domingo, 24 de novembro de 2013

Todo mundo já quis um dia ser um cientista maluco e sair por aí experimentando coisas, criando fórmulas mágicas ou explodindo objetos sem medo de ser feliz. Pois, acredite, isso é mais fácil do que você imagina. Fomos além da experiência da garrafa de Coca-Cola com balas Mentos e criamos uma lista de 7 experimentos científicos que você pode fazer em casa. Só tome cuidado para não incendiar sua casa ou ser interditado por vizinhos atormentados com suas criações.

7. LUMINÁRIA DE LAVA CASEIRA


make your own lava lamp 2
Você não precisa gastar seu rico dinheirinho em uma luminária de lava, é possível produzi-la em casa. Você vai precisar de óleo vegetal ou azeite, água, canetas marca texto, aspirinas efervescentes, lâmpada fluorescente e uma garrafa de vidro.  Acompanhe o tutorial no vídeo:
Se esse gurizinho de 11 anos consegue, você também pode.

6. OVO DENTRO DA GARRAFA


2007-11-21_J_27a
Para colocar um ovo dentro de uma garrafa você vai precisar de uma garrafa com boca larga, um ovo cozido, um palito e um algodão. Acompanhe o experimento no vídeo:

5. NUVEM NA GARRAFA


OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Já imaginou prender nuvem em uma garrafa? Você vai precisar de uma garrafa pet, um funil, uma rolha, álcool isopropílico (você achar esse produto em farmácias especializadas ou de manipulação), bomba de ar (aquelas de encher pneus e balões) e fita adesiva. Confira o passo a passo no vídeo:

4. VACA LOUCA


milk-paint-4
Colorir leite pode ser divertido. Coloque um pouco de leite em um recipiente, pingue gotas de corantes de diferentes cores, coloque um pouco de detergente  sobre as gotas de corante que estão “boiando” em cima do leite. Veja como é mágico. O segredo é que a gordura do leite reage com o sabão, fazendo um efeito incrível.

3. AREIA MOVEDIÇA


areia-movedica-exite-1
Para fazer areia movediça você precisará de:
1  recipiente de vidro
1 caixa de amido de milho
2 copos de água
Como fazer:
Coloque todo o amido de milho (cerca de 450 ou 500 g) num recipiente de vidro e adicione 2 copos (tamanho médio) cheios de água. Misture (cerca de 3 a 5 minutos) até a massa ficar uniforme. Depois é ver o que acontece com a mistura.
Você sabe dizer se a mistura criada é líquida ou sólida? Acompanhe o vídeo e descubra:

2. ENERGIA DA BATATA


mulher-apresenta-batatinhas
Já imaginou criar uma bateria a partir de limões, maçãs ou batatas? Descubra como essa experiência é possível:

1. FILTRO CASEIRO


dirty-water
Filtrar água é mais simples do que se imagina, você pode confeccionar seu próprio filtro, apenas com alguns elementos. Mas não vá beber a água filtrada por esse experimento, apesar de aparentemente límpida, ela ainda possui germes e bactérias que não são visíveis a olho nu.

0 comentários:

Postar um comentário