sexta-feira, 13 de setembro de 2013

On 07:33 by papa in , , , ,    No comments
"UVB-76 é uma estação de rádio de ondas curtas, que geralmente transmite na frequência de 4625 kHz. É conhecida entre os ouvintes de rádio pelo apelido de The Buzzer. Ela possui um pequeno e monótono sinal, repetindo-se a uma taxa aproximada de 25 tons por minuto, durante 24 horas por dia. A estação tem sido observada desde cerca de 1982. Em raras ocasiões, o sinal de alarme é interrompido e uma transmissão de voz em russo ocorre. Apenas três ou quatro eventos desse tipo foram notados desde 1982.Wikipedia

Fiquei em duvida em qual area deveria postar esse topico, ja que não é uma lenda,a radio realmente existe e ainda continua transmitindo, UVB-76 (como já citado acima) é uma radio de ondas curtas, provavelmente originada no período da Guerra Fria.

Ate pouco tempo atras a origem desse misterioso sinal era desconhecido, ate o dia em que a radio transmitiu uma coordenada geografica que batia com uma estação de radio abandonada localizada em Povarovo - Russia, pequena região rural composta de algumas pequenas cidades e vilas com população total de aprox. 136.603 habitantes de acordo com o censo de 2010. 

A buzina

The buzzer (A buzina) ,жужжалка (O martelo) , foram um dos apelidos que a radio ganhou pelos amantes de radioamadorismo, a radio foi apelidada de tal forma devido a sua principal característica, a estação transmite um som vibrante, que dura 0,8 segundo, pausando por 1-1,3 segundos, e repetindo-se 21-34 vezes por minuto. Um minuto antes de cada hora, o tom de repetição é substituído por um tom contínuo, que continua por um minuto até que o tom de repetição volte a tocar. Entre as 07:00 e 07:50 GMT a estação automaticamente entra em um estado de baixo consumo de energia, nesse horario, a manutenção e checagem dos transmissores teoricamente teria de ser feita.

A UVB-76 é transmitida pelo menos desde 1982 como repetitivo "pip" de dois segundos, mudando para uma campainha no início de 1990. Ela foi alterada brevemente para um tom mais alto e de maior duração (cerca de 20 tons por minuto) em 16 de janeiro de 2003, embora o este som tenha sido revertido para o padrão de tom anterior, em 2011, a radio foi desligada por pelo menos 5 meses, e voltou em 2012, transmitindo um sinal com menor alcance. De acordo com as minhas pesquisas, o governo Russo ordenou o desligamento da aparelhagem que transmitia o sinal, ja que consumia muita energia, mas aparentemente o sinal esta sendo transmitido novamente de outro setor dos complexos da UVB-76.

A função

A função dessa radio permanece um mistério, o propio governo Russo afirmou não saber a real utilidade dela, o que provavelmente é mentira, já que ele apresentou interesse ao ordenar o desligamento da mesma. Ja foram consultados ex-funcionários da radio, nenhum deles parece saber o porque da radio existir, ou qual foi a sua função no passado.

Existem diversas hipoteses de conspiração em torna dessa radio, alguns dizem ser um sistema de monitoramento extra-dimensional ou alguma coisa relacionada a viagem no tempo, outros dizem que a radio é operada por espiritos, ja que ela funciona a quase 50 anos sem manutenção aparente, mas infelizmente não existem provas solidas o bastante para provar alguma hipótese ja levantada.

As vozes

Como ja citado no começo do texto, eventualmente, o tom repetitivo é interrompido por uma voz, algumas vezes feminina, outras vezes masculina, esse eventos são EXTREMAMENTE raros, acontecendo 5 a 10 vezes por ano, no maximo, eu so consegui presenciar tal coisa uma vez. Existe um acervo de áudios com vozes gravadas por um robô que monitora a radio.

Passei meses tentando descobrir o significado das frases em russo que aquelas vozes diziam, não obtive sucesso, o máximo que pude descobrir foi que as vozes diziam quase sempre um nome, e logo depois uma serie de números que se pareciam com coordenadas geográficas, a voz não era robótica ou repetitiva, mostrando que não era uma voz gravada para depois ser manipulada pelo computador para formar as frases e sequencias de números (conhecido hoje como text-to-speech) era de fato uma pessoa lendo o nome e os números.

