quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Congresso Mentes Brilhantes | Notícias | The History Channel
Você já parou para pensar como será o mundo e a vida das pessoas em 2050? Esta pergunta foi feita pela revista espanhola XL Semanal para seis pessoas consideradas visionárias em áreas como ciência e tecnologia, durante a IV Edição do Congresso de Mentes Brilhantes, em Madri, na Espanha. Veja abaixo quais foram as previsões destes gênios da nossa atualidade para um futuro não muito distante.
 

- O seu melhor amigo será um computador: ele conhecerá a sua alma
 
"Em 40 anos teremos computadores com consciência, dotados de sentimentos e com uma personalidade própria. Você falará com o seu computador e ele saberá logo de cara qual é o seu estado de ânimo no dia. Ele conhecerá a sua alma e o seu coração melhor do que ninguém", explicou Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple.
 
- Seremos jovens a vida toda: 
 
"Atualmente, já dispomos de ferramentas que nos fazem mais fortes e rápidos, mas elas são inorgânicas: um avião, um carro. Daqui para frente, contudo, teremos as ferramentas orgânicas. Também teremos medicamentos que nos permitirão viver mais. Daremos um salto: viveremos jovens até o dia da nossa morte (...). Hoje, já é possível reverter o envelhecimento de uma célula em laboratório. Quando fizermos isso dentro do nosso corpo, seremos jovens até o dia da nossa morte", imagina George Church, conhecido geneticista de Harvard.
 
- Um governo poderá mudar a mentalidade da população:
 
"Em 2050, a internet está em nossas cabeças. Hoje, para aprender idiomas, você tem que passar um ano estudando e ainda assim não consegue falar perfeitamente uma nova língua. Porém, quando você puder instalar um novo idioma como você instala um novo aplicativo em um celular, você poderá ser fluente em uma nova língua rapidamente. O limite que separará as pessoas e seus computadores deverá desaparecer. Surgirão novos problemas: se em 2050 um governo tiver o poder de mudar a personalidade de sua população, será muito importante para todos que não existam mais ditaduras", alertou Evan Henshaw-Plath, cocriador do Twitter.
 
- Controle das doenças infecciosas que causam o câncer:
 
"A idade de aposentadoria das pessoas aumentará para 78 ou 80 anos, que será uma etapa extremamente produtiva. Harald zur Hausen (prêmio Nobel de Medicina), descobridor do vírus do papiloma humano (HPV), me mostrou recentemente que, no ano de 2020, 60% dos cânceres estarão associados a doenças infecciosas, provocadas por vírus, bactérias, parasitas e fungos. Não sei se teremos vencido o câncer até lá, mas teremos o controle de muitas doenças associadas a ele", afirmou Manuel Patarroyo, vencedor do Prêmio Príncipe de Astúrias e criador da vacina sintética contra a malária.
 
- Será necessário ter licença para ser pai:
 
"Atualmente, podemos modificar nosso corpo muito mais do que no passado. Dentro de 10 anos, o que mudará será sua biologia. Por exemplo, a paternidade será algo muito diferente. Hoje, para adotar uma criança, você precisa passar por uma série de exames impostos pela sociedade. Chegará o dia que também haverá uma espécie de "licença para ser pai". O que me parece ser muito bom!", explicou Andy Miah, Diretor do Instituto de Futuros Criativos, da Escócia.
 
- Facebook lerá os seus pensamentos:
 
"Vivemos conectados: você não irá mais a nenhuma parte sem que ninguém saiba. Cada vez mais informações serão gerenciadas com o objetivo de prevenir congestionamentos, acidentes... Porém, isso também será usado para controlar as pessoas. Será inevitável. Hoje, o Facebook pergunta para você o que você pensa. Em alguns anos, ele não fará mais isso, pois saberá a resposta. Já estamos todos geolocalizados. Há 15 anos, quem mais sabia da sua vida era a sua mãe, hoje é o Facebook e o Google. Em 2050, todos saberemos o que todo mundo faz", profetizou o especialista em tecnologia Javier Sirvent.
 

0 comentários:

Postar um comentário