sábado, 9 de novembro de 2013

Especialistas consultados pela revista National Geographic apontam que algumas cidades importantes do mundo serão literalmente varridas do mapa dentro de cinco mil anos por causa das mudanças em curso na Terra provocadas pelo aquecimento global. Com o derretimento do gelo e o aumento do nível do mar, cidades como Londres, Amsterdã, Tóquio e a região dos Flórida, nos Estados Unidos, deixarão de existir. Na América do Sul, Buenos Aires, na Argentina, e Lima, no Peru, serão apenas memórias.
 
No Brasil, as águas tomariam uma faixa do litoral e partes norte e sul, que desapareceriam por conta do aumento das bacias do Amazonas e do Rio Paraguai, respectivamente, que se tornariam enseadas do Oceano Atlântico.
 
varridos-do-mapa-aquecimento-global-the-history-channel
Os pesquisadores elaboraram sete mapas com uma previsão de como o mundo será transformado pelas mudanças climáticas. Eles explicam que isso acontecerá por causa da presença de carbono na atmosfera terrestre, que fará com que a temperatura média do planeta suba para 27 graus Celsius em vez de 14 graus. Desta maneira, nosso planeta deverá perder as camadas de gelo e teria que suportar o aumento das águas dos oceanos. Quais as chances de isso tudo se tornar realidade? Ninguém pode afirmar com certeza o que irá ocorrer, já que se trata de um cenário projetado e não um exercício de futurologia, porém os mapas nos permitem visualizar o caminho que nosso planeta está tomando caso as condições ambientais e climáticas sigam no ritmo atual.

0 comentários:

Postar um comentário