quinta-feira, 28 de novembro de 2013

On 06:36 by papa in , , , , , ,    No comments
NSA usa malware para se infiltrar em 50 mil redes, inclusive no Brasil

Edward Snowden, mais uma vez, revelou detalhes sobre operações secretas realizadas pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês). De acordo com o site de notícias NRC, dos Países Baixos, o órgão infectou mais de 50 mil redes de computadores em todo o mundo com um malware capaz de coletar informações sigilosas – inclusive no Brasil.

O número é baseado em documentos vazados por Snowden. Segundo as informações, o malware está sendo enviado por um grupo especial chamado Tailored Access Operations group (TAO) desde 2008, contando com uma equipe de 600 hackers dedicados à operação.

Sul e Sudeste de fora


E mais: o malware funciona como uma “célula digital adormecida” que pode ser remotamente ligada e desligada com um simples comando da NSA. Segundo a publicação, o número de redes infectadas chegou a 20 mil em 2008 e o objetivo da agência é atingir 85 mil até o final deste ano.

No Brasil, é possível perceber que as operações se concentram apenas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, deixando livres as regiões Sul e Sudeste, sendo que o maior foco está, aparentemente, em Brasília.

Apenas trechos selecionados


A infecção de redes faz parte do programa GENIE, um esquema de vigilância da NSA que implanta um arquivo malicioso em computadores no exterior, incluindo embaixadas estrangeiras.

Ainda não está claro o que exatamente esse malware é capaz de fazer, mas, segundo as informações, a NSA está desenvolvendo uma nova versão que poderá identificar comandos de voz e coletar apenas trechos de informações desejados.

Fonte: GizmodoNRCHardcopBBC

0 comentários:

Postar um comentário