Exemplos:

"_Michael - 254.368.214-58"
"_Nika - 214.258.452-20"

Freqüentemente, conversas distantes e outros ruídos de fundo podem ser ouvidos pela estação: isso sugere que o dispositivo é movimentado por trás de um microfone ao vivo e constantemente aberto (em vez de uma gravação de som ou automatizada sendo alimentada através de equipamentos de reprodução) ou que um microfone pode ter sido ligado acidentalmente. Uma dessas ocasiões foi em 3 de novembro de 2001, quando uma conversa em russo foi ouvida: "Я - 143. Не получаю генератор ". "Идёт такая работа от аппаратной". ("Eu sou o 143º. Eu não recebo o oscilador (gerador). " "Isso é o que a sala de operações está emitindo." ou "Essas são as ordens de operações.") 

A imprevisibilidade

É interessante tomar nota de que a radio é imprevisível, isto é, não funciona apenas a base de processos automáticos e pre definidos por algum programa, a frequência dos beeps são alteradas constantemente, sem falar nas transmissões de voz emitidas sem nenhum padrão definido, nenhuma transmissão de voz é repetida, aparentemente ela é transmitida ao vivo. Isto significa acima de tudo que, a radio ainda é operante, alguem ou alguma coisa continua operando a radio.

A localização

Bem, agora vem a parte mais sinistra e curiosa dessa historia toda...
Como ja citei, o transmissor dessa radio fica localizado e Povarovo - Russia, e TODO o complexo esta COMPLETAMENTE abandonado a mais de 30 anos.

SIM! O complexo inteiro parece ter sido abandonado a pelo menos 30 anos, ainda é possível encontrar vestígios das pessoas que trabalharam la, canecas, biscoitos, jornais, roupas, tudo foi deixado la do jeito que estava, um fato BIZARRO que sugere que o complexo teve que ser abandonado de uma hora pra outra, sem tempo para desativar os transmissores ou organizar as coisas.


Uma equipe de pesquisa foi ate o local do transmissor (primeira vez em anos que a estação recebe algum visitante) e o que eles encontraram é de arrepiar:


























Infelizmente, a equipe de pesquisa era pequena e não tinha permissão para violar o perímetro, por isso não teve acesso a grande parte do complexo ja que a maioria dos portões estavam trancados. (inclusive o do transmissor) na internet foram divulgados poucos dados sobre essa visita (eu procurei em ingles e russo)

O local estava alagado e deteriorado

Depois a imensa popularização da radio atraves da internet, alguns russos nos fizeram a favor de fazer uma visita e gravar em video, segue a lista de reprodução:
http://www.youtube.com/playlist?list=PLEF09F1DAEA8087A6

Novamente, eram apenas jovens e não tinha permissão para violar o perímetro, ou seja, arrombar as portas para descobrir o resto...

A duvida (opnião)

Me digam, como uma radio pode continuar operante, com eventos aleatórios, (sugerindo que alguém ainda 

opera é obvio) se a estação esta COMPLETAMENTE abandonada a mais de 30 anos? Quem soa a voz 
pelo microfone, quem faz a manutenção, quem altera os bips, QUEM ESTA POR TRAS DESSA RADIO?.

Vou revelar uma coisa que não sei ao certo se podemos confiar que realmente aconteceu, mas existem históricos de que durante a guerra fria, a região na qual aquela estação estava localizada sofreu uma enchente, se for esse o caso, minha hipótese é essa. Os funcionários trocaram a programação militar da base normal, para um alarme avisando para as outras estacoes de monitoramento militar de que ela estava em estado emergencial. Os funcionários tentaram salvar tudo o que puderam, e, fugiram?
Seriam humanos por trás da radio?

Pra mim é obvio que algo muito estranho aconteceu la, e todos os funcionários tiveram que sair as pressas, deixando tudo como estava...

Infelizmente não existe muita pesquisa ou dedicação para saber a origem da radio, ja que uma expedição oficial para la provavelmente resolveria o mistério, ja que seriam pegos documentos e os mesmos seriam traduzidos, provavelmente nunca iremos saber a solução deste misterio...

Para ouvir


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=RwsQXSnW4Fk#t=0

Video que eu gravei mostrando a transmissão normal em 06/10/2012



Audio famoso com uma transmissão de voz: 

http://soundcloud.com/djoutcold/uvb-76-aug-23-2010-9-32ampst

OUÇA VOCÊ MESMO, AO VIVO

Para ouvir, cadastre-se nesse site:

www.globaltuners.com (o cadastro demora alguns dia para se tornar VIP para que você possa sintonizar uma estação)

E sintonize:

Receiver: SV7GBF
Frequency: 4,625 am
Filter: 15k


Fonte: terra maldita

0 comentários:

Postar um comentário