsioná-la, por exemplo, quando no mar, imita a água perfeitamente e em um deserto, mostra não apenas a coloração do ambiente como também o aspecto da areia .” - George Bachand, Team Leader, Sandia National Laboratories


Disfarce

Existe uma patrulha Ceph irritante à frente guardando o objetivo? Necessidade de esgueirar-se por uma sentinela e evitar ser detectado? Sem problemas. Desaparecer de vista com ModoStealth é moleza! Esta capacidade da Nanosuit também drena a energia nano direcionando à superfície do traje, tornando  o usuário invisível. A superfície da suit pode digitalizar dinamicamente a área circundante e modificar sua cor da pele para igualar em tempo real. Este é o princípio por trás de camuflagem ativa-simultânea. Animais como o polvo , camaleão e cavalo-marinho fazem isso com excelência. Os seres humanos, por outro lado, não fazem isso naturalmente e estão ainda no caminho para descobrir como fazer isso artificialmente.

Um dos primeiros protótipos de camuflagem ativa-simultânea experimentais saiu do laboratório de Susumu Tachi da Universidade de Tóquio em 2003. Eles desenvolveram um sistema de camuflagem em que uma câmera de vídeo capta o fundo atrás de um objeto e as exibe em um pano na frente usando um projetor externo. Cá entre nós, o protótipo não funciona muito bem , mas inspirou outros a tentar fazer suas próprias máquinas de camuflagem . Existem várias novas abordagens atualmente em desenvolvimento usando metamateriais que podem realmente curvar a luz em torno de um objeto. Esta tecnologia só funciona para objetos muito pequenos, o que ainda torna impossível alcançar o sistema da Nanosuit, entretanto, os cientistas estão a caminho e é provável que logo alcance um patamar até melhor que a própria nanosuit.

O segredo por trás do protótipo camuflagem ativa do Susumu Tachi

Pesquisadores da Sandia National Laboratories (uma subsidiária da Lockheed Martin) vêm trabalhando em uma estratégia radicalmente diferente desde 2009. O princípio é para fabricar um material com luzes de cores diferentes ligados a motores, que são incorporados a superfície do objeto. Estas luzes podem ser girar, ligar e desligar de forma dinâmica para combinar com a cor do ambiente. Soa muito simples? Pois é, só tem um detalhe: isso é feito em nível molecular!

Seus motores não são elétricos, são motores de proteínas que funcionam com pequenos trilhos de microtubos. Suas luzes não são lâmpadas. Elas são feitos de pontos quânticos de cristais nano. Pontos quânticos são altamente fluorescentes semicondutores de metais e em nanoescala que podem absorver e emitir luzes de diferentes em comprimentos de onda (cores) alternados. Eles são comumente usados ​​em nanomedicina para criação de imagens em ferramentas de diagnóstico, devido ao seu pequeno tamanho e propriedades ópticas favoráveis.

Agora imagine milhões de pontos quânticos, em diferentes cores ( vermelho, verde, azul ), todos movendo-se em padrões controlados na superfície da Nanosuit. Ao controlar a intensidade e a posição destes pontos quânticos, e com a entrada de vídeo adequada para captar o ambiente ao redor, você pode obter uma camuflagem muito eficiente. Embora esta tecnologia esteja  nas primeiras fases de desenvolvimento, é uma possibilidade interessante à se considerar para a Nanotraje. (Falam que no futuro essa tecnologia será usada para mudar as cores dos objetos, tal como a cor do carro).

É no selvagem mundo da escala nanométrica, os cientistas estão apenas começando a arranhar a superfície. Não vai demorar muito para que os produtos feitos com tecnologia nano entre na nossa vida cotidiana.

Preço

Mesmo que a maioria dessas tecnologias estejam ainda em fase inicial de desenvolvimento, muitos fãs do game foram atrás do quanto um sortudo portador de uma Nanosuit teria que pagar para vestir tamanha obra-prima da Ciência. A conclusão que chegaram não é das mais animadoras. Tirando o Eike Batista, o Governo, alguns sutões e mais algumas pessoas e entidades, provavelmente ninguém poderá desembolsar o valor necessário para construção da Nanosuit: estima-se que o valor fique entre 1, 5 bilhões de dólares à 2 bilhões. Se bem que… convenhamos, para um bilionário que tem bilhões de verdinhas lá no banco paradas vale muito a pena.

0 comentários:

Postar um comentário